Ensino de ciências na educação infantil: estudo de caso UMEI gameleira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniela Antonia Francisco
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NJHCW
Resumo: O presente estudo tem como objetivo refletir sobre o ensino de ciências na Educação Infantil, a partir do projeto de Intervenção realizado na UMEI Gameleira. Nele foram propostos a realização de experimentos científicos fundamentadas nas concepções da alfabetização científica e letramento científico, observando e analisando as interações que se estabelecem entre a criança e o mundo natural. Nesse sentido por meio da pesquisa-ação foi realizada a análise documental, pesquisa bibliográfica, planejamento, realização de experimentos, observações e discussão dos seus impactos na formação docente. Após análise dos dados coletados foi encontrado evidências de que a alfabetização científica e o letramento científico estão interligados e que podem ser desenvolvidos desde a tenra idade favorecendo a ampliação do conhecimento de mundo, o dinamismo e a diversidade dos fenômenos naturais e sociais.
id UFMG_ab0d6f586a9837bc24087bd721b76e00
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NJHCW
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Jose Simoes de Almeida JuniorDaniela Antonia Francisco2019-08-12T22:17:05Z2019-08-12T22:17:05Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NJHCWO presente estudo tem como objetivo refletir sobre o ensino de ciências na Educação Infantil, a partir do projeto de Intervenção realizado na UMEI Gameleira. Nele foram propostos a realização de experimentos científicos fundamentadas nas concepções da alfabetização científica e letramento científico, observando e analisando as interações que se estabelecem entre a criança e o mundo natural. Nesse sentido por meio da pesquisa-ação foi realizada a análise documental, pesquisa bibliográfica, planejamento, realização de experimentos, observações e discussão dos seus impactos na formação docente. Após análise dos dados coletados foi encontrado evidências de que a alfabetização científica e o letramento científico estão interligados e que podem ser desenvolvidos desde a tenra idade favorecendo a ampliação do conhecimento de mundo, o dinamismo e a diversidade dos fenômenos naturais e sociais.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCiência  Estudo e ensinoEducação pre-escolarEducação InfantilAlfabetização CientíficaLetramento CientíficoEnsino de CiênciasEnsino de ciências na educação infantil: estudo de caso UMEI gameleirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALversao_final_daniela.pdfapplication/pdf1504165https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NJHCW/1/versao_final_daniela.pdf8a5cc5b3504f32fa23ee94d26fc6d51cMD51TEXTversao_final_daniela.pdf.txtversao_final_daniela.pdf.txtExtracted texttext/plain102490https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NJHCW/2/versao_final_daniela.pdf.txt536443ded6fd08f8331495dd2d39fff0MD521843/VRNS-9NJHCW2019-11-14 20:07:52.955oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NJHCWRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:07:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de ciências na educação infantil: estudo de caso UMEI gameleira
title Ensino de ciências na educação infantil: estudo de caso UMEI gameleira
spellingShingle Ensino de ciências na educação infantil: estudo de caso UMEI gameleira
Daniela Antonia Francisco
Educação Infantil
Alfabetização Científica
Letramento Científico
Ensino de Ciências
Ciência  Estudo e ensino
Educação pre-escolar
title_short Ensino de ciências na educação infantil: estudo de caso UMEI gameleira
title_full Ensino de ciências na educação infantil: estudo de caso UMEI gameleira
title_fullStr Ensino de ciências na educação infantil: estudo de caso UMEI gameleira
title_full_unstemmed Ensino de ciências na educação infantil: estudo de caso UMEI gameleira
title_sort Ensino de ciências na educação infantil: estudo de caso UMEI gameleira
author Daniela Antonia Francisco
author_facet Daniela Antonia Francisco
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jose Simoes de Almeida Junior
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniela Antonia Francisco
contributor_str_mv Jose Simoes de Almeida Junior
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Alfabetização Científica
Letramento Científico
Ensino de Ciências
topic Educação Infantil
Alfabetização Científica
Letramento Científico
Ensino de Ciências
Ciência  Estudo e ensino
Educação pre-escolar
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ciência  Estudo e ensino
Educação pre-escolar
description O presente estudo tem como objetivo refletir sobre o ensino de ciências na Educação Infantil, a partir do projeto de Intervenção realizado na UMEI Gameleira. Nele foram propostos a realização de experimentos científicos fundamentadas nas concepções da alfabetização científica e letramento científico, observando e analisando as interações que se estabelecem entre a criança e o mundo natural. Nesse sentido por meio da pesquisa-ação foi realizada a análise documental, pesquisa bibliográfica, planejamento, realização de experimentos, observações e discussão dos seus impactos na formação docente. Após análise dos dados coletados foi encontrado evidências de que a alfabetização científica e o letramento científico estão interligados e que podem ser desenvolvidos desde a tenra idade favorecendo a ampliação do conhecimento de mundo, o dinamismo e a diversidade dos fenômenos naturais e sociais.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T22:17:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T22:17:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NJHCW
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NJHCW
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NJHCW/1/versao_final_daniela.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NJHCW/2/versao_final_daniela.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a5cc5b3504f32fa23ee94d26fc6d51c
536443ded6fd08f8331495dd2d39fff0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589224711061504