Ensino de ciências na educação infantil: estudo de caso UMEI gameleira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NJHCW |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo refletir sobre o ensino de ciências na Educação Infantil, a partir do projeto de Intervenção realizado na UMEI Gameleira. Nele foram propostos a realização de experimentos científicos fundamentadas nas concepções da alfabetização científica e letramento científico, observando e analisando as interações que se estabelecem entre a criança e o mundo natural. Nesse sentido por meio da pesquisa-ação foi realizada a análise documental, pesquisa bibliográfica, planejamento, realização de experimentos, observações e discussão dos seus impactos na formação docente. Após análise dos dados coletados foi encontrado evidências de que a alfabetização científica e o letramento científico estão interligados e que podem ser desenvolvidos desde a tenra idade favorecendo a ampliação do conhecimento de mundo, o dinamismo e a diversidade dos fenômenos naturais e sociais. |
id |
UFMG_ab0d6f586a9837bc24087bd721b76e00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NJHCW |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Jose Simoes de Almeida JuniorDaniela Antonia Francisco2019-08-12T22:17:05Z2019-08-12T22:17:05Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NJHCWO presente estudo tem como objetivo refletir sobre o ensino de ciências na Educação Infantil, a partir do projeto de Intervenção realizado na UMEI Gameleira. Nele foram propostos a realização de experimentos científicos fundamentadas nas concepções da alfabetização científica e letramento científico, observando e analisando as interações que se estabelecem entre a criança e o mundo natural. Nesse sentido por meio da pesquisa-ação foi realizada a análise documental, pesquisa bibliográfica, planejamento, realização de experimentos, observações e discussão dos seus impactos na formação docente. Após análise dos dados coletados foi encontrado evidências de que a alfabetização científica e o letramento científico estão interligados e que podem ser desenvolvidos desde a tenra idade favorecendo a ampliação do conhecimento de mundo, o dinamismo e a diversidade dos fenômenos naturais e sociais.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCiência Estudo e ensinoEducação pre-escolarEducação InfantilAlfabetização CientíficaLetramento CientíficoEnsino de CiênciasEnsino de ciências na educação infantil: estudo de caso UMEI gameleirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALversao_final_daniela.pdfapplication/pdf1504165https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NJHCW/1/versao_final_daniela.pdf8a5cc5b3504f32fa23ee94d26fc6d51cMD51TEXTversao_final_daniela.pdf.txtversao_final_daniela.pdf.txtExtracted texttext/plain102490https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NJHCW/2/versao_final_daniela.pdf.txt536443ded6fd08f8331495dd2d39fff0MD521843/VRNS-9NJHCW2019-11-14 20:07:52.955oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NJHCWRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:07:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de ciências na educação infantil: estudo de caso UMEI gameleira |
title |
Ensino de ciências na educação infantil: estudo de caso UMEI gameleira |
spellingShingle |
Ensino de ciências na educação infantil: estudo de caso UMEI gameleira Daniela Antonia Francisco Educação Infantil Alfabetização Científica Letramento Científico Ensino de Ciências Ciência Estudo e ensino Educação pre-escolar |
title_short |
Ensino de ciências na educação infantil: estudo de caso UMEI gameleira |
title_full |
Ensino de ciências na educação infantil: estudo de caso UMEI gameleira |
title_fullStr |
Ensino de ciências na educação infantil: estudo de caso UMEI gameleira |
title_full_unstemmed |
Ensino de ciências na educação infantil: estudo de caso UMEI gameleira |
title_sort |
Ensino de ciências na educação infantil: estudo de caso UMEI gameleira |
author |
Daniela Antonia Francisco |
author_facet |
Daniela Antonia Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jose Simoes de Almeida Junior |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daniela Antonia Francisco |
contributor_str_mv |
Jose Simoes de Almeida Junior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Alfabetização Científica Letramento Científico Ensino de Ciências |
topic |
Educação Infantil Alfabetização Científica Letramento Científico Ensino de Ciências Ciência Estudo e ensino Educação pre-escolar |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Ciência Estudo e ensino Educação pre-escolar |
description |
O presente estudo tem como objetivo refletir sobre o ensino de ciências na Educação Infantil, a partir do projeto de Intervenção realizado na UMEI Gameleira. Nele foram propostos a realização de experimentos científicos fundamentadas nas concepções da alfabetização científica e letramento científico, observando e analisando as interações que se estabelecem entre a criança e o mundo natural. Nesse sentido por meio da pesquisa-ação foi realizada a análise documental, pesquisa bibliográfica, planejamento, realização de experimentos, observações e discussão dos seus impactos na formação docente. Após análise dos dados coletados foi encontrado evidências de que a alfabetização científica e o letramento científico estão interligados e que podem ser desenvolvidos desde a tenra idade favorecendo a ampliação do conhecimento de mundo, o dinamismo e a diversidade dos fenômenos naturais e sociais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T22:17:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T22:17:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NJHCW |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NJHCW |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NJHCW/1/versao_final_daniela.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NJHCW/2/versao_final_daniela.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a5cc5b3504f32fa23ee94d26fc6d51c 536443ded6fd08f8331495dd2d39fff0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589224711061504 |