Pesquisas sobre a educação dos sentidos e das sensibilidades na história da educação: algumas indicações teórico-metodológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/50459 http://orcid.org/0000-0002-6079-9710 |
Resumo: | The work focuses on some theoretical and methodological assumptions to think about the history of the education of the senses and sensibilities. It uses authors who reflect on the experience and materiality of life, suggesting that bodies occupy a in-between place in the relationship between nature and culture. It argues that their education is always dialogical, in contrast to contemporary hyper subjectivism. It concludes offering examples of works in this field of studies. |
id |
UFMG_abbccb964a52c4c9929475c25f0b3cba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/50459 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisas sobre a educação dos sentidos e das sensibilidades na história da educação: algumas indicações teórico-metodológicasResearch on sense and sensibilities education in history of education: some theoretical methodological indicationsInvestigación sobre la educación de los sentidos y de la sensibilidad em la historia de la educación: algunas indicaciones teóricas y metodológicasRecherche sur l'éducation au sens et à la sensibilité dans l'histoire de l'éducation: quelques indications théoriques et méthodologiquesHistória social da educaçãoHistória da educação dos sentidos e das sensibilidadesHistoriografiaHistória da educaçãoEducação - HistóriaThe work focuses on some theoretical and methodological assumptions to think about the history of the education of the senses and sensibilities. It uses authors who reflect on the experience and materiality of life, suggesting that bodies occupy a in-between place in the relationship between nature and culture. It argues that their education is always dialogical, in contrast to contemporary hyper subjectivism. It concludes offering examples of works in this field of studies.O trabalho foca em alguns pressupostos teórico-metodológicos para pensar as pesquisas sobre a história da educação dos sentidos e das sensibilidades. Mobiliza autores que refletem sobre a experiência e a materialidade da vida, sugerindo que os corpos ocupam um entre-lugar nas relações entre natureza e cultura. Defende que que a sua educação é sempre dialógica, contrapondo-se ao hipersubjetivismo contemporâneo. Finaliza oferecendo exemplos de trabalhos neste âmbito de estudos.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOUFMG2023-02-27T18:06:57Z2023-02-27T18:06:57Z2020-01-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf10.1590/2236-3459/9746922363459http://hdl.handle.net/1843/50459http://orcid.org/0000-0002-6079-9710porMarcus Aurelio Taborda de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-02-27T19:11:19Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/50459Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-02-27T19:11:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisas sobre a educação dos sentidos e das sensibilidades na história da educação: algumas indicações teórico-metodológicas Research on sense and sensibilities education in history of education: some theoretical methodological indications Investigación sobre la educación de los sentidos y de la sensibilidad em la historia de la educación: algunas indicaciones teóricas y metodológicas Recherche sur l'éducation au sens et à la sensibilité dans l'histoire de l'éducation: quelques indications théoriques et méthodologiques |
title |
Pesquisas sobre a educação dos sentidos e das sensibilidades na história da educação: algumas indicações teórico-metodológicas |
spellingShingle |
Pesquisas sobre a educação dos sentidos e das sensibilidades na história da educação: algumas indicações teórico-metodológicas Marcus Aurelio Taborda de Oliveira História social da educação História da educação dos sentidos e das sensibilidades Historiografia História da educação Educação - História |
title_short |
Pesquisas sobre a educação dos sentidos e das sensibilidades na história da educação: algumas indicações teórico-metodológicas |
title_full |
Pesquisas sobre a educação dos sentidos e das sensibilidades na história da educação: algumas indicações teórico-metodológicas |
title_fullStr |
Pesquisas sobre a educação dos sentidos e das sensibilidades na história da educação: algumas indicações teórico-metodológicas |
title_full_unstemmed |
Pesquisas sobre a educação dos sentidos e das sensibilidades na história da educação: algumas indicações teórico-metodológicas |
title_sort |
Pesquisas sobre a educação dos sentidos e das sensibilidades na história da educação: algumas indicações teórico-metodológicas |
author |
Marcus Aurelio Taborda de Oliveira |
author_facet |
Marcus Aurelio Taborda de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcus Aurelio Taborda de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História social da educação História da educação dos sentidos e das sensibilidades Historiografia História da educação Educação - História |
topic |
História social da educação História da educação dos sentidos e das sensibilidades Historiografia História da educação Educação - História |
description |
The work focuses on some theoretical and methodological assumptions to think about the history of the education of the senses and sensibilities. It uses authors who reflect on the experience and materiality of life, suggesting that bodies occupy a in-between place in the relationship between nature and culture. It argues that their education is always dialogical, in contrast to contemporary hyper subjectivism. It concludes offering examples of works in this field of studies. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-21 2023-02-27T18:06:57Z 2023-02-27T18:06:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
10.1590/2236-3459/97469 22363459 http://hdl.handle.net/1843/50459 http://orcid.org/0000-0002-6079-9710 |
identifier_str_mv |
10.1590/2236-3459/97469 22363459 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/50459 http://orcid.org/0000-0002-6079-9710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829717665284096 |