Pesquisas sobre a educação dos sentidos e das sensibilidades na história da educação: algumas indicações teórico-metodológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/50459
http://orcid.org/0000-0002-6079-9710
Resumo: The work focuses on some theoretical and methodological assumptions to think about the history of the education of the senses and sensibilities. It uses authors who reflect on the experience and materiality of life, suggesting that bodies occupy a in-between place in the relationship between nature and culture. It argues that their education is always dialogical, in contrast to contemporary hyper subjectivism. It concludes offering examples of works in this field of studies.
id UFMG_abbccb964a52c4c9929475c25f0b3cba
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/50459
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Pesquisas sobre a educação dos sentidos e das sensibilidades na história da educação: algumas indicações teórico-metodológicasResearch on sense and sensibilities education in history of education: some theoretical methodological indicationsInvestigación sobre la educación de los sentidos y de la sensibilidad em la historia de la educación: algunas indicaciones teóricas y metodológicasRecherche sur l'éducation au sens et à la sensibilité dans l'histoire de l'éducation: quelques indications théoriques et méthodologiquesHistória social da educaçãoHistória da educação dos sentidos e das sensibilidadesHistoriografiaHistória da educaçãoEducação - HistóriaThe work focuses on some theoretical and methodological assumptions to think about the history of the education of the senses and sensibilities. It uses authors who reflect on the experience and materiality of life, suggesting that bodies occupy a in-between place in the relationship between nature and culture. It argues that their education is always dialogical, in contrast to contemporary hyper subjectivism. It concludes offering examples of works in this field of studies.O trabalho foca em alguns pressupostos teórico-metodológicos para pensar as pesquisas sobre a história da educação dos sentidos e das sensibilidades. Mobiliza autores que refletem sobre a experiência e a materialidade da vida, sugerindo que os corpos ocupam um entre-lugar nas relações entre natureza e cultura. Defende que que a sua educação é sempre dialógica, contrapondo-se ao hipersubjetivismo contemporâneo. Finaliza oferecendo exemplos de trabalhos neste âmbito de estudos.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOUFMG2023-02-27T18:06:57Z2023-02-27T18:06:57Z2020-01-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf10.1590/2236-3459/9746922363459http://hdl.handle.net/1843/50459http://orcid.org/0000-0002-6079-9710porMarcus Aurelio Taborda de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-02-27T19:11:19Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/50459Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-02-27T19:11:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisas sobre a educação dos sentidos e das sensibilidades na história da educação: algumas indicações teórico-metodológicas
Research on sense and sensibilities education in history of education: some theoretical methodological indications
Investigación sobre la educación de los sentidos y de la sensibilidad em la historia de la educación: algunas indicaciones teóricas y metodológicas
Recherche sur l'éducation au sens et à la sensibilité dans l'histoire de l'éducation: quelques indications théoriques et méthodologiques
title Pesquisas sobre a educação dos sentidos e das sensibilidades na história da educação: algumas indicações teórico-metodológicas
spellingShingle Pesquisas sobre a educação dos sentidos e das sensibilidades na história da educação: algumas indicações teórico-metodológicas
Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
História social da educação
História da educação dos sentidos e das sensibilidades
Historiografia
História da educação
Educação - História
title_short Pesquisas sobre a educação dos sentidos e das sensibilidades na história da educação: algumas indicações teórico-metodológicas
title_full Pesquisas sobre a educação dos sentidos e das sensibilidades na história da educação: algumas indicações teórico-metodológicas
title_fullStr Pesquisas sobre a educação dos sentidos e das sensibilidades na história da educação: algumas indicações teórico-metodológicas
title_full_unstemmed Pesquisas sobre a educação dos sentidos e das sensibilidades na história da educação: algumas indicações teórico-metodológicas
title_sort Pesquisas sobre a educação dos sentidos e das sensibilidades na história da educação: algumas indicações teórico-metodológicas
author Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
author_facet Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv História social da educação
História da educação dos sentidos e das sensibilidades
Historiografia
História da educação
Educação - História
topic História social da educação
História da educação dos sentidos e das sensibilidades
Historiografia
História da educação
Educação - História
description The work focuses on some theoretical and methodological assumptions to think about the history of the education of the senses and sensibilities. It uses authors who reflect on the experience and materiality of life, suggesting that bodies occupy a in-between place in the relationship between nature and culture. It argues that their education is always dialogical, in contrast to contemporary hyper subjectivism. It concludes offering examples of works in this field of studies.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-21
2023-02-27T18:06:57Z
2023-02-27T18:06:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 10.1590/2236-3459/97469
22363459
http://hdl.handle.net/1843/50459
http://orcid.org/0000-0002-6079-9710
identifier_str_mv 10.1590/2236-3459/97469
22363459
url http://hdl.handle.net/1843/50459
http://orcid.org/0000-0002-6079-9710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829717665284096