O quanto se sabe sobre a relação entre sobrepeso/obesidade e desempenho escolar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luana Jaçana Resende Santos Tavares
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9TCLVB
Resumo: Nos últimos anos ocorreu um aumento na incidência de crianças e adolescentes com sobrepeso/obesidade. A influência desta condição física sobre a saúde mental de crianças e adolescentes, sua função cognitiva e aspectos relacionados, tais como desempenho escolar e futuro sucesso sócio-econômico tem motivado muitos estudos. O desempenho escolar em crianças e adolescentes sofre influência de fatores intrínsecos (condições de saúde geral, quadros neurológicos, transtornos psiquiátricos), fatores extrínsecos (meio-ambiente, contexto familiar, escolar e da comunidade na qual estes estudantes estão inseridos) e de aspectos relacionados a ambos, com impacto sobre condições individuais de aprendizagem, tais como motivação e disciplina. Dentre os fatores extrínsecos, alguns aspectos nutricionais são estudados há décadas e a influência da desnutrição na aprendizagem já é bem documentada. Contudo o aumento de crianças e adolescentes com sobrepeso/obesidade tem despertado maior interesse em relação aos efeitos dessas condições sobre a aprendizagem. O interesse no tema remonta a 1967 com o estudo de Canning e Mayer. O objetivo desse trabalho é verificar por meio de uma revisão integrativa estudos publicados que relacionem sobrepeso/obesidade ao desempenho escolar de crianças e adolescentes. Foram pesquisados artigos publicados entre 2009-2014 e que estudaram crianças e/ou adolescentes de 2 a 21 anos. As palavras-chave: overweight e/ou obesity, cognition e/ou cognitive, school performance e/ou school achievement, academic performance e/ou academic achievement e executive function, foram utilizadas em diferentes combinações nas bases de dados das plataformas Lilacs, PubMed e Scielo. A busca resultou em 13 estudos que atendiam aos critérios da pesquisa, sendo que nenhum deles foi desenvolvido com população brasileira. Os resultados demonstram que as amostras e os métodos utilizados pelos diversos estudos foram variados e as informações nem sempre consonantes. Porém, foi encontrada relação entre sobrepeso/obesidade e o desempenho em linguagem, matemática e vocabulário, além da relação com funções cognitivas importantes para a aprendizagem como atenção, memória e função executiva.
id UFMG_abc5b66c181590bfbdc7ba238f5f7d12
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9TCLVB
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Leonor Bezerra GuerraLuana Jaçana Resende Santos Tavares2019-08-11T04:43:47Z2019-08-11T04:43:47Z2014-06-18http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9TCLVBNos últimos anos ocorreu um aumento na incidência de crianças e adolescentes com sobrepeso/obesidade. A influência desta condição física sobre a saúde mental de crianças e adolescentes, sua função cognitiva e aspectos relacionados, tais como desempenho escolar e futuro sucesso sócio-econômico tem motivado muitos estudos. O desempenho escolar em crianças e adolescentes sofre influência de fatores intrínsecos (condições de saúde geral, quadros neurológicos, transtornos psiquiátricos), fatores extrínsecos (meio-ambiente, contexto familiar, escolar e da comunidade na qual estes estudantes estão inseridos) e de aspectos relacionados a ambos, com impacto sobre condições individuais de aprendizagem, tais como motivação e disciplina. Dentre os fatores extrínsecos, alguns aspectos nutricionais são estudados há décadas e a influência da desnutrição na aprendizagem já é bem documentada. Contudo o aumento de crianças e adolescentes com sobrepeso/obesidade tem despertado maior interesse em relação aos efeitos dessas condições sobre a aprendizagem. O interesse no tema remonta a 1967 com o estudo de Canning e Mayer. O objetivo desse trabalho é verificar por meio de uma revisão integrativa estudos publicados que relacionem sobrepeso/obesidade ao desempenho escolar de crianças e adolescentes. Foram pesquisados artigos publicados entre 2009-2014 e que estudaram crianças e/ou adolescentes de 2 a 21 anos. As palavras-chave: overweight e/ou obesity, cognition e/ou cognitive, school performance e/ou school achievement, academic performance e/ou academic achievement e executive function, foram utilizadas em diferentes combinações nas bases de dados das plataformas Lilacs, PubMed e Scielo. A busca resultou em 13 estudos que atendiam aos critérios da pesquisa, sendo que nenhum deles foi desenvolvido com população brasileira. Os resultados demonstram que as amostras e os métodos utilizados pelos diversos estudos foram variados e as informações nem sempre consonantes. Porém, foi encontrada relação entre sobrepeso/obesidade e o desempenho em linguagem, matemática e vocabulário, além da relação com funções cognitivas importantes para a aprendizagem como atenção, memória e função executiva.In recent years there was an increase in the incidence of child and adolescent overweight / obesity. The influence of physical condition on the mental health of children and adolescents, their cognitive function and related aspects, such as school performance and future socio-economic success has motivated many studies. The school performance in children and adolescents is influenced by intrinsic factors (general health, neurological, psychiatric disorders), extrinsic factors (environment, family, school and community context in which these students are entered) and aspects both, with impact on individual learning conditions, such as motivation and discipline. Among the extrinsic factors, some nutritional aspects are studied for decades and the influence of malnutrition on learning is well documented. However the increase of children and adolescents with overweight / obesity has aroused greater interest in the effects of these conditions on learning. The interest in the subject dates back to 1967 with the study of Canning and Mayer. The aim of this work is to verify through an integrative review published studies that relate overweight / obese school performance of children and adolescents. Articles published between 2009 - 2014 and studied children and / or adolescents 2-21 years were surveyed. Key-words: overweight and / or obesity, cognition and / or cognitive, school performance and / or school achievement, academic performance and / or academic achievement and executive function, were used in different combinations in the databases of platforms Lilacs, PubMed and SciELO. The search resulted in 13 studies that met the search criteria, none of which was developed with the Brazilian population. The results show that the samples and methods used by the various studies were varied and not always the information consonants. However, the relationship between overweight / obesity and performance in language, math and vocabulary found, besides the relationship with important for learning cognitive functions such as attention, memory and executive function.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRendimento escolarHábitos alimentaresAprendizagemNeurociênciasAdolescentesObesidadeCriançasFunção ExecutivaAprendizagemAdolescentesDesempenho EscolarSobrepesoObesidadeCriançasHábitos AlimentaresO quanto se sabe sobre a relação entre sobrepeso/obesidade e desempenho escolar?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc__final__luana_tavares.pdfapplication/pdf261504https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9TCLVB/1/tcc__final__luana_tavares.pdfff35baee7ca00fb5de9c81b5d2d929a1MD51TEXTtcc__final__luana_tavares.pdf.txttcc__final__luana_tavares.pdf.txtExtracted texttext/plain103044https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9TCLVB/2/tcc__final__luana_tavares.pdf.txt4ec37eed40c56442ad3a871cd37000afMD521843/VRNS-9TCLVB2019-11-14 05:45:28.683oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9TCLVBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:45:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O quanto se sabe sobre a relação entre sobrepeso/obesidade e desempenho escolar?
title O quanto se sabe sobre a relação entre sobrepeso/obesidade e desempenho escolar?
spellingShingle O quanto se sabe sobre a relação entre sobrepeso/obesidade e desempenho escolar?
Luana Jaçana Resende Santos Tavares
Função Executiva
Aprendizagem
Adolescentes
Desempenho Escolar
Sobrepeso
Obesidade
Crianças
Hábitos Alimentares
Rendimento escolar
Hábitos alimentares
Aprendizagem
Neurociências
Adolescentes
Obesidade
Crianças
title_short O quanto se sabe sobre a relação entre sobrepeso/obesidade e desempenho escolar?
title_full O quanto se sabe sobre a relação entre sobrepeso/obesidade e desempenho escolar?
title_fullStr O quanto se sabe sobre a relação entre sobrepeso/obesidade e desempenho escolar?
title_full_unstemmed O quanto se sabe sobre a relação entre sobrepeso/obesidade e desempenho escolar?
title_sort O quanto se sabe sobre a relação entre sobrepeso/obesidade e desempenho escolar?
author Luana Jaçana Resende Santos Tavares
author_facet Luana Jaçana Resende Santos Tavares
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leonor Bezerra Guerra
dc.contributor.author.fl_str_mv Luana Jaçana Resende Santos Tavares
contributor_str_mv Leonor Bezerra Guerra
dc.subject.por.fl_str_mv Função Executiva
Aprendizagem
Adolescentes
Desempenho Escolar
Sobrepeso
Obesidade
Crianças
Hábitos Alimentares
topic Função Executiva
Aprendizagem
Adolescentes
Desempenho Escolar
Sobrepeso
Obesidade
Crianças
Hábitos Alimentares
Rendimento escolar
Hábitos alimentares
Aprendizagem
Neurociências
Adolescentes
Obesidade
Crianças
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Rendimento escolar
Hábitos alimentares
Aprendizagem
Neurociências
Adolescentes
Obesidade
Crianças
description Nos últimos anos ocorreu um aumento na incidência de crianças e adolescentes com sobrepeso/obesidade. A influência desta condição física sobre a saúde mental de crianças e adolescentes, sua função cognitiva e aspectos relacionados, tais como desempenho escolar e futuro sucesso sócio-econômico tem motivado muitos estudos. O desempenho escolar em crianças e adolescentes sofre influência de fatores intrínsecos (condições de saúde geral, quadros neurológicos, transtornos psiquiátricos), fatores extrínsecos (meio-ambiente, contexto familiar, escolar e da comunidade na qual estes estudantes estão inseridos) e de aspectos relacionados a ambos, com impacto sobre condições individuais de aprendizagem, tais como motivação e disciplina. Dentre os fatores extrínsecos, alguns aspectos nutricionais são estudados há décadas e a influência da desnutrição na aprendizagem já é bem documentada. Contudo o aumento de crianças e adolescentes com sobrepeso/obesidade tem despertado maior interesse em relação aos efeitos dessas condições sobre a aprendizagem. O interesse no tema remonta a 1967 com o estudo de Canning e Mayer. O objetivo desse trabalho é verificar por meio de uma revisão integrativa estudos publicados que relacionem sobrepeso/obesidade ao desempenho escolar de crianças e adolescentes. Foram pesquisados artigos publicados entre 2009-2014 e que estudaram crianças e/ou adolescentes de 2 a 21 anos. As palavras-chave: overweight e/ou obesity, cognition e/ou cognitive, school performance e/ou school achievement, academic performance e/ou academic achievement e executive function, foram utilizadas em diferentes combinações nas bases de dados das plataformas Lilacs, PubMed e Scielo. A busca resultou em 13 estudos que atendiam aos critérios da pesquisa, sendo que nenhum deles foi desenvolvido com população brasileira. Os resultados demonstram que as amostras e os métodos utilizados pelos diversos estudos foram variados e as informações nem sempre consonantes. Porém, foi encontrada relação entre sobrepeso/obesidade e o desempenho em linguagem, matemática e vocabulário, além da relação com funções cognitivas importantes para a aprendizagem como atenção, memória e função executiva.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T04:43:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T04:43:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9TCLVB
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9TCLVB
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9TCLVB/1/tcc__final__luana_tavares.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9TCLVB/2/tcc__final__luana_tavares.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ff35baee7ca00fb5de9c81b5d2d929a1
4ec37eed40c56442ad3a871cd37000af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676872338112512