O contexto de informações sobre a evasão escolar no ensino médio técnico na Argentina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Denise Bianca Maduro Silva Passades
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fabrício Aparecido Dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2019.161974
http://hdl.handle.net/1843/50723
https://orcid.org/0000-0002-4909-1850
https://orcid.org/0000-0001-5415-0344
Resumo: In order to contribute to the analysis of the problem of dropout in the vocational education in Argentine, this paper presents the national educational statistical data for this level of education in 2015, which are discussed in relation to the quality of the data obtained and disaggregated by modality, gender and also type of offer. The discussion of quantitative data is based on literature on dropout and 18 interviews with managers of educational information and the technical-professional education modality in the country; the evidences are discussed in the light of the historical neoinstitutionalism theory. It was found that are still in the process of development information systems capable of bringing the schooldrop out measure and elucidate what is the real influence of school factors associated with it. Without systematized information, the discourse around the factors associated with schooldrop out can work in favor of historical rooting preconceptions about the vocational school - such as its selective mandate and gender issues -influencing the discourse on the initiatives formulated or denied to combat school dropout.
id UFMG_abe003dd1845de2feacc238ed668b0f5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/50723
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling O contexto de informações sobre a evasão escolar no ensino médio técnico na ArgentinaThe background of information on school dropout in vocational education in ArgentinaEvasão escolarEnsino médioArgentinaEducação profissionalEnsino médio técnicoEvasão escolarEnsino médio - ArgentinaEnsino profissional - ArgentinaEnsino técnico - ArgentinaIn order to contribute to the analysis of the problem of dropout in the vocational education in Argentine, this paper presents the national educational statistical data for this level of education in 2015, which are discussed in relation to the quality of the data obtained and disaggregated by modality, gender and also type of offer. The discussion of quantitative data is based on literature on dropout and 18 interviews with managers of educational information and the technical-professional education modality in the country; the evidences are discussed in the light of the historical neoinstitutionalism theory. It was found that are still in the process of development information systems capable of bringing the schooldrop out measure and elucidate what is the real influence of school factors associated with it. Without systematized information, the discourse around the factors associated with schooldrop out can work in favor of historical rooting preconceptions about the vocational school - such as its selective mandate and gender issues -influencing the discourse on the initiatives formulated or denied to combat school dropout.No sentido de aportar para a análise do problema da evasão escolar no ensino médio técnico na Argentina, apresentam se neste artigo os dados estatísticos educacionais nacionais para esse nível de ensino no ano de 2015, os quais são discutidos em relação a qualidade do dado obtido, e são desagregados por modalidade e sexo, bem como por tipo de oferta. Os valores relativos e absolutos da evasão escolar são contextualizados por meio de entrevistas semiestruturadas com 18 gestores da informação educacional e da modalidade técnico-profissional no país; as evidências são discutidas à luz da literatura sobre o neoinstitucionalismo histórico. Constatou-se que estão em processo de desenvolvimento sistemas de informações capazes de trazer a medida da evasão escolar e elucidar qual a real influência dos fatores escolares a ela associados. Sem informações sistematizadas, o discurso em torno dos fatores associados à evasão escolar pode trabalhar em prol de preconcepções de enraizamento histórico a respeito do ensino médio técnico - como seu mandato seletivo e questões de gênero - influenciando o discurso sobre as iniciativas formuladas, negadas ou invisibilizadas no combate à evasão escolar.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilPROEX - PRO-REITORIA DE EXTENSAOUFMG2023-03-07T23:32:44Z2023-03-07T23:32:44Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2019.1619741676-6288http://hdl.handle.net/1843/50723https://orcid.org/0000-0002-4909-1850https://orcid.org/0000-0001-5415-0344porBrazilian Journal of Latin American StudiesDenise Bianca Maduro Silva PassadesFabrício Aparecido Dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-03-08T00:47:35Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/50723Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-03-08T00:47:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O contexto de informações sobre a evasão escolar no ensino médio técnico na Argentina
The background of information on school dropout in vocational education in Argentina
title O contexto de informações sobre a evasão escolar no ensino médio técnico na Argentina
spellingShingle O contexto de informações sobre a evasão escolar no ensino médio técnico na Argentina
Denise Bianca Maduro Silva Passades
Evasão escolar
Ensino médio
Argentina
Educação profissional
Ensino médio técnico
Evasão escolar
Ensino médio - Argentina
Ensino profissional - Argentina
Ensino técnico - Argentina
title_short O contexto de informações sobre a evasão escolar no ensino médio técnico na Argentina
title_full O contexto de informações sobre a evasão escolar no ensino médio técnico na Argentina
title_fullStr O contexto de informações sobre a evasão escolar no ensino médio técnico na Argentina
title_full_unstemmed O contexto de informações sobre a evasão escolar no ensino médio técnico na Argentina
title_sort O contexto de informações sobre a evasão escolar no ensino médio técnico na Argentina
author Denise Bianca Maduro Silva Passades
author_facet Denise Bianca Maduro Silva Passades
Fabrício Aparecido Dos Santos
author_role author
author2 Fabrício Aparecido Dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Denise Bianca Maduro Silva Passades
Fabrício Aparecido Dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão escolar
Ensino médio
Argentina
Educação profissional
Ensino médio técnico
Evasão escolar
Ensino médio - Argentina
Ensino profissional - Argentina
Ensino técnico - Argentina
topic Evasão escolar
Ensino médio
Argentina
Educação profissional
Ensino médio técnico
Evasão escolar
Ensino médio - Argentina
Ensino profissional - Argentina
Ensino técnico - Argentina
description In order to contribute to the analysis of the problem of dropout in the vocational education in Argentine, this paper presents the national educational statistical data for this level of education in 2015, which are discussed in relation to the quality of the data obtained and disaggregated by modality, gender and also type of offer. The discussion of quantitative data is based on literature on dropout and 18 interviews with managers of educational information and the technical-professional education modality in the country; the evidences are discussed in the light of the historical neoinstitutionalism theory. It was found that are still in the process of development information systems capable of bringing the schooldrop out measure and elucidate what is the real influence of school factors associated with it. Without systematized information, the discourse around the factors associated with schooldrop out can work in favor of historical rooting preconceptions about the vocational school - such as its selective mandate and gender issues -influencing the discourse on the initiatives formulated or denied to combat school dropout.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2023-03-07T23:32:44Z
2023-03-07T23:32:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2019.161974
1676-6288
http://hdl.handle.net/1843/50723
https://orcid.org/0000-0002-4909-1850
https://orcid.org/0000-0001-5415-0344
url https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2019.161974
http://hdl.handle.net/1843/50723
https://orcid.org/0000-0002-4909-1850
https://orcid.org/0000-0001-5415-0344
identifier_str_mv 1676-6288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Latin American Studies
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
PROEX - PRO-REITORIA DE EXTENSAO
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
PROEX - PRO-REITORIA DE EXTENSAO
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829802658660352