Determinação e análise de taxas de deterioração de pontes rodoviárias do Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/41718 |
Resumo: | Colapsos, rupturas e danos estruturais de pontes rodoviárias são constantemente associados às falhas na gestão de manutenção dessas obras e têm sido divulgados com maior frequência, pressionando a engenharia em todo o mundo para oferecer respostas que permitam um controle adequado do comportamento dessas estruturas. No entanto, a realização de inspeções e de obras necessárias estão constantemente restringidas por orçamentos limitados, fato que impulsiona as pesquisas do setor para a investigação de metodologias mais analíticas e eficazes de gestão, especialmente na administração de grandes parques de obras. Nesse contexto, após a ciência da condição das pontes através da sua inventariança e de inspeções de rotina, é especialmente importante estimar a deterioração dessas estruturas no tempo, contribuindo para a percepção dos riscos envolvidos, sendo indispensável para um planejamento adequado dos serviços de restauração, reabilitação e de substituição de curto, médio e longo prazo. A pesquisa realizada na presente tese contribui para o conhecimento das taxas de deterioração de pontes de concreto brasileiras pertencentes a trechos rodoviários federais. Foram reunidos numerosos relatórios de inspeções em pontes produzidos por diferentes empresas administradoras de rodovias no Brasil, totalizando na análise de 1.707 obras vistoriadas em um período médio de sete anos. Através de estudo de pesquisas internacionais e a partir das características próprias das metodologias de inspeção de pontes adotadas no Brasil, a pesquisa apresenta os resultados de taxas de deterioração de obras em 16 trechos rodoviários analisados, baseando-se em uma metodologia original que se utiliza do método das Cadeias de Markov. Estabelecem-se assim critérios particulares de filtragem dos dados, rotinas para lançamento e registro das informações e definições de verificação e validação dos resultados. Após a análise verificou-se a acurácia do procedimento para previsões das condições de grupos de pontes - prognóstico básico para o gerenciamento dessas obras na abordagem “top-down” - obtendo maior precisão para os conjuntos com maior número de registros históricos de inspeções. Ao reunir e avaliar a documentação existente no país, a pesquisa, além de verificar as taxas de deterioração de significativo volume de obras e sua relação com os possíveis agentes de degradação, também contribui para o conhecimento das práticas de inspeção realizadas no Brasil e da eficácia da sua utilização para a administração das pontes rodoviárias nacionais, evidenciando os próximos desafios para o desenvolvimento do setor. |
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Marcelo Grecohttp://lattes.cnpq.br/7953197985531154Hermes CarvalhoSebastião Salvador Real PereiraTúlio Nogueira BittencourtLuiz Carlos Pinto da Silva Filhohttp://lattes.cnpq.br/8441223005798737Caroline Buratto de Lima e Oliveira2022-05-16T18:58:45Z2022-05-16T18:58:45Z2019-02-20http://hdl.handle.net/1843/41718Colapsos, rupturas e danos estruturais de pontes rodoviárias são constantemente associados às falhas na gestão de manutenção dessas obras e têm sido divulgados com maior frequência, pressionando a engenharia em todo o mundo para oferecer respostas que permitam um controle adequado do comportamento dessas estruturas. No entanto, a realização de inspeções e de obras necessárias estão constantemente restringidas por orçamentos limitados, fato que impulsiona as pesquisas do setor para a investigação de metodologias mais analíticas e eficazes de gestão, especialmente na administração de grandes parques de obras. Nesse contexto, após a ciência da condição das pontes através da sua inventariança e de inspeções de rotina, é especialmente importante estimar a deterioração dessas estruturas no tempo, contribuindo para a percepção dos riscos envolvidos, sendo indispensável para um planejamento adequado dos serviços de restauração, reabilitação e de substituição de curto, médio e longo prazo. A pesquisa realizada na presente tese contribui para o conhecimento das taxas de deterioração de pontes de concreto brasileiras pertencentes a trechos rodoviários federais. Foram reunidos numerosos relatórios de inspeções em pontes produzidos por diferentes empresas administradoras de rodovias no Brasil, totalizando na análise de 1.707 obras vistoriadas em um período médio de sete anos. Através de estudo de pesquisas internacionais e a partir das características próprias das metodologias de inspeção de pontes adotadas no Brasil, a pesquisa apresenta os resultados de taxas de deterioração de obras em 16 trechos rodoviários analisados, baseando-se em uma metodologia original que se utiliza do método das Cadeias de Markov. Estabelecem-se assim critérios particulares de filtragem dos dados, rotinas para lançamento e registro das informações e definições de verificação e validação dos resultados. Após a análise verificou-se a acurácia do procedimento para previsões das condições de grupos de pontes - prognóstico básico para o gerenciamento dessas obras na abordagem “top-down” - obtendo maior precisão para os conjuntos com maior número de registros históricos de inspeções. Ao reunir e avaliar a documentação existente no país, a pesquisa, além de verificar as taxas de deterioração de significativo volume de obras e sua relação com os possíveis agentes de degradação, também contribui para o conhecimento das práticas de inspeção realizadas no Brasil e da eficácia da sua utilização para a administração das pontes rodoviárias nacionais, evidenciando os próximos desafios para o desenvolvimento do setor.Collapses, cracks, and structural damages are usually associated with an inadequate maintenance strategies and they have been occurred more often, enforcing the engineering to understand these structures performance to provide a more suitable management. In order to guarantee bridges in service is required regular inspections and a routine repair work - usually restricted by limited resources. This scenario encourages researches in the area to provide more analytical and efficient management methodologies, especially important in large stocks administration. In this context, predict the future condition of the bridge stock is the most crucial knowledge to develop reliable management programs. This could assist to estimate cost and activities of maintenance, repair and reinforcement (MR&R actions) required in short, medium and long term, also, it is basilar in risk assessment. This research collected and registered inspection reports performed by Brazilian road owners sum up to 1.707 bridges over seven years in 16 road segments. These reports were dispersed and were not registered on a common base or on specific bridge management software (BMS). The data was suited to enable stochastic simulations based in Markov Chains method with particular approaches in order to estimate Brazilian bridges deterioration rates. To this end, a specific data filtering criteria was created and were established specific routine for data entry and information recording using the “R” – a statistical computing language. Finally, this thesis proposed a method to compare the results of diverse rates results and to determine the deterioration model accuracy. The results demonstrated good predictions for short-term, although the limited data and it was confirmed its highly dependence to the number of inspection history data cycles. In addition, the results were compared with possible degradation agents not related in data. The collection of Brazil bridge inspections contributed to promote the inventory of these structures and enables to identify these most basilar characteristics. Further, the thesis presents the current management practices and its diversity in Brazil, the efficacy of their utilization and suggests future challenges to provide efficient management of national bridges.Outra AgênciaporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de EstruturasUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ESTRUTURASEngenharia de estruturasMarkov, Processos dePontesPontesGestãoModelos de DeterioraçãoCadeias de MarkovDeterminação e análise de taxas de deterioração de pontes rodoviárias do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL65.pdf65.pdfapplication/pdf4067732https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41718/1/65.pdfa24f9aeec0b3c8c7437b6e4e55e30173MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41718/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/417182022-05-16 15:58:46.432oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-05-16T18:58:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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