O diálogo entre cultura escolar e cultura popular na educação de jovens e adultos e numa Escola de Guanambi (BA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria de Fatima Pereira Carvalho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9FCGE6
Resumo: Esta pesquisa intitulada O diálogo entre cultura escolar e cultura popular na educação de jovens e adultos numa escola de Guanambi (BA) objetivou investigar e descrever a atividade das Noites Culturais da EJA em Guanambi/BA. Para isso, identificamos: seus personagens; o que os motivara a participar desse evento; como eles o avaliavam. Além disso, procuramos avaliar o caráter educativo dessas práticas e o diálogo estabelecido entre a cultura escolar e a cultura popular. Para a análise dos dados, recorremos aos pressupostos da abordagem qualitativa. Do ponto de vista técnico-metodológico, utilizamos diário de campo. Nele descrevemos nossas observações sobre as turmas da EJA na escola, lócus da pesquisa, sobre as reuniões dos educadores destinadas aos planejamentos da atividade, o que nos possibilitou verificar o processo de construção dessa atividade. Também entrevistamos oito educandos, duas educadoras, uma coordenadora pedagógica da EJA, uma gestora e uma coordenadora da escola pesquisada. Assim nos foi possível detectar como se dava o diálogo entre a cultura popular e a cultura escolar na atividade, objeto deste estudo. Quanto à literatura referente ao tema em questão, destacamos: Arroyo (2001, 2005, 2006, 2007, 2011), Bosi (1992), Brandão (1984, 1989, 2002, 2004, 2009) Canclini (1998), Dayrell (1996), Forquin (1993), Freire (1969, 1979,1987, 1989, 1996) Haddad (2007) Hernández, (1998), Laraia (2006), Soares e Fávero (2009) entre outros. Em suma, percebemos que existe certo distanciamento entre cultura popular e cultura escolar na EJA, conforme atestamos na análise dos diálogos entre alunos, professores, coordenadores, gestores, etc. Enfim, esta dissertação sinaliza a necessidade de uma organização curricular que contemple as particularidades da EJA.
id UFMG_adbeee6ae7cbc85190f190ac79e16480
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9FCGE6
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Carmem Lucia EitererLuciane Monteiro OliveiraLeoncio Jose Gomes SoaresAnalise de Jesus da SilvaRogerio Cunha de CamposMaria de Fatima Pereira Carvalho2019-08-14T01:06:28Z2019-08-14T01:06:28Z2013-08-20http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9FCGE6Esta pesquisa intitulada O diálogo entre cultura escolar e cultura popular na educação de jovens e adultos numa escola de Guanambi (BA) objetivou investigar e descrever a atividade das Noites Culturais da EJA em Guanambi/BA. Para isso, identificamos: seus personagens; o que os motivara a participar desse evento; como eles o avaliavam. Além disso, procuramos avaliar o caráter educativo dessas práticas e o diálogo estabelecido entre a cultura escolar e a cultura popular. Para a análise dos dados, recorremos aos pressupostos da abordagem qualitativa. Do ponto de vista técnico-metodológico, utilizamos diário de campo. Nele descrevemos nossas observações sobre as turmas da EJA na escola, lócus da pesquisa, sobre as reuniões dos educadores destinadas aos planejamentos da atividade, o que nos possibilitou verificar o processo de construção dessa atividade. Também entrevistamos oito educandos, duas educadoras, uma coordenadora pedagógica da EJA, uma gestora e uma coordenadora da escola pesquisada. Assim nos foi possível detectar como se dava o diálogo entre a cultura popular e a cultura escolar na atividade, objeto deste estudo. Quanto à literatura referente ao tema em questão, destacamos: Arroyo (2001, 2005, 2006, 2007, 2011), Bosi (1992), Brandão (1984, 1989, 2002, 2004, 2009) Canclini (1998), Dayrell (1996), Forquin (1993), Freire (1969, 1979,1987, 1989, 1996) Haddad (2007) Hernández, (1998), Laraia (2006), Soares e Fávero (2009) entre outros. Em suma, percebemos que existe certo distanciamento entre cultura popular e cultura escolar na EJA, conforme atestamos na análise dos diálogos entre alunos, professores, coordenadores, gestores, etc. Enfim, esta dissertação sinaliza a necessidade de uma organização curricular que contemple as particularidades da EJA.This research The dialogue between school culture and popular culture in youth and adult education (YAE) in a school in Guanambi (BA) aimed to investigate and describe the YAE Cultural Nights in Guanambi/ BA. We identified the characters; what motivates them to participate in the event; and how they evaluate it. Beyond this, we tried to assess the educational role of these practices and the dialogue established between school culture and popular culture. In order to comprehend the data, we based on qualitative approach assumptions. From the technical and methodological standpoint, we used the field diary. It was made from observations in YAE classes in the school, locus of this research, educators' planning meetings which let us observe the activity construction process. We also interviewed eight students, two teachers, one YAE teaching coordinator, a manager and a coordinator of the studied school. Then, it was possible to observe how the dialogue between popular culture and school culture occurs in the activity that is the object of this study. In the reviewed literature that discuss this issue, we highlight Arroyo (2001, 2005, 2006, 2007, 2011), Bosi (1992), Brandão (1984, 1989, 2002, 2004, 2009) Canclini (1998), Dayrell (1996), Forquin (1993), Freire (1969, 1979.1987, 1989, 1996) Haddad (2007) Hernandez, (1998), Laraia (2006), Soares and Favero (2009) among others. In summary, we noticed a certain distance between popular culture and school culture in YAE, as we attested in the analysis of the dialogues among students, teachers, coordinators, managers, and etc. Therefore, this dissertation points out the need for a curricular organization that addresses the peculiarities of YAE.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCultura popularEducação de adultos  BahiaEducação Aspectos sociaisCultura popularEducação de jovens e adultosCultura escolarNoite Cultural da EJAO diálogo entre cultura escolar e cultura popular na educação de jovens e adultos e numa Escola de Guanambi (BA)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALo_di_logo_entre_cultura_escolar__e_cultura_popular_na_educa__o_de_jovens_e__adultos_numa_escola_de_guanambi__ba_.pdfapplication/pdf1663222https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9FCGE6/1/o_di_logo_entre_cultura_escolar__e_cultura_popular_na_educa__o_de_jovens_e__adultos_numa_escola_de_guanambi__ba_.pdf617754bb45646ce61d6e4a2124f3212aMD51TEXTo_di_logo_entre_cultura_escolar__e_cultura_popular_na_educa__o_de_jovens_e__adultos_numa_escola_de_guanambi__ba_.pdf.txto_di_logo_entre_cultura_escolar__e_cultura_popular_na_educa__o_de_jovens_e__adultos_numa_escola_de_guanambi__ba_.pdf.txtExtracted texttext/plain423386https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9FCGE6/2/o_di_logo_entre_cultura_escolar__e_cultura_popular_na_educa__o_de_jovens_e__adultos_numa_escola_de_guanambi__ba_.pdf.txtbdb8ed2188bb90217be60d4ee865511fMD521843/BUOS-9FCGE62019-11-14 16:57:39.157oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9FCGE6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:57:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O diálogo entre cultura escolar e cultura popular na educação de jovens e adultos e numa Escola de Guanambi (BA)
title O diálogo entre cultura escolar e cultura popular na educação de jovens e adultos e numa Escola de Guanambi (BA)
spellingShingle O diálogo entre cultura escolar e cultura popular na educação de jovens e adultos e numa Escola de Guanambi (BA)
Maria de Fatima Pereira Carvalho
Cultura popular
Educação de jovens e adultos
Cultura escolar
Noite Cultural da EJA
Cultura popular
Educação de adultos  Bahia
Educação Aspectos sociais
title_short O diálogo entre cultura escolar e cultura popular na educação de jovens e adultos e numa Escola de Guanambi (BA)
title_full O diálogo entre cultura escolar e cultura popular na educação de jovens e adultos e numa Escola de Guanambi (BA)
title_fullStr O diálogo entre cultura escolar e cultura popular na educação de jovens e adultos e numa Escola de Guanambi (BA)
title_full_unstemmed O diálogo entre cultura escolar e cultura popular na educação de jovens e adultos e numa Escola de Guanambi (BA)
title_sort O diálogo entre cultura escolar e cultura popular na educação de jovens e adultos e numa Escola de Guanambi (BA)
author Maria de Fatima Pereira Carvalho
author_facet Maria de Fatima Pereira Carvalho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carmem Lucia Eiterer
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luciane Monteiro Oliveira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Leoncio Jose Gomes Soares
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Analise de Jesus da Silva
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Rogerio Cunha de Campos
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria de Fatima Pereira Carvalho
contributor_str_mv Carmem Lucia Eiterer
Luciane Monteiro Oliveira
Leoncio Jose Gomes Soares
Analise de Jesus da Silva
Rogerio Cunha de Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura popular
Educação de jovens e adultos
Cultura escolar
Noite Cultural da EJA
topic Cultura popular
Educação de jovens e adultos
Cultura escolar
Noite Cultural da EJA
Cultura popular
Educação de adultos  Bahia
Educação Aspectos sociais
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Cultura popular
Educação de adultos  Bahia
Educação Aspectos sociais
description Esta pesquisa intitulada O diálogo entre cultura escolar e cultura popular na educação de jovens e adultos numa escola de Guanambi (BA) objetivou investigar e descrever a atividade das Noites Culturais da EJA em Guanambi/BA. Para isso, identificamos: seus personagens; o que os motivara a participar desse evento; como eles o avaliavam. Além disso, procuramos avaliar o caráter educativo dessas práticas e o diálogo estabelecido entre a cultura escolar e a cultura popular. Para a análise dos dados, recorremos aos pressupostos da abordagem qualitativa. Do ponto de vista técnico-metodológico, utilizamos diário de campo. Nele descrevemos nossas observações sobre as turmas da EJA na escola, lócus da pesquisa, sobre as reuniões dos educadores destinadas aos planejamentos da atividade, o que nos possibilitou verificar o processo de construção dessa atividade. Também entrevistamos oito educandos, duas educadoras, uma coordenadora pedagógica da EJA, uma gestora e uma coordenadora da escola pesquisada. Assim nos foi possível detectar como se dava o diálogo entre a cultura popular e a cultura escolar na atividade, objeto deste estudo. Quanto à literatura referente ao tema em questão, destacamos: Arroyo (2001, 2005, 2006, 2007, 2011), Bosi (1992), Brandão (1984, 1989, 2002, 2004, 2009) Canclini (1998), Dayrell (1996), Forquin (1993), Freire (1969, 1979,1987, 1989, 1996) Haddad (2007) Hernández, (1998), Laraia (2006), Soares e Fávero (2009) entre outros. Em suma, percebemos que existe certo distanciamento entre cultura popular e cultura escolar na EJA, conforme atestamos na análise dos diálogos entre alunos, professores, coordenadores, gestores, etc. Enfim, esta dissertação sinaliza a necessidade de uma organização curricular que contemple as particularidades da EJA.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T01:06:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T01:06:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9FCGE6
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9FCGE6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9FCGE6/1/o_di_logo_entre_cultura_escolar__e_cultura_popular_na_educa__o_de_jovens_e__adultos_numa_escola_de_guanambi__ba_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9FCGE6/2/o_di_logo_entre_cultura_escolar__e_cultura_popular_na_educa__o_de_jovens_e__adultos_numa_escola_de_guanambi__ba_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 617754bb45646ce61d6e4a2124f3212a
bdb8ed2188bb90217be60d4ee865511f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589500846211072