Os sete níveis de Jacques Lecoq: um estudo performativo e conceitual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nailanita Prette
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/39615
https://orcid.org/ 0000-0002-6217-2997
Resumo: Esta dissertação teve como objeto de pesquisa os Sete Níveis de Jacques Lecoq, elaborados por ele nos anos de 1980 e, como objetivo, apresentar sua base conceitual, fontes e referências usadas na proposição destas escalas de tensões. Outro objetivo foi compreender como os Sete Níveis podem se atualizar para a sua aplicação hoje, podendo ainda auxiliar ou ser material para criação e preparação corporal nas artes da cena. As metodologias de pesquisa utilizadas foram a pesquisa performativa e a crítica genética (qualitativa). A primeira foi referência para a realização da parte prática cênica da pesquisa realizada no primeiro ano de trabalho, no qual pesquisamos os Sete Níveis como processo de criação e preparação corporal. A crítica genética foi abordada no segundo ano e nos auxiliou para desenvolver a parte conceitual do trabalho, reconstruindo o percurso de criação e experimentação dos Sete Níveis por Jacques Lecoq. Como resultado, constatamos que os Sete Níveis compõem um trabalho técnico cênico que potencializa o preparo corporal do profissional das artes da cena, pois trabalha o corpo em suas diferentes tensões por meio da improvisação, podendo promover um preparo físico aliado à criatividade. Como processo de criação, também alcançamos os resultados esperados criando uma performance que teve como narrativa o corpo em suas diferentes tensões e que foi feita com base nos exercícios dos Sete Níveis. Foi elaborada, por fim, uma conceitualização atualizada dos Sete Níveis apresentando propostas de nomenclaturas para cada um deles no sentido de facilitar a comunicação e orientação didático pedagógica dessa prática, bem como as discussões acerca dessa proposta de trabalho corporal.
id UFMG_af14b6822b23d7fe5b714f8b6311dc77
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/39615
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Beatriz Braga Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/9423809653679928Cláudia Muller SachsGabriela Córdoba Christófarohttp://lattes.cnpq.br/5758945472893864Nailanita Prette2022-02-23T13:40:44Z2022-02-23T13:40:44Z2021-08-26http://hdl.handle.net/1843/39615https://orcid.org/ 0000-0002-6217-2997Esta dissertação teve como objeto de pesquisa os Sete Níveis de Jacques Lecoq, elaborados por ele nos anos de 1980 e, como objetivo, apresentar sua base conceitual, fontes e referências usadas na proposição destas escalas de tensões. Outro objetivo foi compreender como os Sete Níveis podem se atualizar para a sua aplicação hoje, podendo ainda auxiliar ou ser material para criação e preparação corporal nas artes da cena. As metodologias de pesquisa utilizadas foram a pesquisa performativa e a crítica genética (qualitativa). A primeira foi referência para a realização da parte prática cênica da pesquisa realizada no primeiro ano de trabalho, no qual pesquisamos os Sete Níveis como processo de criação e preparação corporal. A crítica genética foi abordada no segundo ano e nos auxiliou para desenvolver a parte conceitual do trabalho, reconstruindo o percurso de criação e experimentação dos Sete Níveis por Jacques Lecoq. Como resultado, constatamos que os Sete Níveis compõem um trabalho técnico cênico que potencializa o preparo corporal do profissional das artes da cena, pois trabalha o corpo em suas diferentes tensões por meio da improvisação, podendo promover um preparo físico aliado à criatividade. Como processo de criação, também alcançamos os resultados esperados criando uma performance que teve como narrativa o corpo em suas diferentes tensões e que foi feita com base nos exercícios dos Sete Níveis. Foi elaborada, por fim, uma conceitualização atualizada dos Sete Níveis apresentando propostas de nomenclaturas para cada um deles no sentido de facilitar a comunicação e orientação didático pedagógica dessa prática, bem como as discussões acerca dessa proposta de trabalho corporal.This dissertation had as object of research the Seven Levels of Jacques Lecoq, elaborated by him in the 1980s and, as objective, to present its conceptual basis, sources and references used in the proposition of these tensions scales. Another objective was to understand how the Seven Levels can be upgraded to its application today, and can also assist or be material for creation and body preparation in the arts of the scene. The research methodologies used were performative research and genetic (qualitative) criticism. The first was a reference for the realization of the scenic practice part of the research carried out in the first year of work, in which we researched the Seven Levels as a process of creation and body preparation. Genetic criticism was addressed in the second year and helped us to develop the conceptual part of the work, reconstructing the path of creation and experimentation of the Seven Levels by Jacques Lecoq. As a result, we found that the Seven Levels compose a scenic technical work that enhances the body preparation of the professional of the arts of the scene, because it works the body in its different tensions through improvisation, and can promote a physical preparation combined with creativity. As a creation process, we also achieved the expected results creating a performance that had as narrative the body in its different tensions and that was made based on the exercises of the Seven Levels. Finally, an updated conceptualization of the Seven Levels was elaborated, presenting proposals of nomenclatures for each of them in order to facilitate the communication and pedagogical didactic guidance of this practice, as well as the discussions about this proposal of body work.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESLecoq, Jacques, 1921-1999Improvisação (Dança)Improvisação (Representação teatral)Expressão corporalRepresentação teatralPerformance (Arte)Dança - PesquisaJacques LecoqSete NíveisPesquisa performativaCorpoDançaTeatro físicoTensãoOs sete níveis de Jacques Lecoq: um estudo performativo e conceitualThe seven levels of Jacques Lecoq: a performative and conceptual studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALOs Sete Níveis de Jacques Lecoq um estudo performativo e conceitual.pdfOs Sete Níveis de Jacques Lecoq um estudo performativo e conceitual.pdfapplication/pdf1608667https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39615/2/Os%20Sete%20N%c3%adveis%20de%20Jacques%20Lecoq%20um%20estudo%20performativo%20e%20conceitual.pdf8997b1ea92bb08a217d3794777ea83ccMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39615/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/396152022-02-23 10:40:45.125oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-02-23T13:40:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os sete níveis de Jacques Lecoq: um estudo performativo e conceitual
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The seven levels of Jacques Lecoq: a performative and conceptual study
title Os sete níveis de Jacques Lecoq: um estudo performativo e conceitual
spellingShingle Os sete níveis de Jacques Lecoq: um estudo performativo e conceitual
Nailanita Prette
Jacques Lecoq
Sete Níveis
Pesquisa performativa
Corpo
Dança
Teatro físico
Tensão
Lecoq, Jacques, 1921-1999
Improvisação (Dança)
Improvisação (Representação teatral)
Expressão corporal
Representação teatral
Performance (Arte)
Dança - Pesquisa
title_short Os sete níveis de Jacques Lecoq: um estudo performativo e conceitual
title_full Os sete níveis de Jacques Lecoq: um estudo performativo e conceitual
title_fullStr Os sete níveis de Jacques Lecoq: um estudo performativo e conceitual
title_full_unstemmed Os sete níveis de Jacques Lecoq: um estudo performativo e conceitual
title_sort Os sete níveis de Jacques Lecoq: um estudo performativo e conceitual
author Nailanita Prette
author_facet Nailanita Prette
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Beatriz Braga Mendonça
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9423809653679928
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cláudia Muller Sachs
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gabriela Córdoba Christófaro
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5758945472893864
dc.contributor.author.fl_str_mv Nailanita Prette
contributor_str_mv Maria Beatriz Braga Mendonça
Cláudia Muller Sachs
Gabriela Córdoba Christófaro
dc.subject.por.fl_str_mv Jacques Lecoq
Sete Níveis
Pesquisa performativa
Corpo
Dança
Teatro físico
Tensão
topic Jacques Lecoq
Sete Níveis
Pesquisa performativa
Corpo
Dança
Teatro físico
Tensão
Lecoq, Jacques, 1921-1999
Improvisação (Dança)
Improvisação (Representação teatral)
Expressão corporal
Representação teatral
Performance (Arte)
Dança - Pesquisa
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Lecoq, Jacques, 1921-1999
Improvisação (Dança)
Improvisação (Representação teatral)
Expressão corporal
Representação teatral
Performance (Arte)
Dança - Pesquisa
description Esta dissertação teve como objeto de pesquisa os Sete Níveis de Jacques Lecoq, elaborados por ele nos anos de 1980 e, como objetivo, apresentar sua base conceitual, fontes e referências usadas na proposição destas escalas de tensões. Outro objetivo foi compreender como os Sete Níveis podem se atualizar para a sua aplicação hoje, podendo ainda auxiliar ou ser material para criação e preparação corporal nas artes da cena. As metodologias de pesquisa utilizadas foram a pesquisa performativa e a crítica genética (qualitativa). A primeira foi referência para a realização da parte prática cênica da pesquisa realizada no primeiro ano de trabalho, no qual pesquisamos os Sete Níveis como processo de criação e preparação corporal. A crítica genética foi abordada no segundo ano e nos auxiliou para desenvolver a parte conceitual do trabalho, reconstruindo o percurso de criação e experimentação dos Sete Níveis por Jacques Lecoq. Como resultado, constatamos que os Sete Níveis compõem um trabalho técnico cênico que potencializa o preparo corporal do profissional das artes da cena, pois trabalha o corpo em suas diferentes tensões por meio da improvisação, podendo promover um preparo físico aliado à criatividade. Como processo de criação, também alcançamos os resultados esperados criando uma performance que teve como narrativa o corpo em suas diferentes tensões e que foi feita com base nos exercícios dos Sete Níveis. Foi elaborada, por fim, uma conceitualização atualizada dos Sete Níveis apresentando propostas de nomenclaturas para cada um deles no sentido de facilitar a comunicação e orientação didático pedagógica dessa prática, bem como as discussões acerca dessa proposta de trabalho corporal.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-23T13:40:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-23T13:40:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/39615
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0002-6217-2997
url http://hdl.handle.net/1843/39615
https://orcid.org/ 0000-0002-6217-2997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39615/2/Os%20Sete%20N%c3%adveis%20de%20Jacques%20Lecoq%20um%20estudo%20performativo%20e%20conceitual.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39615/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8997b1ea92bb08a217d3794777ea83cc
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589228086427648