Os sete níveis de Jacques Lecoq: um estudo performativo e conceitual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/39615 https://orcid.org/ 0000-0002-6217-2997 |
Resumo: | Esta dissertação teve como objeto de pesquisa os Sete Níveis de Jacques Lecoq, elaborados por ele nos anos de 1980 e, como objetivo, apresentar sua base conceitual, fontes e referências usadas na proposição destas escalas de tensões. Outro objetivo foi compreender como os Sete Níveis podem se atualizar para a sua aplicação hoje, podendo ainda auxiliar ou ser material para criação e preparação corporal nas artes da cena. As metodologias de pesquisa utilizadas foram a pesquisa performativa e a crítica genética (qualitativa). A primeira foi referência para a realização da parte prática cênica da pesquisa realizada no primeiro ano de trabalho, no qual pesquisamos os Sete Níveis como processo de criação e preparação corporal. A crítica genética foi abordada no segundo ano e nos auxiliou para desenvolver a parte conceitual do trabalho, reconstruindo o percurso de criação e experimentação dos Sete Níveis por Jacques Lecoq. Como resultado, constatamos que os Sete Níveis compõem um trabalho técnico cênico que potencializa o preparo corporal do profissional das artes da cena, pois trabalha o corpo em suas diferentes tensões por meio da improvisação, podendo promover um preparo físico aliado à criatividade. Como processo de criação, também alcançamos os resultados esperados criando uma performance que teve como narrativa o corpo em suas diferentes tensões e que foi feita com base nos exercícios dos Sete Níveis. Foi elaborada, por fim, uma conceitualização atualizada dos Sete Níveis apresentando propostas de nomenclaturas para cada um deles no sentido de facilitar a comunicação e orientação didático pedagógica dessa prática, bem como as discussões acerca dessa proposta de trabalho corporal. |
id |
UFMG_af14b6822b23d7fe5b714f8b6311dc77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/39615 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Beatriz Braga Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/9423809653679928Cláudia Muller SachsGabriela Córdoba Christófarohttp://lattes.cnpq.br/5758945472893864Nailanita Prette2022-02-23T13:40:44Z2022-02-23T13:40:44Z2021-08-26http://hdl.handle.net/1843/39615https://orcid.org/ 0000-0002-6217-2997Esta dissertação teve como objeto de pesquisa os Sete Níveis de Jacques Lecoq, elaborados por ele nos anos de 1980 e, como objetivo, apresentar sua base conceitual, fontes e referências usadas na proposição destas escalas de tensões. Outro objetivo foi compreender como os Sete Níveis podem se atualizar para a sua aplicação hoje, podendo ainda auxiliar ou ser material para criação e preparação corporal nas artes da cena. As metodologias de pesquisa utilizadas foram a pesquisa performativa e a crítica genética (qualitativa). A primeira foi referência para a realização da parte prática cênica da pesquisa realizada no primeiro ano de trabalho, no qual pesquisamos os Sete Níveis como processo de criação e preparação corporal. A crítica genética foi abordada no segundo ano e nos auxiliou para desenvolver a parte conceitual do trabalho, reconstruindo o percurso de criação e experimentação dos Sete Níveis por Jacques Lecoq. Como resultado, constatamos que os Sete Níveis compõem um trabalho técnico cênico que potencializa o preparo corporal do profissional das artes da cena, pois trabalha o corpo em suas diferentes tensões por meio da improvisação, podendo promover um preparo físico aliado à criatividade. Como processo de criação, também alcançamos os resultados esperados criando uma performance que teve como narrativa o corpo em suas diferentes tensões e que foi feita com base nos exercícios dos Sete Níveis. Foi elaborada, por fim, uma conceitualização atualizada dos Sete Níveis apresentando propostas de nomenclaturas para cada um deles no sentido de facilitar a comunicação e orientação didático pedagógica dessa prática, bem como as discussões acerca dessa proposta de trabalho corporal.This dissertation had as object of research the Seven Levels of Jacques Lecoq, elaborated by him in the 1980s and, as objective, to present its conceptual basis, sources and references used in the proposition of these tensions scales. Another objective was to understand how the Seven Levels can be upgraded to its application today, and can also assist or be material for creation and body preparation in the arts of the scene. The research methodologies used were performative research and genetic (qualitative) criticism. The first was a reference for the realization of the scenic practice part of the research carried out in the first year of work, in which we researched the Seven Levels as a process of creation and body preparation. Genetic criticism was addressed in the second year and helped us to develop the conceptual part of the work, reconstructing the path of creation and experimentation of the Seven Levels by Jacques Lecoq. As a result, we found that the Seven Levels compose a scenic technical work that enhances the body preparation of the professional of the arts of the scene, because it works the body in its different tensions through improvisation, and can promote a physical preparation combined with creativity. As a creation process, we also achieved the expected results creating a performance that had as narrative the body in its different tensions and that was made based on the exercises of the Seven Levels. Finally, an updated conceptualization of the Seven Levels was elaborated, presenting proposals of nomenclatures for each of them in order to facilitate the communication and pedagogical didactic guidance of this practice, as well as the discussions about this proposal of body work.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESLecoq, Jacques, 1921-1999Improvisação (Dança)Improvisação (Representação teatral)Expressão corporalRepresentação teatralPerformance (Arte)Dança - PesquisaJacques LecoqSete NíveisPesquisa performativaCorpoDançaTeatro físicoTensãoOs sete níveis de Jacques Lecoq: um estudo performativo e conceitualThe seven levels of Jacques Lecoq: a performative and conceptual studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALOs Sete Níveis de Jacques Lecoq um estudo performativo e conceitual.pdfOs Sete Níveis de Jacques Lecoq um estudo performativo e conceitual.pdfapplication/pdf1608667https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39615/2/Os%20Sete%20N%c3%adveis%20de%20Jacques%20Lecoq%20um%20estudo%20performativo%20e%20conceitual.pdf8997b1ea92bb08a217d3794777ea83ccMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39615/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/396152022-02-23 10:40:45.125oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-02-23T13:40:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os sete níveis de Jacques Lecoq: um estudo performativo e conceitual |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The seven levels of Jacques Lecoq: a performative and conceptual study |
title |
Os sete níveis de Jacques Lecoq: um estudo performativo e conceitual |
spellingShingle |
Os sete níveis de Jacques Lecoq: um estudo performativo e conceitual Nailanita Prette Jacques Lecoq Sete Níveis Pesquisa performativa Corpo Dança Teatro físico Tensão Lecoq, Jacques, 1921-1999 Improvisação (Dança) Improvisação (Representação teatral) Expressão corporal Representação teatral Performance (Arte) Dança - Pesquisa |
title_short |
Os sete níveis de Jacques Lecoq: um estudo performativo e conceitual |
title_full |
Os sete níveis de Jacques Lecoq: um estudo performativo e conceitual |
title_fullStr |
Os sete níveis de Jacques Lecoq: um estudo performativo e conceitual |
title_full_unstemmed |
Os sete níveis de Jacques Lecoq: um estudo performativo e conceitual |
title_sort |
Os sete níveis de Jacques Lecoq: um estudo performativo e conceitual |
author |
Nailanita Prette |
author_facet |
Nailanita Prette |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Beatriz Braga Mendonça |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9423809653679928 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Cláudia Muller Sachs |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Gabriela Córdoba Christófaro |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5758945472893864 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nailanita Prette |
contributor_str_mv |
Maria Beatriz Braga Mendonça Cláudia Muller Sachs Gabriela Córdoba Christófaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jacques Lecoq Sete Níveis Pesquisa performativa Corpo Dança Teatro físico Tensão |
topic |
Jacques Lecoq Sete Níveis Pesquisa performativa Corpo Dança Teatro físico Tensão Lecoq, Jacques, 1921-1999 Improvisação (Dança) Improvisação (Representação teatral) Expressão corporal Representação teatral Performance (Arte) Dança - Pesquisa |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Lecoq, Jacques, 1921-1999 Improvisação (Dança) Improvisação (Representação teatral) Expressão corporal Representação teatral Performance (Arte) Dança - Pesquisa |
description |
Esta dissertação teve como objeto de pesquisa os Sete Níveis de Jacques Lecoq, elaborados por ele nos anos de 1980 e, como objetivo, apresentar sua base conceitual, fontes e referências usadas na proposição destas escalas de tensões. Outro objetivo foi compreender como os Sete Níveis podem se atualizar para a sua aplicação hoje, podendo ainda auxiliar ou ser material para criação e preparação corporal nas artes da cena. As metodologias de pesquisa utilizadas foram a pesquisa performativa e a crítica genética (qualitativa). A primeira foi referência para a realização da parte prática cênica da pesquisa realizada no primeiro ano de trabalho, no qual pesquisamos os Sete Níveis como processo de criação e preparação corporal. A crítica genética foi abordada no segundo ano e nos auxiliou para desenvolver a parte conceitual do trabalho, reconstruindo o percurso de criação e experimentação dos Sete Níveis por Jacques Lecoq. Como resultado, constatamos que os Sete Níveis compõem um trabalho técnico cênico que potencializa o preparo corporal do profissional das artes da cena, pois trabalha o corpo em suas diferentes tensões por meio da improvisação, podendo promover um preparo físico aliado à criatividade. Como processo de criação, também alcançamos os resultados esperados criando uma performance que teve como narrativa o corpo em suas diferentes tensões e que foi feita com base nos exercícios dos Sete Níveis. Foi elaborada, por fim, uma conceitualização atualizada dos Sete Níveis apresentando propostas de nomenclaturas para cada um deles no sentido de facilitar a comunicação e orientação didático pedagógica dessa prática, bem como as discussões acerca dessa proposta de trabalho corporal. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-08-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-23T13:40:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-23T13:40:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/39615 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/ 0000-0002-6217-2997 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/39615 https://orcid.org/ 0000-0002-6217-2997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39615/2/Os%20Sete%20N%c3%adveis%20de%20Jacques%20Lecoq%20um%20estudo%20performativo%20e%20conceitual.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39615/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8997b1ea92bb08a217d3794777ea83cc cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589228086427648 |