Para ver a Odisséia: entre a literatura, as artes plásticas e o cinema
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ALDR-66ZGKV |
Resumo: | O objetivo central desta tese é estudar aspectos da recepção da Odisséia de Homero no campo das artes visuais, a saber, das artes plásticas e do cinema. Para tal, analisamos a visualidade presente no poema e o modo como o poeta estimula a imaginação plástica através de imagens visíveis e invisíveis. Na esfera das artes plásticas, investigamos a iconografia do ciclope no âmbito da escultura e da pintura antigas, o seu intercruzamento com a épica homérica e o modo como essas representações incorporam múltiplas referências culturais. Na área do cinema, tecemos comentários sobre dois filmes de importantes cineastas contemporâneos, O Desprezo de Godard e Um olhar a cada dia de Angelópoulos, que estabelecem um diálogo com Homero e lançam novos olhares sobre a Odisséia. Finalmente, analisamos alguns conceitos relativos à tradução intersemiótica e à tradição estética ocidental, a fim de demonstrar como as operações tradutórias oferecem aos artistas um campo fértil de expressão e de criação. Nesse sentido, propusemos uma reformulação da questão homérica, sugerindo que ela deva ser enfocada do ponto de vista da recepção dos poemas |
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Jacyntho Jose Lins BrandaoTeodoro Renno AssuncaoTereza Virginia R BarbosaImaculada Maria Guimarães KangussuJair Tadeu da FonsecaCelina Figueiredo Lage2019-08-13T16:10:44Z2019-08-13T16:10:44Z2004-12-01http://hdl.handle.net/1843/ALDR-66ZGKVO objetivo central desta tese é estudar aspectos da recepção da Odisséia de Homero no campo das artes visuais, a saber, das artes plásticas e do cinema. Para tal, analisamos a visualidade presente no poema e o modo como o poeta estimula a imaginação plástica através de imagens visíveis e invisíveis. Na esfera das artes plásticas, investigamos a iconografia do ciclope no âmbito da escultura e da pintura antigas, o seu intercruzamento com a épica homérica e o modo como essas representações incorporam múltiplas referências culturais. Na área do cinema, tecemos comentários sobre dois filmes de importantes cineastas contemporâneos, O Desprezo de Godard e Um olhar a cada dia de Angelópoulos, que estabelecem um diálogo com Homero e lançam novos olhares sobre a Odisséia. Finalmente, analisamos alguns conceitos relativos à tradução intersemiótica e à tradição estética ocidental, a fim de demonstrar como as operações tradutórias oferecem aos artistas um campo fértil de expressão e de criação. Nesse sentido, propusemos uma reformulação da questão homérica, sugerindo que ela deva ser enfocada do ponto de vista da recepção dos poemasThe aim of this research is to study some aspects of Homer's Odyssey reception in the field of Visual Arts, specifically Fine Arts and Cinema. We analysed the visuallity inside the poem and how the poet stimulates plastic imagination trough visible and invisible images. About Fine Arts, we investigated the Cyclops iconography at ancient sculptures and paintings, the relationship with the Homeric epic and the way how theserepresentations had incorporated multiple cultural references. In the area of Cinema, we made critical comments about two films by important contemporary film-makers, Contempt by Jean Luc Godard and Ulysses Gaze by Theo Angelopoulos, that had established dialogues with Homer and revealled new points of view about Odyssey. Then, we analysed some concepts related to the Intersemiotic Translation and to the Aesthetic Tradition, in the aim to demonstrate how the translations works could offer to the artists one very rich field of expression and creativity. In this sense, we proposed one reformulation of the Homeric Question, suggesting that it could be mainly focussed by the point of view of the poems receptionUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGO Desprezo (Filme)Ciclope (Mitologia grega)Angelópoulos, TheoUm Olhar a cada dia (Filme)Arte e literaturaLiteratura épica gregaHomero Odisséia Crítica e interpretaçãoCinemaArte gregaGodard, Jean-Luc 1930-Literatura e cinemaEstudos LiteráriosPara ver a Odisséia: entre a literatura, as artes plásticas e o cinemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpara_ver_a_odisseia.pdfapplication/pdf6027799https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-66ZGKV/1/para_ver_a_odisseia.pdfce6320f0c2edc9ee5ea278e0bae5c005MD51TEXTpara_ver_a_odisseia.pdf.txtpara_ver_a_odisseia.pdf.txtExtracted texttext/plain356867https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-66ZGKV/2/para_ver_a_odisseia.pdf.txtefb5978f18f188a47f40f707f194a67fMD521843/ALDR-66ZGKV2019-11-14 14:52:15.921oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-66ZGKVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:52:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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