O nacional e o popular na obra de Oduvaldo Vianna Filho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiz Paixao Lima Borges
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-A6UFSM
Resumo: Este trabalho aborda, sob a perspectiva dos conceitos 'nacional' e 'popular', elaborados no contexto histórico, político e social dos primeiros anos da década dos sessenta, do século vinte, a obra dramatúrgica de Oduvaldo Vianna Filho. Consideramos, portanto, o nacional enquanto rigorosa reflexão sobre a realidade brasileira e suas contradições sociais mais profundas, e o 'popular' enquanto realização de um teatro que, além de se identificar com o homem brasileiro, traga-o para a cena como protagonista de seus próprios conflitos, e a ele retorne, enquanto uma política de conscientização, através da arte e da cultura. O trabalho tem como foco principal a peça 'Rasga coração', obra-síntese em sua pesquisa estética e dramatúrgica, quanto em sua configuração política. Abordaremos também, no que concerne a uma análise do processo de aprofundamento e amadurecimento dramatúrgico, as peças 'Chapetuba Futebol Clube', 'A mais-valia vai acabar',seu Edgar', 'Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come' e 'Moço em estado de sítio' A seleção das peças obedeceu a critérios objetivos que visam a apresentar e confirmar o percurso estético e político do teatro de Vianninha, sua herança do realismo dialético brechtiano aliada às técnicas de composição do 'realismo psicológico'
id UFMG_b0a0325e13ab14d47418aa3ff558c662
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-A6UFSM
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marcos Rogerio Cordeiro FernandesAntonio Augusto Moreira de FariaRosângela Patriota RamosLuiz Paixao Lima Borges2019-08-14T15:55:45Z2019-08-14T15:55:45Z2016-02-03http://hdl.handle.net/1843/ECAP-A6UFSMEste trabalho aborda, sob a perspectiva dos conceitos 'nacional' e 'popular', elaborados no contexto histórico, político e social dos primeiros anos da década dos sessenta, do século vinte, a obra dramatúrgica de Oduvaldo Vianna Filho. Consideramos, portanto, o nacional enquanto rigorosa reflexão sobre a realidade brasileira e suas contradições sociais mais profundas, e o 'popular' enquanto realização de um teatro que, além de se identificar com o homem brasileiro, traga-o para a cena como protagonista de seus próprios conflitos, e a ele retorne, enquanto uma política de conscientização, através da arte e da cultura. O trabalho tem como foco principal a peça 'Rasga coração', obra-síntese em sua pesquisa estética e dramatúrgica, quanto em sua configuração política. Abordaremos também, no que concerne a uma análise do processo de aprofundamento e amadurecimento dramatúrgico, as peças 'Chapetuba Futebol Clube', 'A mais-valia vai acabar',seu Edgar', 'Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come' e 'Moço em estado de sítio' A seleção das peças obedeceu a critérios objetivos que visam a apresentar e confirmar o percurso estético e político do teatro de Vianninha, sua herança do realismo dialético brechtiano aliada às técnicas de composição do 'realismo psicológico'Cette travail traite, du point de vue des concepts 'national' et 'populaire', élaboré dans un contexte historique, politique et social des premires années de la décennie des années soixante du XXe. sicle, le travail dramaturgique de Oduvaldo Vianna Filho. Nous considérons donc le 'national' une réflexion rigoureuse sur la réalité brésilienne et ses plus profondes contradictions sociales, et 'populaire' tout en effectuant un théâtre qui, en plus de l'identification avec l'homme brésilienne, porter à la scne comme le protagoniste de leurs propres conflits, et il revient comme une politique de sensibilisation, à travers de l'art et de la culture. Le travail se concentre principalement sur la pice 'Rasga coração', travail de synthse dans sa recherche esthétique et dramaturgique, et dans sa configuration politique. Nous discutons aussi par rapport à une analyse du processus d'approfondissement et de maturation dramaturgique, les pices suivantes 'Chapetuba Futebol Clube', 'A mais-valia vai acabar',seu Edgar', 'Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come' et 'Moço em estado de sítio'. La sélection des pices obéit critres objectifs qui visent à présenter et confirmer la carrire esthétique et politique de le théâtre de Vianninha, son héritage de le réalisme dialectique brechtienne couplée avec les techniques de composition du 'réalisme psychologique'.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTeatro brasileiro História e críticaVianna Filho, Oduvaldo , 1936-1974 Rasga coração Critica e interpretaçãoVianna Filho, Oduvaldo , 1936-1974 Moço em estado de sítio Critica e interpretaçãoVianna Filho, Oduvaldo , 1936-1974 Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come Critica e interpretaçãoDramaturgos brasileirosVianna Filho, Oduvaldo , 1936-1974 Chapetuba Futebol Clube Critica e interpretaçãoTeatro Produção e direçãoPolitica na arteVianna Filho, Oduvaldo , 1936-1974 Mais-valia vai acabar, seu Edgar Critica e interpretaçãodramaturgia brasileirateatro engajadoOduvaldo Vianna FilhoO nacional e o popular na obra de Oduvaldo Vianna Filhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_luiz_paix_o_lima_borges.pdfapplication/pdf1573571https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-A6UFSM/1/disserta__o_luiz_paix_o_lima_borges.pdfd1d2b4cb7ab35ebdd1cf20cb02d5b1dcMD51TEXTdisserta__o_luiz_paix_o_lima_borges.pdf.txtdisserta__o_luiz_paix_o_lima_borges.pdf.txtExtracted texttext/plain668571https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-A6UFSM/2/disserta__o_luiz_paix_o_lima_borges.pdf.txtdca88e24e008ac777268641d08fadd60MD521843/ECAP-A6UFSM2019-11-14 14:55:01.861oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-A6UFSMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:55:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O nacional e o popular na obra de Oduvaldo Vianna Filho
title O nacional e o popular na obra de Oduvaldo Vianna Filho
spellingShingle O nacional e o popular na obra de Oduvaldo Vianna Filho
Luiz Paixao Lima Borges
dramaturgia brasileira
teatro engajado
Oduvaldo Vianna Filho
Teatro brasileiro História e crítica
Vianna Filho, Oduvaldo , 1936-1974 Rasga coração Critica e interpretação
Vianna Filho, Oduvaldo , 1936-1974 Moço em estado de sítio Critica e interpretação
Vianna Filho, Oduvaldo , 1936-1974 Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come Critica e interpretação
Dramaturgos brasileiros
Vianna Filho, Oduvaldo , 1936-1974 Chapetuba Futebol Clube Critica e interpretação
Teatro Produção e direção
Politica na arte
Vianna Filho, Oduvaldo , 1936-1974 Mais-valia vai acabar, seu Edgar Critica e interpretação
title_short O nacional e o popular na obra de Oduvaldo Vianna Filho
title_full O nacional e o popular na obra de Oduvaldo Vianna Filho
title_fullStr O nacional e o popular na obra de Oduvaldo Vianna Filho
title_full_unstemmed O nacional e o popular na obra de Oduvaldo Vianna Filho
title_sort O nacional e o popular na obra de Oduvaldo Vianna Filho
author Luiz Paixao Lima Borges
author_facet Luiz Paixao Lima Borges
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcos Rogerio Cordeiro Fernandes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Antonio Augusto Moreira de Faria
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rosângela Patriota Ramos
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiz Paixao Lima Borges
contributor_str_mv Marcos Rogerio Cordeiro Fernandes
Antonio Augusto Moreira de Faria
Rosângela Patriota Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv dramaturgia brasileira
teatro engajado
Oduvaldo Vianna Filho
topic dramaturgia brasileira
teatro engajado
Oduvaldo Vianna Filho
Teatro brasileiro História e crítica
Vianna Filho, Oduvaldo , 1936-1974 Rasga coração Critica e interpretação
Vianna Filho, Oduvaldo , 1936-1974 Moço em estado de sítio Critica e interpretação
Vianna Filho, Oduvaldo , 1936-1974 Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come Critica e interpretação
Dramaturgos brasileiros
Vianna Filho, Oduvaldo , 1936-1974 Chapetuba Futebol Clube Critica e interpretação
Teatro Produção e direção
Politica na arte
Vianna Filho, Oduvaldo , 1936-1974 Mais-valia vai acabar, seu Edgar Critica e interpretação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Teatro brasileiro História e crítica
Vianna Filho, Oduvaldo , 1936-1974 Rasga coração Critica e interpretação
Vianna Filho, Oduvaldo , 1936-1974 Moço em estado de sítio Critica e interpretação
Vianna Filho, Oduvaldo , 1936-1974 Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come Critica e interpretação
Dramaturgos brasileiros
Vianna Filho, Oduvaldo , 1936-1974 Chapetuba Futebol Clube Critica e interpretação
Teatro Produção e direção
Politica na arte
Vianna Filho, Oduvaldo , 1936-1974 Mais-valia vai acabar, seu Edgar Critica e interpretação
description Este trabalho aborda, sob a perspectiva dos conceitos 'nacional' e 'popular', elaborados no contexto histórico, político e social dos primeiros anos da década dos sessenta, do século vinte, a obra dramatúrgica de Oduvaldo Vianna Filho. Consideramos, portanto, o nacional enquanto rigorosa reflexão sobre a realidade brasileira e suas contradições sociais mais profundas, e o 'popular' enquanto realização de um teatro que, além de se identificar com o homem brasileiro, traga-o para a cena como protagonista de seus próprios conflitos, e a ele retorne, enquanto uma política de conscientização, através da arte e da cultura. O trabalho tem como foco principal a peça 'Rasga coração', obra-síntese em sua pesquisa estética e dramatúrgica, quanto em sua configuração política. Abordaremos também, no que concerne a uma análise do processo de aprofundamento e amadurecimento dramatúrgico, as peças 'Chapetuba Futebol Clube', 'A mais-valia vai acabar',seu Edgar', 'Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come' e 'Moço em estado de sítio' A seleção das peças obedeceu a critérios objetivos que visam a apresentar e confirmar o percurso estético e político do teatro de Vianninha, sua herança do realismo dialético brechtiano aliada às técnicas de composição do 'realismo psicológico'
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T15:55:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T15:55:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ECAP-A6UFSM
url http://hdl.handle.net/1843/ECAP-A6UFSM
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-A6UFSM/1/disserta__o_luiz_paix_o_lima_borges.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-A6UFSM/2/disserta__o_luiz_paix_o_lima_borges.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d1d2b4cb7ab35ebdd1cf20cb02d5b1dc
dca88e24e008ac777268641d08fadd60
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676744306982912