Under the historical melancholy: the post-64 in Moço em estado de sítio, by Oduvaldo Vianna Filho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo, Paulo Bio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lima, Nathália Cioffi de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22270
Resumo: This article aimed to examine the elaboration of melancholy in Moço em Estado de Sítio, by Oduvaldo Vianna Filho, written shortly after the 1964 military coup. Through the analytical reading of this dramaturgical production, it was analyzed how the tensions and disagreements that permeate the central characters, as the narrative structure itself, delineate a certain type of melancholic diagnosis of the country in front of the social fracture and the malaise arised from the military regime, as well as the stagnation of a generation of intellectuals and artists who were similarly besieged after 1964.  
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spelling Under the historical melancholy: the post-64 in Moço em estado de sítio, by Oduvaldo Vianna FilhoBajo la melancolía histórica: el pós-64 en Moço em estado de sítio, de Oduvaldo Vianna FilhoSob melancolia histórica: o pós-64 em “Moço em estado de sítio”, de Oduvaldo Vianna FilhoMelancoliaOduvaldo Vianna FilhoTeatro políticoDitaduraMelancholyOduvaldo Vianna FilhoPolitical TheaterDictatorshipMelancoliaOduvaldo Vianna FilhoTeatro PopularDictaduraThis article aimed to examine the elaboration of melancholy in Moço em Estado de Sítio, by Oduvaldo Vianna Filho, written shortly after the 1964 military coup. Through the analytical reading of this dramaturgical production, it was analyzed how the tensions and disagreements that permeate the central characters, as the narrative structure itself, delineate a certain type of melancholic diagnosis of the country in front of the social fracture and the malaise arised from the military regime, as well as the stagnation of a generation of intellectuals and artists who were similarly besieged after 1964.  Este trabajo se propuso examinar la elaboración de la melancolía en Moço en estado de sitio, de Oduvaldo Vianna Filho, escrita poco después del golpe militar de 1964. A través de la lectura analítica de esta producción dramatúrgica, se analizó cómo las tensiones y desencuentros que impregnan a los personajes centrales, así como la propia estructura de la narración, trazan una especie de diagnóstico melancólico del país ante la fractura social y el malestar surgido del régimen militar, así como el estancamiento de una generación de intelectuales y artistas que se encontraron igualmente asediados después del 64.Este trabalho se propôs a examinar a elaboração da melancolia em Moço em estado de sítio, de Oduvaldo Vianna Filho, escrita logo após o golpe militar de 1964. Por meio da leitura analítica dessa produção dramatúrgica, foi analisado de que forma as tensões e desavenças que permeiam as personagens centrais, bem como a própria estrutura da narrativa, traçam uma espécie de diagnóstico melancólico do país diante da fratura social e do mal estar advindos do regime militar, assim como da estagnação de uma geração de intelectuais e artistas que se viu, após 64, igualmente sitiada.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2022-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/2227010.5965/1414573102442022e0109Urdimento; Vol. 2 Núm. 44 (2022): Produção de dramaturgia a partir do Sul - Perspectivas criticas de formação e criação | Corpo e(n)cena e (des)educação II; 1-17Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 44 (2022): Produção de dramaturgia a partir do Sul - Perspectivas criticas de formação e criação | Corpo e(n)cena e (des)educação II; 1-17Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 44 (2022): Produção de dramaturgia a partir do Sul - Perspectivas criticas de formação e criação | Corpo e(n)cena e (des)educação II; 1-172358-695810.5965/10.5965/1414573102442022reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22270/14739https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22270/14740Copyright (c) 2022 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessToledo, Paulo BioLima, Nathália Cioffi de2022-09-26T20:44:55Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/22270Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2022-09-26T20:44:55Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
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