Opacidade e transparência. Percurso por obras tridimensionais em Belo Horizonte: de adolescentes (1937) a espaço nº9 (1967)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-APENYH |
Resumo: | A presente pesquisa se dedica a construção da história da arte em Belo Horizonte através de um percurso composto pelas obras tridimensionais presentes na cidade. O itinerário é constituídopor dois momentos: o primeiro envolve obras consideradas modernas e localizadas na cidade de Belo Horizonte, caso da escultura Adolescentes (1937) da artista Jeanne Milde e parte do acervo do Museu Mineiro (MMI) e obras localizadas no Complexo Arquitetônico da Pampulha construído em 1943, são elas o baixo-relevo produzido por Alfredo Ceschiatti no interior da Igreja São Francisco de Assis; O Abraço, também de autoria de Ceschiatti mas localizada no Museu de Arte da Pampulha (MAP), a escultura Pampulha (ou Figura Alada) de José AlvesPedrosa e o Nu de August Zamoinsky, que compartilham da mesma localização e encontramse nos jardins do MAP. O segundo momento consiste na seleção de obras tridimensionais premiadas nos Salões Munipais de Belas Artes (SMBA) realizados pelo MAP nas edições de1961 (XVI SMBA), 1963 (XVIII SMBA), 1965 (XX SMBA) e 1967 (XXII SMBA), das quais serão analisadas as esculturas A Sentinela de Francisco Stockinger, Sem título de Amílcar de Castro, O Temerário de Nicolas Vlavianos e Espaço nº 9 de Hisao Ohara. A divisão adotada teve como princípio a construção de dois blocos de análise para a compreensão do fazer tridimensional a partir dos respectivos tensionamentos suscitados: o primeiro a uma ideia de escultura moderna e o segundo em termos de especificidade da prática escultórica tradicional. |
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Rodrigo Vivas AndradeLeonardo Hipolito Genaro FigoliMaria do Carmo Couto da SilvaGisele Guedes Tomaz de Aquino Pessoa2019-08-10T08:40:35Z2019-08-10T08:40:35Z2017-03-20http://hdl.handle.net/1843/BUBD-APENYHA presente pesquisa se dedica a construção da história da arte em Belo Horizonte através de um percurso composto pelas obras tridimensionais presentes na cidade. O itinerário é constituídopor dois momentos: o primeiro envolve obras consideradas modernas e localizadas na cidade de Belo Horizonte, caso da escultura Adolescentes (1937) da artista Jeanne Milde e parte do acervo do Museu Mineiro (MMI) e obras localizadas no Complexo Arquitetônico da Pampulha construído em 1943, são elas o baixo-relevo produzido por Alfredo Ceschiatti no interior da Igreja São Francisco de Assis; O Abraço, também de autoria de Ceschiatti mas localizada no Museu de Arte da Pampulha (MAP), a escultura Pampulha (ou Figura Alada) de José AlvesPedrosa e o Nu de August Zamoinsky, que compartilham da mesma localização e encontramse nos jardins do MAP. O segundo momento consiste na seleção de obras tridimensionais premiadas nos Salões Munipais de Belas Artes (SMBA) realizados pelo MAP nas edições de1961 (XVI SMBA), 1963 (XVIII SMBA), 1965 (XX SMBA) e 1967 (XXII SMBA), das quais serão analisadas as esculturas A Sentinela de Francisco Stockinger, Sem título de Amílcar de Castro, O Temerário de Nicolas Vlavianos e Espaço nº 9 de Hisao Ohara. A divisão adotada teve como princípio a construção de dois blocos de análise para a compreensão do fazer tridimensional a partir dos respectivos tensionamentos suscitados: o primeiro a uma ideia de escultura moderna e o segundo em termos de especificidade da prática escultórica tradicional.The present research is dedicated to the construction of the history of art in Belo Horizonte through a compound path of the three-dimensional works present in the city. The itinerary consists of two phases: the first involves works considered modern and present in the city of Belo Horizonte, case of Adolescents (1937) sculpture of artist Jeanne Milde and part of the collection of the Mining Museum (MMI) and works located in Pampulha Architectural Complex built in 1943, are they the bas-relief produced by Alfredo Ceschiatti inside the Church of Saint Francis of Assisi; The Hug, also authored by Ceschiatti but in Pampulha Art Museum (MAP), Pampulha sculpture (or Winged Figure) of José Alves Pedrosa and the Nude by August Zamoinsky, who share the same location in the gardens of the MAP. The second moment consists in the selection of three-dimensional works awarded in the mucipal art salons of fine arts (SMBA) performed by the MAP in the editions of 1961 (XVI SMBA), 1963 (XVIII SMBA), 1965 (XX SMBA) and 1967 (XXII SMBA), of which will be analysed the sculptures The Sentinel of Francisco Stockinger, Untitled of Amílcar de Castro, The Bold of Nicolas Vlavianos and Space no. 9 of Hisao Ohara. The division adopted had in principle the construction of two blocks of analysis for understanding of respective stresses from threedimensional raised: the first to an idea of modern sculpture and the second in terms of specificity of tradicional sculptural practice.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscultura modernaSalões de arteArte Belo Horizonte (MG)Artes plásticas Belo Horizonte (MG)Salão Municipal de belas artesArtesOpacidade e transparência. Percurso por obras tridimensionais em Belo Horizonte: de adolescentes (1937) a espaço nº9 (1967)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALsalvar_cd.pdfapplication/pdf6014584https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-APENYH/1/salvar_cd.pdf9823bd570a8fbd71921901cc467fb5adMD51TEXTsalvar_cd.pdf.txtsalvar_cd.pdf.txtExtracted texttext/plain361779https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-APENYH/2/salvar_cd.pdf.txt0740331a66ac1deb38749c834a8674e3MD521843/BUBD-APENYH2019-11-14 10:56:31.287oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-APENYHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:56:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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