A emergência do campo artístico em Belo Horizonte: décadas de 20 e 30

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joao Ivo D M Pinheiro Duarte Guimaraes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-8M4G86
Resumo: O mundo das artes plásticas na Belo Horizonte do início do século XX é usualmente caracterizado como essencialmente precário, tradicional e acadêmico. Esse trabalho investiga esse momento, focalizando a figura essencial de Aníbal Mattos e buscando averiguar a validade dessa caracterização recorrente. A atuação do fluminense Aníbal Mattos no fomento artístico e articulação do campo artístico em Belo Horizonte foi decisiva, de modo que a ênfase do trabalho recai sobre sua abrangente trajetória pessoal e institucional nos campos intelectual e artístico da época. Mattos aparece como uma figura dinâmica e fundamental naintegração dos artistas e interessados, por meio da promoção de exposições e instituições de ensino, ainda que efêmeras. A caracterização de Aníbal Mattos como articulador de tal relevância lança dúvidas sobre certas determinações correntes acerca da tradicional dualidade entre academicismo e modernismo.
id UFMG_bb223f0938f58fc85e7991f9b36d8900
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-8M4G86
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Alexandre Antonio CardosoRonaldo de NoronhaLeonardo Hipolito Genaro FigoliRodrigo Vivas AndradeJoao Ivo D M Pinheiro Duarte Guimaraes2019-08-14T07:02:30Z2019-08-14T07:02:30Z2011-06-03http://hdl.handle.net/1843/BUBD-8M4G86O mundo das artes plásticas na Belo Horizonte do início do século XX é usualmente caracterizado como essencialmente precário, tradicional e acadêmico. Esse trabalho investiga esse momento, focalizando a figura essencial de Aníbal Mattos e buscando averiguar a validade dessa caracterização recorrente. A atuação do fluminense Aníbal Mattos no fomento artístico e articulação do campo artístico em Belo Horizonte foi decisiva, de modo que a ênfase do trabalho recai sobre sua abrangente trajetória pessoal e institucional nos campos intelectual e artístico da época. Mattos aparece como uma figura dinâmica e fundamental naintegração dos artistas e interessados, por meio da promoção de exposições e instituições de ensino, ainda que efêmeras. A caracterização de Aníbal Mattos como articulador de tal relevância lança dúvidas sobre certas determinações correntes acerca da tradicional dualidade entre academicismo e modernismo.The world of plastic arts in Belo Horizonte in the early 20th century is typically characterised as inherently precarious, traditional and academic. This essay investigates this period and environment, using as a focal point the essential figure of Aníbal Mattos, and questions the validity of this recurrent characterization. This essay asserts that Mattos role inthe incentivation and articulation of the artistic environment in Belo Horizonte was decisive, so much so that the emphases of this article also incorporates some observations of his personal and institutional trajectory in the intellectual and artistic environment of the time.Within this article it is argued that Aníbal Mattos should be seen as a dynamic individual, fundamental to the integration of artists and other interested parties, by promoting exhibitions and education institutions, even if only short lived. This characterization of Mattos as an articulator of such relevance raises doubts concerning certain common assumptions about the artists actions towards the modernist movement, as well as the popularly perceived duality between academicism and modernism.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSociologiaMattos, Aníbal, 1886-1969Arte Belo Horizonte (MG)Artes plásticas Belo Horizonte (MG)Campo artísticoBelo HorizonteAníbal MattosA emergência do campo artístico em Belo Horizonte: décadas de 20 e 30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcapa_disserta__o_final_finalmente_2.pdfapplication/pdf709656https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-8M4G86/1/capa_disserta__o_final_finalmente_2.pdff576c6a0a88fce8501137385ea4e8901MD51TEXTcapa_disserta__o_final_finalmente_2.pdf.txtcapa_disserta__o_final_finalmente_2.pdf.txtExtracted texttext/plain227026https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-8M4G86/2/capa_disserta__o_final_finalmente_2.pdf.txt9b87e4f01c767768498cd890aa687418MD521843/BUBD-8M4G862019-11-14 13:18:27.606oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-8M4G86Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:18:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A emergência do campo artístico em Belo Horizonte: décadas de 20 e 30
title A emergência do campo artístico em Belo Horizonte: décadas de 20 e 30
spellingShingle A emergência do campo artístico em Belo Horizonte: décadas de 20 e 30
Joao Ivo D M Pinheiro Duarte Guimaraes
Campo artístico
Belo Horizonte
Aníbal Mattos
Sociologia
Mattos, Aníbal, 1886-1969
Arte Belo Horizonte (MG)
Artes plásticas Belo Horizonte (MG)
title_short A emergência do campo artístico em Belo Horizonte: décadas de 20 e 30
title_full A emergência do campo artístico em Belo Horizonte: décadas de 20 e 30
title_fullStr A emergência do campo artístico em Belo Horizonte: décadas de 20 e 30
title_full_unstemmed A emergência do campo artístico em Belo Horizonte: décadas de 20 e 30
title_sort A emergência do campo artístico em Belo Horizonte: décadas de 20 e 30
author Joao Ivo D M Pinheiro Duarte Guimaraes
author_facet Joao Ivo D M Pinheiro Duarte Guimaraes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alexandre Antonio Cardoso
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ronaldo de Noronha
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Leonardo Hipolito Genaro Figoli
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rodrigo Vivas Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Joao Ivo D M Pinheiro Duarte Guimaraes
contributor_str_mv Alexandre Antonio Cardoso
Ronaldo de Noronha
Leonardo Hipolito Genaro Figoli
Rodrigo Vivas Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Campo artístico
Belo Horizonte
Aníbal Mattos
topic Campo artístico
Belo Horizonte
Aníbal Mattos
Sociologia
Mattos, Aníbal, 1886-1969
Arte Belo Horizonte (MG)
Artes plásticas Belo Horizonte (MG)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Sociologia
Mattos, Aníbal, 1886-1969
Arte Belo Horizonte (MG)
Artes plásticas Belo Horizonte (MG)
description O mundo das artes plásticas na Belo Horizonte do início do século XX é usualmente caracterizado como essencialmente precário, tradicional e acadêmico. Esse trabalho investiga esse momento, focalizando a figura essencial de Aníbal Mattos e buscando averiguar a validade dessa caracterização recorrente. A atuação do fluminense Aníbal Mattos no fomento artístico e articulação do campo artístico em Belo Horizonte foi decisiva, de modo que a ênfase do trabalho recai sobre sua abrangente trajetória pessoal e institucional nos campos intelectual e artístico da época. Mattos aparece como uma figura dinâmica e fundamental naintegração dos artistas e interessados, por meio da promoção de exposições e instituições de ensino, ainda que efêmeras. A caracterização de Aníbal Mattos como articulador de tal relevância lança dúvidas sobre certas determinações correntes acerca da tradicional dualidade entre academicismo e modernismo.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-06-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T07:02:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T07:02:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-8M4G86
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-8M4G86
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-8M4G86/1/capa_disserta__o_final_finalmente_2.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-8M4G86/2/capa_disserta__o_final_finalmente_2.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f576c6a0a88fce8501137385ea4e8901
9b87e4f01c767768498cd890aa687418
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676806526337024