O ensino de piano nos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais a partir do olhar de seus professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Teresa de Souza Neves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/31037
Resumo: Minas Gerais é o único estado no Brasil que conta com 12 (doze) Conservatórios Estaduais de Música (CEM), públicos e gratuitos, mantidos integralmente pela Secretaria de Estado de Educação, proporcionando acesso a bens culturais e artísticos a uma significativa parcela da população das cidades e regiões onde se localizam. Para além da formação musical, pode-se afirmar que essas instituições também são responsáveis por absorver um número significativo de profissionais que se dedicam ao ensino. Em um levantamento realizado no final de 2018, aferiu-se que havia o expressivo número de 181 professores de piano nos CEM. Cientes da importância dessas instituições, essa pesquisa teve como objetivo investigar as relações entre a formação e a atuação profissional dos professores de piano dos CEM de Minas Gerais, buscando conhecer aspectos de sua formação e compreender os diferentes sentidos que esses professores atribuem à sua atividade profissional. Para tanto se optou por duas abordagens metodológicas distintas. A primeira, de caráter quantitativo, utilizou a aplicação de questionário como instrumento de coleta de dados. A segunda, de caráter qualitativo, corpus principal dessa pesquisa, adotou a abordagem biográfica, realizada a partir de entrevista semiestruturada, resultando na construção de dez narrativas biográficas. Para se realizar a análise transversal das narrativas foram utilizados cinco eixos, a saber: dados referentes à origem social dos sujeitos e ambiente cultural familiar; a formação musical inicial; a trajetória acadêmica; o exercício profissional docente e as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula; atividades profissionais em outros contextos. Os CEM se mostraram como um campo fértil para a pesquisa e análise da formação profissional oferecida pelas instituições de Ensino Superior. Como principais resultados percebe-se a necessidade de implementar mudanças nos currículos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura a fim de incrementar a formação do professor de instrumento para atuar em escolas especializadas, contemplando também o ensino musical inclusivo e/ou o ensino instrumental inclusivo. Espera-se que este trabalho venha enriquecer a discussão acerca da formação superior em música no Brasil, traga maior visibilidade aos CEM e aponte caminhos para a formação continuada de seus professores.
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Cientes da importância dessas instituições, essa pesquisa teve como objetivo investigar as relações entre a formação e a atuação profissional dos professores de piano dos CEM de Minas Gerais, buscando conhecer aspectos de sua formação e compreender os diferentes sentidos que esses professores atribuem à sua atividade profissional. Para tanto se optou por duas abordagens metodológicas distintas. A primeira, de caráter quantitativo, utilizou a aplicação de questionário como instrumento de coleta de dados. A segunda, de caráter qualitativo, corpus principal dessa pesquisa, adotou a abordagem biográfica, realizada a partir de entrevista semiestruturada, resultando na construção de dez narrativas biográficas. Para se realizar a análise transversal das narrativas foram utilizados cinco eixos, a saber: dados referentes à origem social dos sujeitos e ambiente cultural familiar; a formação musical inicial; a trajetória acadêmica; o exercício profissional docente e as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula; atividades profissionais em outros contextos. Os CEM se mostraram como um campo fértil para a pesquisa e análise da formação profissional oferecida pelas instituições de Ensino Superior. Como principais resultados percebe-se a necessidade de implementar mudanças nos currículos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura a fim de incrementar a formação do professor de instrumento para atuar em escolas especializadas, contemplando também o ensino musical inclusivo e/ou o ensino instrumental inclusivo. Espera-se que este trabalho venha enriquecer a discussão acerca da formação superior em música no Brasil, traga maior visibilidade aos CEM e aponte caminhos para a formação continuada de seus professores.Minas Gerais is the only state in Brazil to have 12 (twelve) State Music Conservatories (CEM), which are public and free of charge, maintained entirely by the State Secretary of Education, providing access to cultural and artistic assets to a significant portion of the population in the cities and areas where they are situated. In addition to musical education, we can assert that these institutions are also responsible for absorbing a significant number of professionals dedicated to teaching. In a survey conducted in the end of 2018, we verified that there were an expressive number of 181 piano teachers at the CEMs. Aware of the importance of these institutions, this research aimed to investigate the relationship between the formation and professional performance of piano teachers from the CEM of Minas Gerais, seeking to know aspects of their education and to understand the different meanings that these teachers attribute to their professional activity. Therefore, two different methodological approaches were chosen. The first, quantitative character, used the application of a questionnaire as a data collection instrument. The second, of qualitative character, main corpus of this research, adopted the biographical approach, conducted from semi-structured interviews, resulting in the construction of ten biographical narratives. In order to conduct the transversal analysis of the narratives, five axes were used, knowingly: data referring to the subjects' social origin and family cultural environment; the initial musical education; academic education in higher education; the professional teaching exercise and the pedagogical practices developed in the classroom; professional activities in other contexts. The CEMs proved to be a fertile field for research and analysis of vocational training offered by universities. The main results are the need to implement changes in the curricula of undergraduate courses in order to increase the formation of the instrument teacher to work in specialized schools, also including the inclusive music education and / or inclusive instrumental education. We hope that this work stimulates and enriches the discussion about higher education in music in Brazil, bring greater visibility to CEMs and point out ways for the continuing education of their teachers.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAEducação musicalPiano - Instrução e ensinoConservatórios Estaduais de MúsicaPedagogia do PianoFormação de ProfessoresO ensino de piano nos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais a partir do olhar de seus professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação Maria Teresa Neves.pdfDissertação Maria Teresa Neves.pdfapplication/pdf5430968https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31037/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Maria%20Teresa%20Neves.pdfb630a32de5962c32e645d0a6f0363940MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31037/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTDissertação Maria Teresa Neves.pdf.txtDissertação Maria Teresa Neves.pdf.txtExtracted texttext/plain527138https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31037/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Maria%20Teresa%20Neves.pdf.txt38ef3eacb84ae0c80e2f3f568cdb11b0MD531843/310372019-11-19 03:28:55.892oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-19T06:28:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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