A poesia sonora como expressão da oralidade: história e desdobramentos de uma vanguarda poética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brenda Marques Pena
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-76XKTF
Resumo: A história da Poesia Sonora, sua origem e desdobramentos são tratados nesta dissertação que traz um importante estudo sobre a relação entre as artes de vanguarda no século XX onde esta poética está inserida. Apresentaremos conceitos de oralidade, escrita, escritura, ruído, silêncio e ritmo. As experimentações sonoras de John Cage e de Henri Chopin foram determinantes para o estabelecimento de novas linguagens para a música eletrônica e a Poesia Sonora, assim como as performances radiofônicas de Artaud. O capítulo final traz uma série de entrevistas com Boris Schnaiderman, Wilton Azevedo, Vera Casa Nova, Ricardo Aleixo, Marcelo Dolabela, Lúcio Agra, uma crítica ao Museu da Imagem e do Som de São Paulo e um breve relato. Este estudo se faz importante hoje para compreendermos as aplicações desta na hipermídia e para mostrar como as classificações rigorosas de arte estão caindo e a busca de artistas por uma arte que se dá na inter-relação entre as diferentes representações e suportes, tem sido vivenciada na contemporaneidade.
id UFMG_b20131d28f2684a9ebfbf0ff30053d66
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-76XKTF
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sonia Maria de Melo QueirozLuis Alberto Ferreira Brandao SantosWilton Luiz de AzevedoBrenda Marques Pena2019-08-11T16:22:27Z2019-08-11T16:22:27Z2007-09-10http://hdl.handle.net/1843/ECAP-76XKTFA história da Poesia Sonora, sua origem e desdobramentos são tratados nesta dissertação que traz um importante estudo sobre a relação entre as artes de vanguarda no século XX onde esta poética está inserida. Apresentaremos conceitos de oralidade, escrita, escritura, ruído, silêncio e ritmo. As experimentações sonoras de John Cage e de Henri Chopin foram determinantes para o estabelecimento de novas linguagens para a música eletrônica e a Poesia Sonora, assim como as performances radiofônicas de Artaud. O capítulo final traz uma série de entrevistas com Boris Schnaiderman, Wilton Azevedo, Vera Casa Nova, Ricardo Aleixo, Marcelo Dolabela, Lúcio Agra, uma crítica ao Museu da Imagem e do Som de São Paulo e um breve relato. Este estudo se faz importante hoje para compreendermos as aplicações desta na hipermídia e para mostrar como as classificações rigorosas de arte estão caindo e a busca de artistas por uma arte que se dá na inter-relação entre as diferentes representações e suportes, tem sido vivenciada na contemporaneidade.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPoesia Séc XX História e críticaSistemas de hipermídiaEletroacusticaPerformance (Arte)Comunicação oralOralidadePoesia sonorasomeletroacústicavanguardas poéticasperformancehipermídiaritmooralidadePoesia SonoraescrituraruídoliteraturaA poesia sonora como expressão da oralidade: história e desdobramentos de uma vanguarda poéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__obrendamarquespena_biblioteca.pdfapplication/pdf1628594https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-76XKTF/1/disserta__obrendamarquespena_biblioteca.pdf8e3390a00be73246cd97e5c799e94182MD51TEXTdisserta__obrendamarquespena_biblioteca.pdf.txtdisserta__obrendamarquespena_biblioteca.pdf.txtExtracted texttext/plain258146https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-76XKTF/2/disserta__obrendamarquespena_biblioteca.pdf.txt31961d3833c1721b349e88fa77c46d09MD521843/ECAP-76XKTF2019-11-14 07:57:18.368oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-76XKTFRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:57:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A poesia sonora como expressão da oralidade: história e desdobramentos de uma vanguarda poética
title A poesia sonora como expressão da oralidade: história e desdobramentos de uma vanguarda poética
spellingShingle A poesia sonora como expressão da oralidade: história e desdobramentos de uma vanguarda poética
Brenda Marques Pena
som
eletroacústica
vanguardas poéticas
performance
hipermídia
ritmo
oralidade
Poesia Sonora
escritura
ruído
literatura
Poesia Séc XX História e crítica
Sistemas de hipermídia
Eletroacustica
Performance (Arte)
Comunicação oral
Oralidade
Poesia sonora
title_short A poesia sonora como expressão da oralidade: história e desdobramentos de uma vanguarda poética
title_full A poesia sonora como expressão da oralidade: história e desdobramentos de uma vanguarda poética
title_fullStr A poesia sonora como expressão da oralidade: história e desdobramentos de uma vanguarda poética
title_full_unstemmed A poesia sonora como expressão da oralidade: história e desdobramentos de uma vanguarda poética
title_sort A poesia sonora como expressão da oralidade: história e desdobramentos de uma vanguarda poética
author Brenda Marques Pena
author_facet Brenda Marques Pena
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sonia Maria de Melo Queiroz
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luis Alberto Ferreira Brandao Santos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Wilton Luiz de Azevedo
dc.contributor.author.fl_str_mv Brenda Marques Pena
contributor_str_mv Sonia Maria de Melo Queiroz
Luis Alberto Ferreira Brandao Santos
Wilton Luiz de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv som
eletroacústica
vanguardas poéticas
performance
hipermídia
ritmo
oralidade
Poesia Sonora
escritura
ruído
literatura
topic som
eletroacústica
vanguardas poéticas
performance
hipermídia
ritmo
oralidade
Poesia Sonora
escritura
ruído
literatura
Poesia Séc XX História e crítica
Sistemas de hipermídia
Eletroacustica
Performance (Arte)
Comunicação oral
Oralidade
Poesia sonora
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Poesia Séc XX História e crítica
Sistemas de hipermídia
Eletroacustica
Performance (Arte)
Comunicação oral
Oralidade
Poesia sonora
description A história da Poesia Sonora, sua origem e desdobramentos são tratados nesta dissertação que traz um importante estudo sobre a relação entre as artes de vanguarda no século XX onde esta poética está inserida. Apresentaremos conceitos de oralidade, escrita, escritura, ruído, silêncio e ritmo. As experimentações sonoras de John Cage e de Henri Chopin foram determinantes para o estabelecimento de novas linguagens para a música eletrônica e a Poesia Sonora, assim como as performances radiofônicas de Artaud. O capítulo final traz uma série de entrevistas com Boris Schnaiderman, Wilton Azevedo, Vera Casa Nova, Ricardo Aleixo, Marcelo Dolabela, Lúcio Agra, uma crítica ao Museu da Imagem e do Som de São Paulo e um breve relato. Este estudo se faz importante hoje para compreendermos as aplicações desta na hipermídia e para mostrar como as classificações rigorosas de arte estão caindo e a busca de artistas por uma arte que se dá na inter-relação entre as diferentes representações e suportes, tem sido vivenciada na contemporaneidade.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-09-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T16:22:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T16:22:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ECAP-76XKTF
url http://hdl.handle.net/1843/ECAP-76XKTF
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-76XKTF/1/disserta__obrendamarquespena_biblioteca.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-76XKTF/2/disserta__obrendamarquespena_biblioteca.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e3390a00be73246cd97e5c799e94182
31961d3833c1721b349e88fa77c46d09
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589419015340032