A poesia sonora como expressão da oralidade: história e desdobramentos de uma vanguarda poética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-76XKTF |
Resumo: | A história da Poesia Sonora, sua origem e desdobramentos são tratados nesta dissertação que traz um importante estudo sobre a relação entre as artes de vanguarda no século XX onde esta poética está inserida. Apresentaremos conceitos de oralidade, escrita, escritura, ruído, silêncio e ritmo. As experimentações sonoras de John Cage e de Henri Chopin foram determinantes para o estabelecimento de novas linguagens para a música eletrônica e a Poesia Sonora, assim como as performances radiofônicas de Artaud. O capítulo final traz uma série de entrevistas com Boris Schnaiderman, Wilton Azevedo, Vera Casa Nova, Ricardo Aleixo, Marcelo Dolabela, Lúcio Agra, uma crítica ao Museu da Imagem e do Som de São Paulo e um breve relato. Este estudo se faz importante hoje para compreendermos as aplicações desta na hipermídia e para mostrar como as classificações rigorosas de arte estão caindo e a busca de artistas por uma arte que se dá na inter-relação entre as diferentes representações e suportes, tem sido vivenciada na contemporaneidade. |
id |
UFMG_b20131d28f2684a9ebfbf0ff30053d66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-76XKTF |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Sonia Maria de Melo QueirozLuis Alberto Ferreira Brandao SantosWilton Luiz de AzevedoBrenda Marques Pena2019-08-11T16:22:27Z2019-08-11T16:22:27Z2007-09-10http://hdl.handle.net/1843/ECAP-76XKTFA história da Poesia Sonora, sua origem e desdobramentos são tratados nesta dissertação que traz um importante estudo sobre a relação entre as artes de vanguarda no século XX onde esta poética está inserida. Apresentaremos conceitos de oralidade, escrita, escritura, ruído, silêncio e ritmo. As experimentações sonoras de John Cage e de Henri Chopin foram determinantes para o estabelecimento de novas linguagens para a música eletrônica e a Poesia Sonora, assim como as performances radiofônicas de Artaud. O capítulo final traz uma série de entrevistas com Boris Schnaiderman, Wilton Azevedo, Vera Casa Nova, Ricardo Aleixo, Marcelo Dolabela, Lúcio Agra, uma crítica ao Museu da Imagem e do Som de São Paulo e um breve relato. Este estudo se faz importante hoje para compreendermos as aplicações desta na hipermídia e para mostrar como as classificações rigorosas de arte estão caindo e a busca de artistas por uma arte que se dá na inter-relação entre as diferentes representações e suportes, tem sido vivenciada na contemporaneidade.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPoesia Séc XX História e críticaSistemas de hipermídiaEletroacusticaPerformance (Arte)Comunicação oralOralidadePoesia sonorasomeletroacústicavanguardas poéticasperformancehipermídiaritmooralidadePoesia SonoraescrituraruídoliteraturaA poesia sonora como expressão da oralidade: história e desdobramentos de uma vanguarda poéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__obrendamarquespena_biblioteca.pdfapplication/pdf1628594https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-76XKTF/1/disserta__obrendamarquespena_biblioteca.pdf8e3390a00be73246cd97e5c799e94182MD51TEXTdisserta__obrendamarquespena_biblioteca.pdf.txtdisserta__obrendamarquespena_biblioteca.pdf.txtExtracted texttext/plain258146https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-76XKTF/2/disserta__obrendamarquespena_biblioteca.pdf.txt31961d3833c1721b349e88fa77c46d09MD521843/ECAP-76XKTF2019-11-14 07:57:18.368oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-76XKTFRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:57:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A poesia sonora como expressão da oralidade: história e desdobramentos de uma vanguarda poética |
title |
A poesia sonora como expressão da oralidade: história e desdobramentos de uma vanguarda poética |
spellingShingle |
A poesia sonora como expressão da oralidade: história e desdobramentos de uma vanguarda poética Brenda Marques Pena som eletroacústica vanguardas poéticas performance hipermídia ritmo oralidade Poesia Sonora escritura ruído literatura Poesia Séc XX História e crítica Sistemas de hipermídia Eletroacustica Performance (Arte) Comunicação oral Oralidade Poesia sonora |
title_short |
A poesia sonora como expressão da oralidade: história e desdobramentos de uma vanguarda poética |
title_full |
A poesia sonora como expressão da oralidade: história e desdobramentos de uma vanguarda poética |
title_fullStr |
A poesia sonora como expressão da oralidade: história e desdobramentos de uma vanguarda poética |
title_full_unstemmed |
A poesia sonora como expressão da oralidade: história e desdobramentos de uma vanguarda poética |
title_sort |
A poesia sonora como expressão da oralidade: história e desdobramentos de uma vanguarda poética |
author |
Brenda Marques Pena |
author_facet |
Brenda Marques Pena |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sonia Maria de Melo Queiroz |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Luis Alberto Ferreira Brandao Santos |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Wilton Luiz de Azevedo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brenda Marques Pena |
contributor_str_mv |
Sonia Maria de Melo Queiroz Luis Alberto Ferreira Brandao Santos Wilton Luiz de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
som eletroacústica vanguardas poéticas performance hipermídia ritmo oralidade Poesia Sonora escritura ruído literatura |
topic |
som eletroacústica vanguardas poéticas performance hipermídia ritmo oralidade Poesia Sonora escritura ruído literatura Poesia Séc XX História e crítica Sistemas de hipermídia Eletroacustica Performance (Arte) Comunicação oral Oralidade Poesia sonora |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Poesia Séc XX História e crítica Sistemas de hipermídia Eletroacustica Performance (Arte) Comunicação oral Oralidade Poesia sonora |
description |
A história da Poesia Sonora, sua origem e desdobramentos são tratados nesta dissertação que traz um importante estudo sobre a relação entre as artes de vanguarda no século XX onde esta poética está inserida. Apresentaremos conceitos de oralidade, escrita, escritura, ruído, silêncio e ritmo. As experimentações sonoras de John Cage e de Henri Chopin foram determinantes para o estabelecimento de novas linguagens para a música eletrônica e a Poesia Sonora, assim como as performances radiofônicas de Artaud. O capítulo final traz uma série de entrevistas com Boris Schnaiderman, Wilton Azevedo, Vera Casa Nova, Ricardo Aleixo, Marcelo Dolabela, Lúcio Agra, uma crítica ao Museu da Imagem e do Som de São Paulo e um breve relato. Este estudo se faz importante hoje para compreendermos as aplicações desta na hipermídia e para mostrar como as classificações rigorosas de arte estão caindo e a busca de artistas por uma arte que se dá na inter-relação entre as diferentes representações e suportes, tem sido vivenciada na contemporaneidade. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-09-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T16:22:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T16:22:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-76XKTF |
url |
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-76XKTF |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-76XKTF/1/disserta__obrendamarquespena_biblioteca.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-76XKTF/2/disserta__obrendamarquespena_biblioteca.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8e3390a00be73246cd97e5c799e94182 31961d3833c1721b349e88fa77c46d09 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589419015340032 |