Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_b20131d28f2684a9ebfbf0ff30053d66
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-76XKTF
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Sonia Maria de Melo QueirozLuis Alberto Ferreira Brandao SantosWilton Luiz de AzevedoBrenda Marques Pena2019-08-11T16:22:27Z2019-08-11T16:22:27Z2007-09-10http://hdl.handle.net/1843/ECAP-76XKTFA história da Poesia Sonora, sua origem e desdobramentos são tratados nesta dissertação que traz um importante estudo sobre a relação entre as artes de vanguarda no século XX onde esta poética está inserida. Apresentaremos conceitos de oralidade, escrita, escritura, ruído, silêncio e ritmo. As experimentações sonoras de John Cage e de Henri Chopin foram determinantes para o estabelecimento de novas linguagens para a música eletrônica e a Poesia Sonora, assim como as performances radiofônicas de Artaud. O capítulo final traz uma série de entrevistas com Boris Schnaiderman, Wilton Azevedo, Vera Casa Nova, Ricardo Aleixo, Marcelo Dolabela, Lúcio Agra, uma crítica ao Museu da Imagem e do Som de São Paulo e um breve relato. Este estudo se faz importante hoje para compreendermos as aplicações desta na hipermídia e para mostrar como as classificações rigorosas de arte estão caindo e a busca de artistas por uma arte que se dá na inter-relação entre as diferentes representações e suportes, tem sido vivenciada na contemporaneidade.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPoesia Séc XX História e críticaSistemas de hipermídiaEletroacusticaPerformance (Arte)Comunicação oralOralidadePoesia sonorasomeletroacústicavanguardas poéticasperformancehipermídiaritmooralidadePoesia SonoraescrituraruídoliteraturaA poesia sonora como expressão da oralidade: história e desdobramentos de uma vanguarda poéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__obrendamarquespena_biblioteca.pdfapplication/pdf1628594https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-76XKTF/1/disserta__obrendamarquespena_biblioteca.pdf8e3390a00be73246cd97e5c799e94182MD51TEXTdisserta__obrendamarquespena_biblioteca.pdf.txtdisserta__obrendamarquespena_biblioteca.pdf.txtExtracted texttext/plain258146https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-76XKTF/2/disserta__obrendamarquespena_biblioteca.pdf.txt31961d3833c1721b349e88fa77c46d09MD521843/ECAP-76XKTF2019-11-14 07:57:18.368oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-76XKTFRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:57:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548001449213952