Docência no ensino superior no ISCED-Cabinda (Angola): formação de professores - atuação práticas pedagógicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR6KDD |
Resumo: | Este trabalho visa analisar as concepções de práticas pedagógicas de professores do curso de Pedagogia do ISCED-Cabinda, Angola, procurando, desse modo, identificar os principais indicadores sobre a temática. Enquadrada no campo de estudos da docência no ensino superior, partimos do referêncial da consideração das múltiplas funções do professor universitário que envolvem o ensino, mas, também, da investigação e atividades de gestão, tanto quanto a consideração da subjetividade dos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Para o efeito, levantamos como situação problema a seguinte: quais conhecimentos teóricos os professores do curso de pedagogia do ISCED-Cabinda utilizam na organização e execução das atividades letivas em sala de aula para a formação de professores no nível superior? Em função a este questionamento, derivamos uma formulação hipotética descriminada em: há um posicionamento de transmissores de conhecimento desconsiderando a subjetividade dos estudantes no processo ensinoaprendizagem. A pesquisa teve como linha teórica a abordagem histórico-cultural de Vygotsky e colaboradores e caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa com ênfase no estudo de caso. Para a colheita dos dados elegemos dois instrumentos: Entrevista semi-estruturada com professores do curso de pedagogia do ISCED-Cabinda, no caso quatro e grupo de discussão com estudantes do mesmo curso, no caso cinco. Para o efeito elaborou-se um roteiro de entrevista semi-estruturada e para o grupo de discussão, que incidiu em temas fundamentais, nomeadamente na caracterização dos professores e estudantes, no levantamento de suas trajetórias formativas, nas funções de professor universitário; nas concepções, intenções e práticas da docência universitária. Com base na análise de conteúdo dos dados obtidos, foram identificados um conjunto de subcategorias e de indicadores que evidenciam uma mescla de concepções de práticas pedagógicas que se caracterizam como transmissores de conhecimentos e práticas contextualizadas. A consideração contextualizadas indica que os docentes começaram a preocupar-se em desenvolverem ações que vão além da dimensão técnica, constituindo-se também de conhecimento e conteúdos práticos contextualizados, valorizando o respeito e o relacionamento afetivo entre professores e estudantes. As práticas características deste modelo foram determinantes para a observância de um novo modelo, ou seja, a emergência de um novo olhar nas práticas dos docentes. |
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Silvania Sousa NascimentoAracy Alves Martins EvangelistaCarlos Pedro Cláver YobaMarilda Gonçalves Dias FacciFrancisco Antonio Macongo Chocolate2019-08-12T08:10:57Z2019-08-12T08:10:57Z2016-03-28http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR6KDDEste trabalho visa analisar as concepções de práticas pedagógicas de professores do curso de Pedagogia do ISCED-Cabinda, Angola, procurando, desse modo, identificar os principais indicadores sobre a temática. Enquadrada no campo de estudos da docência no ensino superior, partimos do referêncial da consideração das múltiplas funções do professor universitário que envolvem o ensino, mas, também, da investigação e atividades de gestão, tanto quanto a consideração da subjetividade dos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Para o efeito, levantamos como situação problema a seguinte: quais conhecimentos teóricos os professores do curso de pedagogia do ISCED-Cabinda utilizam na organização e execução das atividades letivas em sala de aula para a formação de professores no nível superior? Em função a este questionamento, derivamos uma formulação hipotética descriminada em: há um posicionamento de transmissores de conhecimento desconsiderando a subjetividade dos estudantes no processo ensinoaprendizagem. A pesquisa teve como linha teórica a abordagem histórico-cultural de Vygotsky e colaboradores e caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa com ênfase no estudo de caso. Para a colheita dos dados elegemos dois instrumentos: Entrevista semi-estruturada com professores do curso de pedagogia do ISCED-Cabinda, no caso quatro e grupo de discussão com estudantes do mesmo curso, no caso cinco. Para o efeito elaborou-se um roteiro de entrevista semi-estruturada e para o grupo de discussão, que incidiu em temas fundamentais, nomeadamente na caracterização dos professores e estudantes, no levantamento de suas trajetórias formativas, nas funções de professor universitário; nas concepções, intenções e práticas da docência universitária. Com base na análise de conteúdo dos dados obtidos, foram identificados um conjunto de subcategorias e de indicadores que evidenciam uma mescla de concepções de práticas pedagógicas que se caracterizam como transmissores de conhecimentos e práticas contextualizadas. A consideração contextualizadas indica que os docentes começaram a preocupar-se em desenvolverem ações que vão além da dimensão técnica, constituindo-se também de conhecimento e conteúdos práticos contextualizados, valorizando o respeito e o relacionamento afetivo entre professores e estudantes. As práticas características deste modelo foram determinantes para a observância de um novo modelo, ou seja, a emergência de um novo olhar nas práticas dos docentes.This work looks for analyse the teaching practice conceptions of education course teachers of ISCED-Cabinda, Angola, searching in this way for, identify the principal indicators about the thematic. Framed on studies camp of teaching in higher school, we started from multiplies considerations references functions of universitary teacher, that envolves the teaching but, also, the searching and administration activities, as well as the subjectivity consideration of elements envolved in teaching-learning process. Throw this, we found as problem situation the following: From What theoretical knowledge the education course teachers of ISCED-Cabinda use in the organization and execution of the lective activities in the classroom for the teachers formation in higher level?Due to this questioning, we derived an hipotetical formulation descriminated in: There is a knowledge transmissors positioning overlooking the studens subjectivity in teaching-learning process. The research had as theoretical line the historical-cultural approach of Vygotsky and colaborators and is characterized as qualitative research emphasized on case study. To collect the data we elect two instruments: semi-structured interview with the education course teachers of ISCED-Cabinda, four in the case and the discussing group with the same course students, five in the case. Throw this was elaborated a semi-structured interview script and for the discussing group, that incided on fundamental themes namely in the teachers and students characterization, surveying their formative course, on the universitaries´ teachers functions, on the conceptions, the intention and universitary teaching practice. Based on contents analysis of the information achieved were identified a combination of subcategory and of indicators that shows a mixture of conceptions of the teaching practice that is characterized as "knowledge transmissors" and practice "contextualizated". The consideration contextualizated, indicates, that the teachers started worrying about about developing actions that goes further the technical dimension, establishing also of the knowledge and pratical contents contextualized, appreciating the respect and the affective relationship between the teachers and students. the Characteristic practice of this model were determinant for the observance of a new model, it means, a new vision model of the teachers practice emergence.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores universitários FormaçãoEnsino superior AngolaEducaçãoEducação Cabinda (Angola: Província)Angola EducaçãoFormação de professoresDocência no Ensino SuperiorISCED-CabindaPráticas pedagógicasTeoria Histórico-CulturalDocência no ensino superior no ISCED-Cabinda (Angola): formação de professores - atuação práticas pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese._final._chocolate._actual.pdfapplication/pdf2935545https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR6KDD/1/tese._final._chocolate._actual.pdf66b38363c3f68299ec78ba7f9953e55bMD51TEXTtese._final._chocolate._actual.pdf.txttese._final._chocolate._actual.pdf.txtExtracted texttext/plain1021302https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR6KDD/2/tese._final._chocolate._actual.pdf.txt229f8d89c647cf29da88e39ca74f57c1MD521843/BUOS-AR6KDD2019-11-14 14:04:40.596oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AR6KDDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:04:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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