Jorge Amado, cacau... e o que mais ilhéus tem?: um estudo das dimensões da imagem do destino turístico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9WEYR |
Resumo: | Este estudo analisa a formação da imagem de destino turístico e sua influência sobre intenções comportamentais para retorno e recomendação, a partir da proposição e validação de um modelo teórico que examinou as relações entre quatro dimensões da imagem de destino (cognitiva, afetiva, única e global), a influência da familiaridade (informativa e experiencial), das características sociodemográficas e das motivações turísticas sobre estas dimensões e, a influência da imagem global sobre as intenções comportamentais. O teste empírico do modelo foi realizado tendo por unidade de referência o destino Ilhéus/BA. Inicialmente, foi realizada pesquisa qualitativa para o levantamento de atributos únicos do destino, visando compor a escala de imagem única e, posteriormente, foi realizada pesquisa quantitativa, a partir de survey online e presencial, obtendo-se um total de 396 questionários válidos para visitantes e 70 questionários válidos para moradores. A pesquisa com moradores foi realizada para obter-se referência comparativa na análise descritiva dos dados em relação à imagem do destino Ilhéus, uma vez que, a imagem de moradores é considerada mais precisa; porém, para a validação do modelo considerou-se apenas os visitantes. A análise dos dados qualitativos deu-se a partir do método de análise de conteúdo. A análise dos dados quantitativos foi feita a partir da análise fatorial exploratória, para a redução dos fatores, e da modelagem de equações estruturais, para a validação do modelo hipotético proposto. Os principais resultados referem-se às relações entre as dimensões da imagem de destino, com a imagem global sendo principalmente influenciada pela imagem afetiva (sentimentos), e a imagem única sendo substancialmente influenciada pela imagem cognitiva (conhecimento). A relação direta entre as percepções de singularidade (imagem única) sobre a imagem global não foi significativa, porém foi verificada a mediação da imagem afetiva nessa relação. A familiaridade informativa e as motivações influenciam principalmente, e positivamente, a imagem cognitiva; já, a familiaridade experiencial exerce influência negativa sobre a imagem cognitiva e positiva sobre a imagem única, indicando que quanto maior o grau de contato com o destino, maior a percepção de singularidade, porém, mais críticas são as avaliações. Dentre as características sociodemográficas, escolaridade e renda/classe social são as mais significativas e afetam negativamente a imagem cognitiva. Por fim, a influência da imagem global sobre as intenções comportamentais também foi confirmada. |
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Marlusa GoslingNoel Torres JuniorHumberto Elias LopesDanielle Fernandes Costa MachadoLílian Dominguez Santana2019-08-13T02:57:04Z2019-08-13T02:57:04Z2016-03-02http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9WEYREste estudo analisa a formação da imagem de destino turístico e sua influência sobre intenções comportamentais para retorno e recomendação, a partir da proposição e validação de um modelo teórico que examinou as relações entre quatro dimensões da imagem de destino (cognitiva, afetiva, única e global), a influência da familiaridade (informativa e experiencial), das características sociodemográficas e das motivações turísticas sobre estas dimensões e, a influência da imagem global sobre as intenções comportamentais. O teste empírico do modelo foi realizado tendo por unidade de referência o destino Ilhéus/BA. Inicialmente, foi realizada pesquisa qualitativa para o levantamento de atributos únicos do destino, visando compor a escala de imagem única e, posteriormente, foi realizada pesquisa quantitativa, a partir de survey online e presencial, obtendo-se um total de 396 questionários válidos para visitantes e 70 questionários válidos para moradores. A pesquisa com moradores foi realizada para obter-se referência comparativa na análise descritiva dos dados em relação à imagem do destino Ilhéus, uma vez que, a imagem de moradores é considerada mais precisa; porém, para a validação do modelo considerou-se apenas os visitantes. A análise dos dados qualitativos deu-se a partir do método de análise de conteúdo. A análise dos dados quantitativos foi feita a partir da análise fatorial exploratória, para a redução dos fatores, e da modelagem de equações estruturais, para a validação do modelo hipotético proposto. Os principais resultados referem-se às relações entre as dimensões da imagem de destino, com a imagem global sendo principalmente influenciada pela imagem afetiva (sentimentos), e a imagem única sendo substancialmente influenciada pela imagem cognitiva (conhecimento). A relação direta entre as percepções de singularidade (imagem única) sobre a imagem global não foi significativa, porém foi verificada a mediação da imagem afetiva nessa relação. A familiaridade informativa e as motivações influenciam principalmente, e positivamente, a imagem cognitiva; já, a familiaridade experiencial exerce influência negativa sobre a imagem cognitiva e positiva sobre a imagem única, indicando que quanto maior o grau de contato com o destino, maior a percepção de singularidade, porém, mais críticas são as avaliações. Dentre as características sociodemográficas, escolaridade e renda/classe social são as mais significativas e afetam negativamente a imagem cognitiva. Por fim, a influência da imagem global sobre as intenções comportamentais também foi confirmada.This study analyzes the formation of tourist destination image and its influence on behavioral intentions to return and recommendation from the proposition and validation of a theoretical model that examined: the relationship between four destination image dimensions (cognitive, affective, single, global); the influence of familiarity (informative and experiential), the sociodemographic characteristics and tourist motivations on these dimensions and the influence of global image on behavioral intentions. The empirical test of the model was carried out with reference to the unit Ilheus / BA destination. Initially, qualitative survey was conducted to survey unique attributes of fate, aiming at building a single image scale and later quantitative survey was conducted from online and face survey, yielding a total of 396 valid questionnaires for visitors and 70 valid questionnaires for residents. A survey of residents was carried out to obtain comparative reference in the descriptive analysis of the data regarding the destination image Ilheus, since the image of residents is considered more precise; However, to validate the model was considered the only visitors. The analysis of qualitative data was given from the content analysis method. The quantitative data analysis was made from the exploratory factor analysis, to reduce factors, and structural equation modeling, to validate the hypothetical model proposed. The main results relate to the relationship between the target image dimensions, with the overall image being affected by the affective image (feelings), and the only image being substantially influenced by cognitive image (knowledge). The direct relationship between the uniqueness of perceptions (single image) on the overall picture was not significant, but was found to mediate the emotional image that relationship. The information familiarity and motivations influence mainly, and positively, cognitive image; already, experiential familiarity exerts negative influence on cognitive and positive image on single image, indicating that the higher the degree of contact with the target, the greater the perception of uniqueness, however, are more critical evaluations. Among the socio-demographic characteristics, education and income / social class are the most significant and negatively affect cognitive image. Finally, the influence of the overall image on behavioral intent was also confirmed.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministração de empresasImagem cognitivaImagem únicaImagem globalIntenções comportamentaisFormação da imagem de destinoImagem afetivaJorge Amado, cacau... e o que mais ilhéus tem?: um estudo das dimensões da imagem do destino turísticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_l_lian_dominguez_biblioteca.pdfapplication/pdf7471129https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9WEYR/1/disserta__o_l_lian_dominguez_biblioteca.pdf162e2b301108f428bac4dcdc9bafe769MD51TEXTdisserta__o_l_lian_dominguez_biblioteca.pdf.txtdisserta__o_l_lian_dominguez_biblioteca.pdf.txtExtracted texttext/plain456033https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9WEYR/2/disserta__o_l_lian_dominguez_biblioteca.pdf.txt3a6787ab4d5eb431babf281245804c6eMD521843/BUBD-A9WEYR2019-11-14 20:53:52.068oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9WEYRRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:53:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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