A Imagem Cognitiva do Destino Turístico: O caso da cidade do Porto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/444 |
Resumo: | No atual contexto competitivo do mercado turístico global, é essencial perceber como o destino é visto pelo seu público alvo. Desta forma, a avaliação da imagem do destino tem se mostrado uma eficaz fermenta para a formulação e adaptação de estratégias de branding de destinos. Dada a importância desta técnica, o presente estudo visa avaliar a imagem cognitiva do Porto enquanto destino turístico. Para isto, analisam-se 8 dimensões da imagem cognitiva do destino, através de dados recolhidos por meio de uma pesquisa tipo survey com turistas e potenciais turistas de origem asiática. Os resultados apontaram para uma avaliação cognitiva geral positiva. Neste contexto, destaca-se a dimensão do ambiente do lugar, que obteve a classificação mais alta. |
id |
RCAP_aa677230d984027c32419de3d4b9be87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/444 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Imagem Cognitiva do Destino Turístico: O caso da cidade do PortoImagem de destino turítico; branding de destinos, imagem cognitiva, Porto.No atual contexto competitivo do mercado turístico global, é essencial perceber como o destino é visto pelo seu público alvo. Desta forma, a avaliação da imagem do destino tem se mostrado uma eficaz fermenta para a formulação e adaptação de estratégias de branding de destinos. Dada a importância desta técnica, o presente estudo visa avaliar a imagem cognitiva do Porto enquanto destino turístico. Para isto, analisam-se 8 dimensões da imagem cognitiva do destino, através de dados recolhidos por meio de uma pesquisa tipo survey com turistas e potenciais turistas de origem asiática. Os resultados apontaram para uma avaliação cognitiva geral positiva. Neste contexto, destaca-se a dimensão do ambiente do lugar, que obteve a classificação mais alta.ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga2020-07-10T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/444oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/444International Journal of Marketing, Communication and New Media; Vol 8, No 14 (2020)2182-9306reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/444http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/444/239Copyright (c) 2020 Arthur Filipe de Araújo, Lucília Cardoso, Laís Santana, Noelia Araújo Vilahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantana, LaísCardoso, LucíliaVila, Noelia Araújode Araújo, Arthur Filipe2022-09-22T10:30:33Zoai:u3isjournal.isvouga.pt:article/444Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:20.775420Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Imagem Cognitiva do Destino Turístico: O caso da cidade do Porto |
title |
A Imagem Cognitiva do Destino Turístico: O caso da cidade do Porto |
spellingShingle |
A Imagem Cognitiva do Destino Turístico: O caso da cidade do Porto Santana, Laís Imagem de destino turítico; branding de destinos, imagem cognitiva, Porto. |
title_short |
A Imagem Cognitiva do Destino Turístico: O caso da cidade do Porto |
title_full |
A Imagem Cognitiva do Destino Turístico: O caso da cidade do Porto |
title_fullStr |
A Imagem Cognitiva do Destino Turístico: O caso da cidade do Porto |
title_full_unstemmed |
A Imagem Cognitiva do Destino Turístico: O caso da cidade do Porto |
title_sort |
A Imagem Cognitiva do Destino Turístico: O caso da cidade do Porto |
author |
Santana, Laís |
author_facet |
Santana, Laís Cardoso, Lucília Vila, Noelia Araújo de Araújo, Arthur Filipe |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Lucília Vila, Noelia Araújo de Araújo, Arthur Filipe |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Laís Cardoso, Lucília Vila, Noelia Araújo de Araújo, Arthur Filipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagem de destino turítico; branding de destinos, imagem cognitiva, Porto. |
topic |
Imagem de destino turítico; branding de destinos, imagem cognitiva, Porto. |
description |
No atual contexto competitivo do mercado turístico global, é essencial perceber como o destino é visto pelo seu público alvo. Desta forma, a avaliação da imagem do destino tem se mostrado uma eficaz fermenta para a formulação e adaptação de estratégias de branding de destinos. Dada a importância desta técnica, o presente estudo visa avaliar a imagem cognitiva do Porto enquanto destino turístico. Para isto, analisam-se 8 dimensões da imagem cognitiva do destino, através de dados recolhidos por meio de uma pesquisa tipo survey com turistas e potenciais turistas de origem asiática. Os resultados apontaram para uma avaliação cognitiva geral positiva. Neste contexto, destaca-se a dimensão do ambiente do lugar, que obteve a classificação mais alta. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-10T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/444 oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/444 |
url |
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/444 |
identifier_str_mv |
oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/444 http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/444/239 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Arthur Filipe de Araújo, Lucília Cardoso, Laís Santana, Noelia Araújo Vila https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Arthur Filipe de Araújo, Lucília Cardoso, Laís Santana, Noelia Araújo Vila https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga |
publisher.none.fl_str_mv |
ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga |
dc.source.none.fl_str_mv |
International Journal of Marketing, Communication and New Media; Vol 8, No 14 (2020) 2182-9306 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130451017728000 |