O papel do gestor na relação escola-família
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKFTN |
Resumo: | O presente trabalho aborda o papel do gestor e da família na escola, sendo assim a relação escola e família, são peças chaves nesse processo. Este artigo tem como objetivo analisar a importância do papel do gestor no processo de estreitamento na relação escola-família, na Escola Municipal Coronel Melvino Ferraz, além disso, compreender como a família tem sido ausente na vida escolar dos seus filhos. A ausência da família no acompanhamento dos seus filhos na escola tem sido usada como argumento pelos professores como um dos fatores do insucesso dos alunos. Diante disso percebe-se a necessidade de um acompanhamento constante das famílias na vida escolar de seus filhos para que tanto a escola quanto a família consigam desempenhar seus papeis em função de uma educação de melhor qualidade, e garantir uma gestão participativa por parte de ambos. Essa interação entre escola- família é de suma importância no processo do ensino- aprendizagem. O gestor educacional deve procurar estabelecer canais que favoreçam a troca de ideias, a participação mais efetiva mostrando-se aberta ao pluralismo de ideias, atuando como mediador, servindo como instrumento na busca de uma educação mais cidadã, participativa e democrática. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa in loco e bibliográfica baseada em alguns autores como LIBÂNEO (2004), VARANI (2010) CASTRO (2009) e REGATTIERI (2009), tendo como suporte o Projeto Político e Pedagógico da escola, contribuindo para a ampliação da abordagem sobre o tema. |
id |
UFMG_b2a13da4423f5d24634037e30bffb6fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKFTN |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Alexandre Gomes SoaresMaria Silma Gomes Silva2019-08-12T04:09:55Z2019-08-12T04:09:55Z2013-12-17http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKFTNO presente trabalho aborda o papel do gestor e da família na escola, sendo assim a relação escola e família, são peças chaves nesse processo. Este artigo tem como objetivo analisar a importância do papel do gestor no processo de estreitamento na relação escola-família, na Escola Municipal Coronel Melvino Ferraz, além disso, compreender como a família tem sido ausente na vida escolar dos seus filhos. A ausência da família no acompanhamento dos seus filhos na escola tem sido usada como argumento pelos professores como um dos fatores do insucesso dos alunos. Diante disso percebe-se a necessidade de um acompanhamento constante das famílias na vida escolar de seus filhos para que tanto a escola quanto a família consigam desempenhar seus papeis em função de uma educação de melhor qualidade, e garantir uma gestão participativa por parte de ambos. Essa interação entre escola- família é de suma importância no processo do ensino- aprendizagem. O gestor educacional deve procurar estabelecer canais que favoreçam a troca de ideias, a participação mais efetiva mostrando-se aberta ao pluralismo de ideias, atuando como mediador, servindo como instrumento na busca de uma educação mais cidadã, participativa e democrática. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa in loco e bibliográfica baseada em alguns autores como LIBÂNEO (2004), VARANI (2010) CASTRO (2009) e REGATTIERI (2009), tendo como suporte o Projeto Político e Pedagógico da escola, contribuindo para a ampliação da abordagem sobre o tema.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFamília EducaçãoEducação Participação dos paisEscolas Organização e administraçãoLar e escolaEnsino aprendizagemGestão ParticipativaGestão EducacionalO papel do gestor na relação escola-famíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_maria_silma_gomes_da_silva.pdfapplication/pdf260819https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKFTN/1/tcc_maria_silma_gomes_da_silva.pdf0779b7f37a9077b1e9cb4c0123c00050MD51TEXTtcc_maria_silma_gomes_da_silva.pdf.txttcc_maria_silma_gomes_da_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain106399https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKFTN/2/tcc_maria_silma_gomes_da_silva.pdf.txt11cebd449c2bafd40e9fbe70c3b5873fMD521843/BUOS-9LKFTN2019-11-14 08:03:16.468oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKFTNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:03:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel do gestor na relação escola-família |
title |
O papel do gestor na relação escola-família |
spellingShingle |
O papel do gestor na relação escola-família Maria Silma Gomes Silva Ensino aprendizagem Gestão Participativa Gestão Educacional Família Educação Educação Participação dos pais Escolas Organização e administração Lar e escola |
title_short |
O papel do gestor na relação escola-família |
title_full |
O papel do gestor na relação escola-família |
title_fullStr |
O papel do gestor na relação escola-família |
title_full_unstemmed |
O papel do gestor na relação escola-família |
title_sort |
O papel do gestor na relação escola-família |
author |
Maria Silma Gomes Silva |
author_facet |
Maria Silma Gomes Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alexandre Gomes Soares |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Silma Gomes Silva |
contributor_str_mv |
Alexandre Gomes Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino aprendizagem Gestão Participativa Gestão Educacional |
topic |
Ensino aprendizagem Gestão Participativa Gestão Educacional Família Educação Educação Participação dos pais Escolas Organização e administração Lar e escola |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Família Educação Educação Participação dos pais Escolas Organização e administração Lar e escola |
description |
O presente trabalho aborda o papel do gestor e da família na escola, sendo assim a relação escola e família, são peças chaves nesse processo. Este artigo tem como objetivo analisar a importância do papel do gestor no processo de estreitamento na relação escola-família, na Escola Municipal Coronel Melvino Ferraz, além disso, compreender como a família tem sido ausente na vida escolar dos seus filhos. A ausência da família no acompanhamento dos seus filhos na escola tem sido usada como argumento pelos professores como um dos fatores do insucesso dos alunos. Diante disso percebe-se a necessidade de um acompanhamento constante das famílias na vida escolar de seus filhos para que tanto a escola quanto a família consigam desempenhar seus papeis em função de uma educação de melhor qualidade, e garantir uma gestão participativa por parte de ambos. Essa interação entre escola- família é de suma importância no processo do ensino- aprendizagem. O gestor educacional deve procurar estabelecer canais que favoreçam a troca de ideias, a participação mais efetiva mostrando-se aberta ao pluralismo de ideias, atuando como mediador, servindo como instrumento na busca de uma educação mais cidadã, participativa e democrática. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa in loco e bibliográfica baseada em alguns autores como LIBÂNEO (2004), VARANI (2010) CASTRO (2009) e REGATTIERI (2009), tendo como suporte o Projeto Político e Pedagógico da escola, contribuindo para a ampliação da abordagem sobre o tema. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-12-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T04:09:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T04:09:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKFTN |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKFTN |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKFTN/1/tcc_maria_silma_gomes_da_silva.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKFTN/2/tcc_maria_silma_gomes_da_silva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0779b7f37a9077b1e9cb4c0123c00050 11cebd449c2bafd40e9fbe70c3b5873f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801676779088248832 |