O papel do gestor na relação escola-família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Silma Gomes Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKFTN
Resumo: O presente trabalho aborda o papel do gestor e da família na escola, sendo assim a relação escola e família, são peças chaves nesse processo. Este artigo tem como objetivo analisar a importância do papel do gestor no processo de estreitamento na relação escola-família, na Escola Municipal Coronel Melvino Ferraz, além disso, compreender como a família tem sido ausente na vida escolar dos seus filhos. A ausência da família no acompanhamento dos seus filhos na escola tem sido usada como argumento pelos professores como um dos fatores do insucesso dos alunos. Diante disso percebe-se a necessidade de um acompanhamento constante das famílias na vida escolar de seus filhos para que tanto a escola quanto a família consigam desempenhar seus papeis em função de uma educação de melhor qualidade, e garantir uma gestão participativa por parte de ambos. Essa interação entre escola- família é de suma importância no processo do ensino- aprendizagem. O gestor educacional deve procurar estabelecer canais que favoreçam a troca de ideias, a participação mais efetiva mostrando-se aberta ao pluralismo de ideias, atuando como mediador, servindo como instrumento na busca de uma educação mais cidadã, participativa e democrática. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa in loco e bibliográfica baseada em alguns autores como LIBÂNEO (2004), VARANI (2010) CASTRO (2009) e REGATTIERI (2009), tendo como suporte o Projeto Político e Pedagógico da escola, contribuindo para a ampliação da abordagem sobre o tema.
id UFMG_b2a13da4423f5d24634037e30bffb6fd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKFTN
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Alexandre Gomes SoaresMaria Silma Gomes Silva2019-08-12T04:09:55Z2019-08-12T04:09:55Z2013-12-17http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKFTNO presente trabalho aborda o papel do gestor e da família na escola, sendo assim a relação escola e família, são peças chaves nesse processo. Este artigo tem como objetivo analisar a importância do papel do gestor no processo de estreitamento na relação escola-família, na Escola Municipal Coronel Melvino Ferraz, além disso, compreender como a família tem sido ausente na vida escolar dos seus filhos. A ausência da família no acompanhamento dos seus filhos na escola tem sido usada como argumento pelos professores como um dos fatores do insucesso dos alunos. Diante disso percebe-se a necessidade de um acompanhamento constante das famílias na vida escolar de seus filhos para que tanto a escola quanto a família consigam desempenhar seus papeis em função de uma educação de melhor qualidade, e garantir uma gestão participativa por parte de ambos. Essa interação entre escola- família é de suma importância no processo do ensino- aprendizagem. O gestor educacional deve procurar estabelecer canais que favoreçam a troca de ideias, a participação mais efetiva mostrando-se aberta ao pluralismo de ideias, atuando como mediador, servindo como instrumento na busca de uma educação mais cidadã, participativa e democrática. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa in loco e bibliográfica baseada em alguns autores como LIBÂNEO (2004), VARANI (2010) CASTRO (2009) e REGATTIERI (2009), tendo como suporte o Projeto Político e Pedagógico da escola, contribuindo para a ampliação da abordagem sobre o tema.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFamília EducaçãoEducação Participação dos paisEscolas Organização e administraçãoLar e escolaEnsino aprendizagemGestão ParticipativaGestão EducacionalO papel do gestor na relação escola-famíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_maria_silma_gomes_da_silva.pdfapplication/pdf260819https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKFTN/1/tcc_maria_silma_gomes_da_silva.pdf0779b7f37a9077b1e9cb4c0123c00050MD51TEXTtcc_maria_silma_gomes_da_silva.pdf.txttcc_maria_silma_gomes_da_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain106399https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKFTN/2/tcc_maria_silma_gomes_da_silva.pdf.txt11cebd449c2bafd40e9fbe70c3b5873fMD521843/BUOS-9LKFTN2019-11-14 08:03:16.468oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKFTNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:03:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel do gestor na relação escola-família
title O papel do gestor na relação escola-família
spellingShingle O papel do gestor na relação escola-família
Maria Silma Gomes Silva
Ensino aprendizagem
Gestão Participativa
Gestão Educacional
Família Educação
Educação Participação dos pais
Escolas Organização e administração
Lar e escola
title_short O papel do gestor na relação escola-família
title_full O papel do gestor na relação escola-família
title_fullStr O papel do gestor na relação escola-família
title_full_unstemmed O papel do gestor na relação escola-família
title_sort O papel do gestor na relação escola-família
author Maria Silma Gomes Silva
author_facet Maria Silma Gomes Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alexandre Gomes Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Silma Gomes Silva
contributor_str_mv Alexandre Gomes Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino aprendizagem
Gestão Participativa
Gestão Educacional
topic Ensino aprendizagem
Gestão Participativa
Gestão Educacional
Família Educação
Educação Participação dos pais
Escolas Organização e administração
Lar e escola
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Família Educação
Educação Participação dos pais
Escolas Organização e administração
Lar e escola
description O presente trabalho aborda o papel do gestor e da família na escola, sendo assim a relação escola e família, são peças chaves nesse processo. Este artigo tem como objetivo analisar a importância do papel do gestor no processo de estreitamento na relação escola-família, na Escola Municipal Coronel Melvino Ferraz, além disso, compreender como a família tem sido ausente na vida escolar dos seus filhos. A ausência da família no acompanhamento dos seus filhos na escola tem sido usada como argumento pelos professores como um dos fatores do insucesso dos alunos. Diante disso percebe-se a necessidade de um acompanhamento constante das famílias na vida escolar de seus filhos para que tanto a escola quanto a família consigam desempenhar seus papeis em função de uma educação de melhor qualidade, e garantir uma gestão participativa por parte de ambos. Essa interação entre escola- família é de suma importância no processo do ensino- aprendizagem. O gestor educacional deve procurar estabelecer canais que favoreçam a troca de ideias, a participação mais efetiva mostrando-se aberta ao pluralismo de ideias, atuando como mediador, servindo como instrumento na busca de uma educação mais cidadã, participativa e democrática. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa in loco e bibliográfica baseada em alguns autores como LIBÂNEO (2004), VARANI (2010) CASTRO (2009) e REGATTIERI (2009), tendo como suporte o Projeto Político e Pedagógico da escola, contribuindo para a ampliação da abordagem sobre o tema.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T04:09:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T04:09:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKFTN
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKFTN
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKFTN/1/tcc_maria_silma_gomes_da_silva.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKFTN/2/tcc_maria_silma_gomes_da_silva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0779b7f37a9077b1e9cb4c0123c00050
11cebd449c2bafd40e9fbe70c3b5873f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676779088248832