Gestão participativa: relação escola e família na Escola Estadual José Bonifácio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQFYP |
Resumo: | O presente trabalho aborda a importância do Projeto Político Pedagógico no contexto escolar e tem como parâmetro de estudo o PPP da Escola Estadual José Bonifácio, localizada no município de Poço Fundo. Pondera ainda o modo como ocorre a participação dos pais e da comunidade em relação à escola e a elaboração e efetivação do PPP. A fundamentação do estudo aqui sugerido procura uma compreensão mais abrangente desta temática. Além de refletir sobre a construção do Projeto Político Pedagógico proposto durante o curso. Compreendendo a escola como espaço participativo em que todos os envolvidos devem ser considerados no processo educativo de modo a participarem diretamente na elaboração ou reelaboração do PPP, o qual deve ter como objetivo a promoção de ações que fortaleça a importância da parceria entre escola e família para o desenvolvimento integral do aluno beneficiando a participação da família na escola. Neste sentido, foi realizado um estudo bibliográfico contemplando temas com a interação entre a família e a escola, Projeto Político Pedagógico e a gestão democrática. Como resultado e à luz do referencial teórico analisado, pretende-se contribuir com reflexões a partir da adoção de um novo modelo de gestão educacional pautado na democracia, autonomia e participação dos atores educacionais em prol de uma educação equitativa e de qualidade. |
id |
UFMG_d7551499a2180c5eb6bbeb2a0d2192bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9XQFYP |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Lisa Paula Andrade Vilela de OliveiraRosana Mara Gonçalves2019-08-12T18:38:13Z2019-08-12T18:38:13Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQFYPO presente trabalho aborda a importância do Projeto Político Pedagógico no contexto escolar e tem como parâmetro de estudo o PPP da Escola Estadual José Bonifácio, localizada no município de Poço Fundo. Pondera ainda o modo como ocorre a participação dos pais e da comunidade em relação à escola e a elaboração e efetivação do PPP. A fundamentação do estudo aqui sugerido procura uma compreensão mais abrangente desta temática. Além de refletir sobre a construção do Projeto Político Pedagógico proposto durante o curso. Compreendendo a escola como espaço participativo em que todos os envolvidos devem ser considerados no processo educativo de modo a participarem diretamente na elaboração ou reelaboração do PPP, o qual deve ter como objetivo a promoção de ações que fortaleça a importância da parceria entre escola e família para o desenvolvimento integral do aluno beneficiando a participação da família na escola. Neste sentido, foi realizado um estudo bibliográfico contemplando temas com a interação entre a família e a escola, Projeto Político Pedagógico e a gestão democrática. Como resultado e à luz do referencial teórico analisado, pretende-se contribuir com reflexões a partir da adoção de um novo modelo de gestão educacional pautado na democracia, autonomia e participação dos atores educacionais em prol de uma educação equitativa e de qualidade.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Participação dos paisEscolas Gestão democráticaEscolas Organização e administraçãoLar e escolaGestão participativaProjeto Político PedagógicoFamíliaEscolaGestão participativa: relação escola e família na Escola Estadual José Bonifácioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc._rosana_mara_goncalves._turma_12.pdfapplication/pdf1050491https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XQFYP/1/tcc._rosana_mara_goncalves._turma_12.pdfa476d8120622429b4552effdbadaaf04MD51TEXTtcc._rosana_mara_goncalves._turma_12.pdf.txttcc._rosana_mara_goncalves._turma_12.pdf.txtExtracted texttext/plain121020https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XQFYP/2/tcc._rosana_mara_goncalves._turma_12.pdf.txtdce473c0696277b1d97376d075478945MD521843/BUOS-9XQFYP2019-11-14 19:15:50.132oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9XQFYPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:15:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão participativa: relação escola e família na Escola Estadual José Bonifácio |
title |
Gestão participativa: relação escola e família na Escola Estadual José Bonifácio |
spellingShingle |
Gestão participativa: relação escola e família na Escola Estadual José Bonifácio Rosana Mara Gonçalves Gestão participativa Projeto Político Pedagógico Família Escola Educação Participação dos pais Escolas Gestão democrática Escolas Organização e administração Lar e escola |
title_short |
Gestão participativa: relação escola e família na Escola Estadual José Bonifácio |
title_full |
Gestão participativa: relação escola e família na Escola Estadual José Bonifácio |
title_fullStr |
Gestão participativa: relação escola e família na Escola Estadual José Bonifácio |
title_full_unstemmed |
Gestão participativa: relação escola e família na Escola Estadual José Bonifácio |
title_sort |
Gestão participativa: relação escola e família na Escola Estadual José Bonifácio |
author |
Rosana Mara Gonçalves |
author_facet |
Rosana Mara Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lisa Paula Andrade Vilela de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosana Mara Gonçalves |
contributor_str_mv |
Lisa Paula Andrade Vilela de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão participativa Projeto Político Pedagógico Família Escola |
topic |
Gestão participativa Projeto Político Pedagógico Família Escola Educação Participação dos pais Escolas Gestão democrática Escolas Organização e administração Lar e escola |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Participação dos pais Escolas Gestão democrática Escolas Organização e administração Lar e escola |
description |
O presente trabalho aborda a importância do Projeto Político Pedagógico no contexto escolar e tem como parâmetro de estudo o PPP da Escola Estadual José Bonifácio, localizada no município de Poço Fundo. Pondera ainda o modo como ocorre a participação dos pais e da comunidade em relação à escola e a elaboração e efetivação do PPP. A fundamentação do estudo aqui sugerido procura uma compreensão mais abrangente desta temática. Além de refletir sobre a construção do Projeto Político Pedagógico proposto durante o curso. Compreendendo a escola como espaço participativo em que todos os envolvidos devem ser considerados no processo educativo de modo a participarem diretamente na elaboração ou reelaboração do PPP, o qual deve ter como objetivo a promoção de ações que fortaleça a importância da parceria entre escola e família para o desenvolvimento integral do aluno beneficiando a participação da família na escola. Neste sentido, foi realizado um estudo bibliográfico contemplando temas com a interação entre a família e a escola, Projeto Político Pedagógico e a gestão democrática. Como resultado e à luz do referencial teórico analisado, pretende-se contribuir com reflexões a partir da adoção de um novo modelo de gestão educacional pautado na democracia, autonomia e participação dos atores educacionais em prol de uma educação equitativa e de qualidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T18:38:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T18:38:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQFYP |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XQFYP |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XQFYP/1/tcc._rosana_mara_goncalves._turma_12.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9XQFYP/2/tcc._rosana_mara_goncalves._turma_12.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a476d8120622429b4552effdbadaaf04 dce473c0696277b1d97376d075478945 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589543249575936 |