Caminhabilidade em centros históricos : uma análise sob a ótica de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em Mariana (MG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristiane Costa Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/63543
Resumo: Garantir condições de acesso à cidade para todas as pessoas é um dos maiores desafios da mobilidade urbana. Esse desafio se torna ainda mais complexo quando pensamos na promoção da acessibilidade para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida; sobretudo nos centros urbanos históricos, em que as cidades não eram projetadas por meio de uma arquitetura inclusiva, tão pouco planejavam receber o fluxo intenso de transporte individual motorizado. Pensando nisso, este estudo abordou questões de acessibilidade, e as condições de caminhabilidade das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida nos centros urbanos históricos. Abordando temas que vão de mobilidade inclusiva, ao direito das pessoas com deficiência, com destaque para a importância da adaptação dos ambientes urbanos para atender a necessidade de todos. Além disso, o estudo discorreu sobre o impacto na mobilidade desse grupo específico da população – ocasionado por barreiras físicas e atitudinais –, tendo como objetivo principal, a adaptação do Índice de Caminhabilidade de Centros Urbanos Históricos (ICCH), sob a ótica e percepção das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Desse modo, para alcançar os objetivos, foram utilizadas técnicas e métodos participativos como o grupo focal, entrevista individual, o passeio acompanhado e a técnica best-worst scaling (BWS). Em um segundo momento, realizou-se a aplicação do ICCH, tendo como recorte o centro histórico de Mariana-MG. Por meio da aplicação, identificaram-se não apenas possíveis fragilidades na infraestrutura física, mas também barreiras atitudinais, que são consideradas grandes obstáculos para a plena participação das pessoas com deficiência no cotidiano urbano. Ademais, esta pesquisa revelou que o Índice de Caminhabilidade de Centros Urbanos Históricos não foi suficiente para mensurar as necessidades das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Após a adaptação do índice sob a percepção do público-alvo deste estudo, constatou-se que, qualitativamente, as condições de caminhabilidade passaram de “ruim” para “boa”. No entanto, esses resultados não refletiram a realidade atual da área de estudo. Dessa maneira, percebeu-se que são necessárias adaptações em indicadores específicos para alcançar um maior nível de detalhe, uma vez que a acessibilidade está nos pormenores. Quanto ao estudo de caso, a aplicação do índice se mostrou uma ferramenta eficiente para avaliar a caminhabilidade em Mariana-MG, mesmo que de uma forma geral, se tornando um balizador para a proposição de soluções no ambiente construído com o objetivo de melhorar a caminhabilidade de todas as pessoas, deixando evidente que as cidades históricas podem ser adaptadas sem descaracterizar o patrimônio histórico-cultural. Portanto, esta dissertação ressalta a importância de considerar as necessidades das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida ao planejar e desenvolver cidades históricas. A acessibilidade na caminhabilidade não apenas promove a inclusão, mas também enriquece a experiência humana. A pesquisa destaca, ainda, a relevância da criação de métodos participativos em conjunto com as políticas públicas abrangentes e colaborativas para se alcançar um objetivo: criar cidades históricas verdadeiramente acessíveis e inclusivas para toda a sociedade.
id UFMG_b3380405d8b62c73da0d539c3e6a7581
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/63543
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Daniela Antunes Lessahttp://lattes.cnpq.br/6033859857820145Mateus Humberto AndradeCarlos Fernando Ferreira LoboLeandro Cardosohttps://lattes.cnpq.br/8535933932149288Cristiane Costa Gonçalves2024-01-31T13:51:56Z2024-01-31T13:51:56Z2023-10-31http://hdl.handle.net/1843/63543Garantir condições de acesso à cidade para todas as pessoas é um dos maiores desafios da mobilidade urbana. Esse desafio se torna ainda mais complexo quando pensamos na promoção da acessibilidade para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida; sobretudo nos centros urbanos históricos, em que as cidades não eram projetadas por meio de uma arquitetura inclusiva, tão pouco planejavam receber o fluxo intenso de transporte individual motorizado. Pensando nisso, este estudo abordou questões de acessibilidade, e as condições de caminhabilidade das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida nos centros urbanos históricos. Abordando temas que vão de mobilidade inclusiva, ao direito das pessoas com deficiência, com destaque para a importância da adaptação dos ambientes urbanos para atender a necessidade de todos. Além disso, o estudo discorreu sobre o impacto na mobilidade desse grupo específico da população – ocasionado por barreiras físicas e atitudinais –, tendo como objetivo principal, a adaptação do Índice de Caminhabilidade de Centros Urbanos Históricos (ICCH), sob a ótica e percepção das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Desse modo, para alcançar os objetivos, foram utilizadas técnicas e métodos participativos como o grupo focal, entrevista individual, o passeio acompanhado e a técnica best-worst scaling (BWS). Em um segundo momento, realizou-se a aplicação do ICCH, tendo como recorte o centro histórico de Mariana-MG. Por meio da aplicação, identificaram-se não apenas possíveis fragilidades na infraestrutura física, mas também barreiras atitudinais, que são consideradas grandes obstáculos para a plena participação das pessoas com deficiência no cotidiano urbano. Ademais, esta pesquisa revelou que o Índice de Caminhabilidade de Centros Urbanos Históricos não foi suficiente para mensurar as necessidades das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Após a adaptação do índice sob a percepção do público-alvo deste estudo, constatou-se que, qualitativamente, as condições de caminhabilidade passaram de “ruim” para “boa”. No entanto, esses resultados não refletiram a realidade atual da área de estudo. Dessa maneira, percebeu-se que são necessárias adaptações em indicadores específicos para alcançar um maior nível de detalhe, uma vez que a acessibilidade está nos pormenores. Quanto ao estudo de caso, a aplicação do índice se mostrou uma ferramenta eficiente para avaliar a caminhabilidade em Mariana-MG, mesmo que de uma forma geral, se tornando um balizador para a proposição de soluções no ambiente construído com o objetivo de melhorar a caminhabilidade de todas as pessoas, deixando evidente que as cidades históricas podem ser adaptadas sem descaracterizar o patrimônio histórico-cultural. Portanto, esta dissertação ressalta a importância de considerar as necessidades das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida ao planejar e desenvolver cidades históricas. A acessibilidade na caminhabilidade não apenas promove a inclusão, mas também enriquece a experiência humana. A pesquisa destaca, ainda, a relevância da criação de métodos participativos em conjunto com as políticas públicas abrangentes e colaborativas para se alcançar um objetivo: criar cidades históricas verdadeiramente acessíveis e inclusivas para toda a sociedade.Ensuring city access for all individuals is one of the greatest challenges in urban mobility. This challenge becomes even more intricate when considering the promotion of accessibility for people with disabilities and/or reduced mobility, especially in historic urban centers where cities were not designed with inclusive architecture and seldom anticipated the influx of individual motorized transportation. With this in mind, the study addressed issues of accessibility and the walkability conditions for people with disabilities and/or reduced mobility in historic urban centers. Encompassing topics ranging from inclusive mobility to the rights of disabled individuals, the study underscored the importance of adapting urban environments to cater to the needs of everyone. Additionally, the study delved into the impact on mobility for this specific population group, driven by both physical and attitudinal barriers. Its primary objective was to adapt the walkability index of historic urban centers from the perspective and perception of people with disabilities and/or reduced mobility. To achieve these objectives, participatory techniques and methods were utilized, including focus groups, individual interviews, guided walks, and the Best-Worst Scaling (BWS) technique. In a subsequent phase, the application of the Historic Urban Walkability Index (HUWI) was conducted within a segment of Mariana-MG's historical center. Through this application, potential spatial weaknesses were identified. Beyond physical barriers, attitudinal barriers also posed significant obstacles to the full participation of people with disabilities in urban life. The research demonstrated that the Historic Urban Walkability Index was insufficient to measure the needs of people with disabilities and reduced mobility. After adapting the index from the perspective of the research's target audience, it was found that qualitatively, walkability conditions shifted from "poor" to "good." However, these results were not realistic given the current conditions of the study area. In this regard, it was observed that specific indicators need adjustments to attain a higher level of detail, as accessibility lies in the finer details. Regarding the case study, the index's application proved to be an effective tool in evaluating walkability in Mariana-MG, even in a general sense. This served as a benchmark for proposing solutions in the built environment to enhance walkability for all individuals, emphasizing that historic cities can be adapted without compromising cultural and historical heritage. In conclusion, this dissertation highlights the importance of considering the needs of people with disabilities and reduced mobility when planning and developing historic cities. Accessible walkability not only promotes inclusion but also enriches the human experience. The research further underscores the significance of creating participatory methods in conjunction with comprehensive and collaborative public policies to achieve a common goal: creating truly vibrant, accessible, and inclusive historic cities for people.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia e TransportesUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessTransportesCaminhabilidadeAcessibilidadeMariana (MG)Participação popularMobilidade urbanaPessoas com deficiênciaCaminhabilidadeAcessibilidadeAcesso a cidadeParticipação popularCaminhabilidade em centros históricos : uma análise sob a ótica de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em Mariana (MG)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDISSERTAÇÃO-CRISTIANE COSTA GONCALVES.pdfDISSERTAÇÃO-CRISTIANE COSTA GONCALVES.pdfapplication/pdf12246489https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63543/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O-CRISTIANE%20COSTA%20GONCALVES.pdffa43709ea11b4ecf8ca3676593d9259bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63543/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63543/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/635432024-01-31 10:51:56.529oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2024-01-31T13:51:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Caminhabilidade em centros históricos : uma análise sob a ótica de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em Mariana (MG)
title Caminhabilidade em centros históricos : uma análise sob a ótica de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em Mariana (MG)
spellingShingle Caminhabilidade em centros históricos : uma análise sob a ótica de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em Mariana (MG)
Cristiane Costa Gonçalves
Caminhabilidade
Acessibilidade
Acesso a cidade
Participação popular
Transportes
Caminhabilidade
Acessibilidade
Mariana (MG)
Participação popular
Mobilidade urbana
Pessoas com deficiência
title_short Caminhabilidade em centros históricos : uma análise sob a ótica de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em Mariana (MG)
title_full Caminhabilidade em centros históricos : uma análise sob a ótica de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em Mariana (MG)
title_fullStr Caminhabilidade em centros históricos : uma análise sob a ótica de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em Mariana (MG)
title_full_unstemmed Caminhabilidade em centros históricos : uma análise sob a ótica de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em Mariana (MG)
title_sort Caminhabilidade em centros históricos : uma análise sob a ótica de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em Mariana (MG)
author Cristiane Costa Gonçalves
author_facet Cristiane Costa Gonçalves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Daniela Antunes Lessa
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6033859857820145
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mateus Humberto Andrade
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carlos Fernando Ferreira Lobo
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Leandro Cardoso
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/8535933932149288
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristiane Costa Gonçalves
contributor_str_mv Daniela Antunes Lessa
Mateus Humberto Andrade
Carlos Fernando Ferreira Lobo
Leandro Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Caminhabilidade
Acessibilidade
Acesso a cidade
Participação popular
topic Caminhabilidade
Acessibilidade
Acesso a cidade
Participação popular
Transportes
Caminhabilidade
Acessibilidade
Mariana (MG)
Participação popular
Mobilidade urbana
Pessoas com deficiência
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Transportes
Caminhabilidade
Acessibilidade
Mariana (MG)
Participação popular
Mobilidade urbana
Pessoas com deficiência
description Garantir condições de acesso à cidade para todas as pessoas é um dos maiores desafios da mobilidade urbana. Esse desafio se torna ainda mais complexo quando pensamos na promoção da acessibilidade para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida; sobretudo nos centros urbanos históricos, em que as cidades não eram projetadas por meio de uma arquitetura inclusiva, tão pouco planejavam receber o fluxo intenso de transporte individual motorizado. Pensando nisso, este estudo abordou questões de acessibilidade, e as condições de caminhabilidade das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida nos centros urbanos históricos. Abordando temas que vão de mobilidade inclusiva, ao direito das pessoas com deficiência, com destaque para a importância da adaptação dos ambientes urbanos para atender a necessidade de todos. Além disso, o estudo discorreu sobre o impacto na mobilidade desse grupo específico da população – ocasionado por barreiras físicas e atitudinais –, tendo como objetivo principal, a adaptação do Índice de Caminhabilidade de Centros Urbanos Históricos (ICCH), sob a ótica e percepção das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Desse modo, para alcançar os objetivos, foram utilizadas técnicas e métodos participativos como o grupo focal, entrevista individual, o passeio acompanhado e a técnica best-worst scaling (BWS). Em um segundo momento, realizou-se a aplicação do ICCH, tendo como recorte o centro histórico de Mariana-MG. Por meio da aplicação, identificaram-se não apenas possíveis fragilidades na infraestrutura física, mas também barreiras atitudinais, que são consideradas grandes obstáculos para a plena participação das pessoas com deficiência no cotidiano urbano. Ademais, esta pesquisa revelou que o Índice de Caminhabilidade de Centros Urbanos Históricos não foi suficiente para mensurar as necessidades das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Após a adaptação do índice sob a percepção do público-alvo deste estudo, constatou-se que, qualitativamente, as condições de caminhabilidade passaram de “ruim” para “boa”. No entanto, esses resultados não refletiram a realidade atual da área de estudo. Dessa maneira, percebeu-se que são necessárias adaptações em indicadores específicos para alcançar um maior nível de detalhe, uma vez que a acessibilidade está nos pormenores. Quanto ao estudo de caso, a aplicação do índice se mostrou uma ferramenta eficiente para avaliar a caminhabilidade em Mariana-MG, mesmo que de uma forma geral, se tornando um balizador para a proposição de soluções no ambiente construído com o objetivo de melhorar a caminhabilidade de todas as pessoas, deixando evidente que as cidades históricas podem ser adaptadas sem descaracterizar o patrimônio histórico-cultural. Portanto, esta dissertação ressalta a importância de considerar as necessidades das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida ao planejar e desenvolver cidades históricas. A acessibilidade na caminhabilidade não apenas promove a inclusão, mas também enriquece a experiência humana. A pesquisa destaca, ainda, a relevância da criação de métodos participativos em conjunto com as políticas públicas abrangentes e colaborativas para se alcançar um objetivo: criar cidades históricas verdadeiramente acessíveis e inclusivas para toda a sociedade.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-10-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-31T13:51:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-31T13:51:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/63543
url http://hdl.handle.net/1843/63543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63543/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O-CRISTIANE%20COSTA%20GONCALVES.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63543/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/63543/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fa43709ea11b4ecf8ca3676593d9259b
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589232877371392