Atividade física no ambiente de trabalho: análise do projeto musculação para servidores da EEFFTO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BBZS9V |
Resumo: | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, da Universidade Federal de Minas Gerais, oferece aos seus funcionários o projeto Musculação, que tem como objetivo a promoção da saúde de seus praticantes. Porém, mesmo ofertando um projeto gratuito e que ocorre no mesmo local onde desenvolvem suas atividades laborais, a adesão ao projeto ainda é baixa. O objetivo deste trabalho foi buscar através da aplicação de questionário, elementos que informem qual ou quais motivos levam os funcionários a não participarem ou abandonarem ao projeto. Foi utilizado um questionário elaborado para a pesquisa, enviado via e-mail a todos os 82 funcionários da escola (docentes e técnico administrativo). A pesquisa obteve retorno de 13 questionários e indicou que 61,54% da amostra participa e está satisfeita com o projeto, e que 38,46% da amostra não participa, sendo que destes, 15,38% já participaram e saíram do projeto. Concluiu-se que no grupo pesquisado, os motivos que levaram estes funcionários a não adesão ou abandono do projeto foram: desânimo, falta de horários disponíveis, recomendação médica e realização de outras atividades fora do ambiente de trabalho, sendo estes fatores que interferem no momento de adesão ou continuação no projeto. Ao final da pesquisa, foram sugeridas estratégias para melhoria do projeto, tais como: melhorar a divulgação do projeto (e-mails e cartazes) e dos benefícios alcançados pelos praticantes, oferecer atividades diversificadas além da musculação, melhoria da infraestrutura, aumentar horários disponibilizados ao projeto e buscar parcerias com outras escolas da universidade |
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Ana Claudia Porfirio CoutoMauro Heleno ChagasChristian Emmanuel Torres CabidoOhana Alves de Almeida2019-08-12T04:00:11Z2019-08-12T04:00:11Z2013-12-13http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BBZS9VEscola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, da Universidade Federal de Minas Gerais, oferece aos seus funcionários o projeto Musculação, que tem como objetivo a promoção da saúde de seus praticantes. Porém, mesmo ofertando um projeto gratuito e que ocorre no mesmo local onde desenvolvem suas atividades laborais, a adesão ao projeto ainda é baixa. O objetivo deste trabalho foi buscar através da aplicação de questionário, elementos que informem qual ou quais motivos levam os funcionários a não participarem ou abandonarem ao projeto. Foi utilizado um questionário elaborado para a pesquisa, enviado via e-mail a todos os 82 funcionários da escola (docentes e técnico administrativo). A pesquisa obteve retorno de 13 questionários e indicou que 61,54% da amostra participa e está satisfeita com o projeto, e que 38,46% da amostra não participa, sendo que destes, 15,38% já participaram e saíram do projeto. Concluiu-se que no grupo pesquisado, os motivos que levaram estes funcionários a não adesão ou abandono do projeto foram: desânimo, falta de horários disponíveis, recomendação médica e realização de outras atividades fora do ambiente de trabalho, sendo estes fatores que interferem no momento de adesão ou continuação no projeto. Ao final da pesquisa, foram sugeridas estratégias para melhoria do projeto, tais como: melhorar a divulgação do projeto (e-mails e cartazes) e dos benefícios alcançados pelos praticantes, oferecer atividades diversificadas além da musculação, melhoria da infraestrutura, aumentar horários disponibilizados ao projeto e buscar parcerias com outras escolas da universidadeThe School of Physical Education, Physiotherapy and Occupational Therapy, Universidade Federal de Minas Gerais, offers its employees the "Resistance training" project, which aims to promote the health of its practitioners. However, even offering a free project and occurs in the same location where they conduct their work activities, joining the project is still low. The objective of this study was to search through questionnaires, elements which inform or what reasons lead employees not to participate or abandon the project. A questionnaire for the survey was sent via email to all 82 school staff (teachers and administrative technician) was used. The survey achieved a return of 13 questionnaires and indicated that 61.54% of the sample participates and is satisfied with the project, and that 38.46 % of the sample did not participate, and of these, 15.38 % have participated and left the project. It was concluded that the group studied, the reasons that led these officials to non-adherence or abandonment of the project were: discouragement, lack of available time, medical advice and performing other activities outside the work environment, and these factors that affect the time to join or remain in the project. At the end of the research were suggested strategies for improvement of the project, such as: improving the dissemination of the project (e-mails and posters) and the benefits achieved by practitioners, offering diverse activities besides the resistance training, improving infrastructure, increasing the time available project and seek partnerships with other schools of the universityUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGMusculaçãoSaúde do trabalhadorMusculaçãoSaúdeTrabalhadoresAtividade física no ambiente de trabalho: análise do projeto musculação para servidores da EEFFTOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALalmeida__a_atividade_f_sica....pdfapplication/pdf424959https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BBZS9V/1/almeida__a_atividade_f_sica....pdfe5e7ec8ea9c6132da71a9df2a4be83afMD51TEXTalmeida__a_atividade_f_sica....pdf.txtalmeida__a_atividade_f_sica....pdf.txtExtracted texttext/plain44908https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BBZS9V/2/almeida__a_atividade_f_sica....pdf.txt79d2d211bd2dc77da081f317a741ab57MD521843/EEFF-BBZS9V2019-11-14 11:14:01.28oai:repositorio.ufmg.br:1843/EEFF-BBZS9VRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:14:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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