Inserção das instituições públicas de saúde de Betim na gestão dos riscos de acidentes industriais ampliados na área da refinaria Gabriel Passos - Petrobrás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Valesca Fernandes Gilson Silva
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/GCPA-7ESK4H
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a inserção das instituições públicas de saúde do município de Betim, na preparação e resposta aos acidentes industriais ampliados, decorrentes do processo de refino, armazenamento e distribuição de petróleo e seus derivados realizados na área da Refinaria Gabriel Passos - Petrobras. O Estudo de Caso foi escolhido como estratégia de pesquisa, em uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada através da pesquisa documental, observação participante e entrevistas semi-estruturadas. Foram realizadas 20 entrevistas envolvendo representantes das empresas da área da REGAP, da Defesa Civil Municipal, do Corpo de Bombeiros, da Fundação Estadual de Meio Ambiente e das instituições públicas de saúde de Betim. A partir da triangulação dos dados, emergiram três categorias empíricas: a visão do risco, a intersetorialidade e o plano de emergência. A análise e interpretação dos dados apontaram para uma visão diferenciada do risco, demonstrando que os representantes das instituições públicas de saúde de Betim, não conhecem os riscos decorrentes das atividades industriais da área da REGAP. Todos os entrevistados consideraram a articulação intersetorial como essencial, revelando a necessidade de um processo coletivo na preparação e na reposta aos acidentes, porém, a experiência da intersetorialidade ainda ocorre de modo pontual e o Plano de Auxílio Mútuo Betim/Ibirité se apresenta como mediador para o desenvolvimento das ações intersetoriais. O plano de emergência do setor saúde foi considerado um instrumento importante para minimizar os danos decorrentes de um acidente industrial, entretanto, os dados demonstraram que o setor saúde não era o foco de comunicação de risco das empresas sendo a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, legitimamente, reconhecidos como órgãos ativos de intervenção e de ações mitigadoras. O estudo revelou uma vulnerabilidade estrutural da política municipal de saúde em relação ao processo industrial. As instituições municipais de saúde de Betim demonstraram o quanto estão despreparadas para enfrentar os acidentes industriais, com incapacidade de uma resposta técnica e política adequada. Apesar do padrão de organização e ocupação do território urbano e dos riscos existentes, não há uma política de emergência consistente para contemporizar os danos que possam ocorrer. Portanto, a inserção das instituições de saúde na preparação e resposta aos acidentes industriais ampliados ainda é incipiente.
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A partir da triangulação dos dados, emergiram três categorias empíricas: a visão do risco, a intersetorialidade e o plano de emergência. A análise e interpretação dos dados apontaram para uma visão diferenciada do risco, demonstrando que os representantes das instituições públicas de saúde de Betim, não conhecem os riscos decorrentes das atividades industriais da área da REGAP. Todos os entrevistados consideraram a articulação intersetorial como essencial, revelando a necessidade de um processo coletivo na preparação e na reposta aos acidentes, porém, a experiência da intersetorialidade ainda ocorre de modo pontual e o Plano de Auxílio Mútuo Betim/Ibirité se apresenta como mediador para o desenvolvimento das ações intersetoriais. O plano de emergência do setor saúde foi considerado um instrumento importante para minimizar os danos decorrentes de um acidente industrial, entretanto, os dados demonstraram que o setor saúde não era o foco de comunicação de risco das empresas sendo a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, legitimamente, reconhecidos como órgãos ativos de intervenção e de ações mitigadoras. O estudo revelou uma vulnerabilidade estrutural da política municipal de saúde em relação ao processo industrial. As instituições municipais de saúde de Betim demonstraram o quanto estão despreparadas para enfrentar os acidentes industriais, com incapacidade de uma resposta técnica e política adequada. Apesar do padrão de organização e ocupação do território urbano e dos riscos existentes, não há uma política de emergência consistente para contemporizar os danos que possam ocorrer. Portanto, a inserção das instituições de saúde na preparação e resposta aos acidentes industriais ampliados ainda é incipiente.This study aimed to analyze the insertion of the public health institutions from the city of Betim in the preparation and response to amplified industrial accidents, resulted from the process of refinement, storage and distribution of petroleum and its derivatives occured at the area of Refinaria Gabriel Passos Petrobras. The Case Study was chosen as a research strategy on a qualitative approach. The data colection was accomplished through documentary research, participant observation and semi-structured interviews. It was accomplished 20 interviews involving representatives of companies in the area of REGAP, the city's Civil Defense, the Fire Department, the State Foundation of the Environment, and the public health institutions of Betim. Through data triangulation, three empiric categories emerged: the view of risk, intersectoriality, and the emergency plan. The analysis and interpretation of data pointed to a different view of risk, demonstrating that the representatives of public health institutions of Betim do not know the risks resulted from the industrial activities in the REGAP area. All interviewed persons consider the intersectorial articulation to be essential, revealing the need of a joint process in the preparation and response to the accidents, however, the intersectoriality experience still occurs in a punctual way and the Plan of Mutual Help Betim/Ibirité presents itself as a mediator for the development of intersectorial actions. The emergency plan of the health sector was considered an important instrument to minimize the damage caused by an industrial accident, however, data shows that the health sector was not the focus of risk communication of companies, being the Civil Defense and the Fire Department legitimately recognized as active organs of intervention and mitigation actions. The study revealed a structural vulnerability in the city's health politicies concerning the industrial process. Betim's health institutions demonstrated how much they are unprepared to face industrial accidents, and incapacitated of a technical response and adequate policy. Despite the pattern of organization and occupation of the urban territory and the existent risks, there is not a solid emergency policy to contemporize the damage that might occur. Therefore, the insertion of health institutions in the preparation and response to amplified industrial accidents is still insipient.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGInstituições de SaúdeSaúde AmbientalAção IntersetorialIndústria PetroquímicaAcidentes de TrabalhoEnfermagemPesquisa QualitativaRiscos Ocupacionais eCSSetor PúblicoSaúde AmbientalPlanos de EmergênciaAcidentes Industriais AmpliadosRiscoIntersetorialidadeInserção das instituições públicas de saúde de Betim na gestão dos riscos de acidentes industriais ampliados na área da refinaria Gabriel Passos - Petrobrásinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALana_valesca_fernandes_gilson_silva.pdfapplication/pdf2483322https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-7ESK4H/1/ana_valesca_fernandes_gilson_silva.pdf4848dec972478f1d514f5dd3842104c3MD51TEXTana_valesca_fernandes_gilson_silva.pdf.txtana_valesca_fernandes_gilson_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain453583https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-7ESK4H/2/ana_valesca_fernandes_gilson_silva.pdf.txt1d779730b5de8b47143653ecdd45a24fMD521843/GCPA-7ESK4H2019-11-14 18:28:12.739oai:repositorio.ufmg.br:1843/GCPA-7ESK4HRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:28:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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