A terceira idade na educação de jovens e adultos: expectativas e motivações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isamara Grazielle Martins Coura
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7DSQ36
Resumo: A pesquisa procurou compreender os motivos que levam pessoas da Terceira Idade, alfabetizadas e que, provavelmente, não teriam como objetivo a inserção, a permanência ou a reinserção no mercado de trabalho, voltar a estudar. Além disso, pretendeu-se ainda identificar quais expectativas estes sujeitos têm em relação à escolarização e em que medida estas vêm sendo atendidas. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo, que para ser realizada teve como critérios relevantes na escolha dos sujeitos pesquisados a idade - ter mais de 60 anos - e estar em diferentes tempos de escolarização na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sendo assim, a pesquisa foi realizada com sete educandos, sendo três homens e quatro mulheres, com idades entre 60 e 81 anos no período da realização das entrevistas. Dentre estes dois já haviam concluído o ensino fundamental e os demais freqüentavam diferentes períodos do curso no Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos do Segundo Segmento (PROEF II) da UFMG. A partir dos relatos destes educandos pôde-se conhecer seus percalços escolares até que chegassem à EJA. Foi possível assim, através de suas histórias de vida, das dificuldades enfrentadas sem um saber escolar bem estruturado, dos destaques que deram às atividades, momentos e espaços tidos como preferidos no seu processo de escolarização, perceber o que a escola representa para estes sujeitos. Foi possível ainda apontar algumas contribuições trazidas pelo ato de escolarizar-se para a melhoria da qualidade de vida de pessoas que, como estes entrevistados, estão na Terceira Idade.
id UFMG_b47b636a662097b401615b3365cc664c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/HJPB-7DSQ36
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Leoncio Jose Gomes SoaresCarmem Lucia EitererMaria da Conceicao F Reis FonsecaNilton Bueno FischerIsamara Grazielle Martins Coura2019-08-14T16:27:15Z2019-08-14T16:27:15Z2007-11-23http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7DSQ36A pesquisa procurou compreender os motivos que levam pessoas da Terceira Idade, alfabetizadas e que, provavelmente, não teriam como objetivo a inserção, a permanência ou a reinserção no mercado de trabalho, voltar a estudar. Além disso, pretendeu-se ainda identificar quais expectativas estes sujeitos têm em relação à escolarização e em que medida estas vêm sendo atendidas. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo, que para ser realizada teve como critérios relevantes na escolha dos sujeitos pesquisados a idade - ter mais de 60 anos - e estar em diferentes tempos de escolarização na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sendo assim, a pesquisa foi realizada com sete educandos, sendo três homens e quatro mulheres, com idades entre 60 e 81 anos no período da realização das entrevistas. Dentre estes dois já haviam concluído o ensino fundamental e os demais freqüentavam diferentes períodos do curso no Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos do Segundo Segmento (PROEF II) da UFMG. A partir dos relatos destes educandos pôde-se conhecer seus percalços escolares até que chegassem à EJA. Foi possível assim, através de suas histórias de vida, das dificuldades enfrentadas sem um saber escolar bem estruturado, dos destaques que deram às atividades, momentos e espaços tidos como preferidos no seu processo de escolarização, perceber o que a escola representa para estes sujeitos. Foi possível ainda apontar algumas contribuições trazidas pelo ato de escolarizar-se para a melhoria da qualidade de vida de pessoas que, como estes entrevistados, estão na Terceira Idade.The research quested after comprehending the reasons which take literate Senior citizens and who, probably, did not have as aim the integration, permanence or reintegration in the labor market, to go back to study. Besides this, it was also intended to identify which expectations these subjects have in relation to education and to what extent they have been fulfilled. It is about an investigation of qualitative character that, in order to be accomplished, had as relevant criteria the age choice regarding the researched subjects - they had to be more than 60 years old and to be in different school grades in the Education of Youths and Adults (EJA Educação de Jovens e Adultos). So, the research was conducted with seven students, three men and four women, in the age between 60 and 81 years old, by the time they were interviewed. Among these, two had already concluded the fundamental education and the others attended different grades of the course in the Fundamental Teaching Project of the Second Segment (PROEF II) of UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais Federal University of Minas Gerais). Based on these students report, we could know their school difficulties until they arrived in EJA. Thus, it was possible, through their life stories, their difficulties faced without a well structured school knowledge, the highlight they gave to the activities, moments and spaces considered as their favorite ones, in their education process, to perceive what school means to these subjects. It was also possible to point out some contributions, brought by the act of education, for the improvement of life quality of the people who, as the interviewed ones, are in the same age.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEducação de jovens e adultosEducação de jovens e adultosTerceira idadeA terceira idade na educação de jovens e adultos: expectativas e motivaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_isamara.pdfapplication/pdf853192https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7DSQ36/1/disserta__o_isamara.pdf93b2cb60eb9f7fd8eb9001a9ac3eec90MD51TEXTdisserta__o_isamara.pdf.txtdisserta__o_isamara.pdf.txtExtracted texttext/plain396096https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7DSQ36/2/disserta__o_isamara.pdf.txtdc1edfaf3dc54b5cb9c4e58572d75383MD521843/HJPB-7DSQ362019-11-14 13:06:45.335oai:repositorio.ufmg.br:1843/HJPB-7DSQ36Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:06:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A terceira idade na educação de jovens e adultos: expectativas e motivações
title A terceira idade na educação de jovens e adultos: expectativas e motivações
spellingShingle A terceira idade na educação de jovens e adultos: expectativas e motivações
Isamara Grazielle Martins Coura
Educação de jovens e adultos
Terceira idade
Educação
Educação de jovens e adultos
title_short A terceira idade na educação de jovens e adultos: expectativas e motivações
title_full A terceira idade na educação de jovens e adultos: expectativas e motivações
title_fullStr A terceira idade na educação de jovens e adultos: expectativas e motivações
title_full_unstemmed A terceira idade na educação de jovens e adultos: expectativas e motivações
title_sort A terceira idade na educação de jovens e adultos: expectativas e motivações
author Isamara Grazielle Martins Coura
author_facet Isamara Grazielle Martins Coura
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leoncio Jose Gomes Soares
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Carmem Lucia Eiterer
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria da Conceicao F Reis Fonseca
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Nilton Bueno Fischer
dc.contributor.author.fl_str_mv Isamara Grazielle Martins Coura
contributor_str_mv Leoncio Jose Gomes Soares
Carmem Lucia Eiterer
Maria da Conceicao F Reis Fonseca
Nilton Bueno Fischer
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Terceira idade
topic Educação de jovens e adultos
Terceira idade
Educação
Educação de jovens e adultos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Educação de jovens e adultos
description A pesquisa procurou compreender os motivos que levam pessoas da Terceira Idade, alfabetizadas e que, provavelmente, não teriam como objetivo a inserção, a permanência ou a reinserção no mercado de trabalho, voltar a estudar. Além disso, pretendeu-se ainda identificar quais expectativas estes sujeitos têm em relação à escolarização e em que medida estas vêm sendo atendidas. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo, que para ser realizada teve como critérios relevantes na escolha dos sujeitos pesquisados a idade - ter mais de 60 anos - e estar em diferentes tempos de escolarização na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sendo assim, a pesquisa foi realizada com sete educandos, sendo três homens e quatro mulheres, com idades entre 60 e 81 anos no período da realização das entrevistas. Dentre estes dois já haviam concluído o ensino fundamental e os demais freqüentavam diferentes períodos do curso no Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos do Segundo Segmento (PROEF II) da UFMG. A partir dos relatos destes educandos pôde-se conhecer seus percalços escolares até que chegassem à EJA. Foi possível assim, através de suas histórias de vida, das dificuldades enfrentadas sem um saber escolar bem estruturado, dos destaques que deram às atividades, momentos e espaços tidos como preferidos no seu processo de escolarização, perceber o que a escola representa para estes sujeitos. Foi possível ainda apontar algumas contribuições trazidas pelo ato de escolarizar-se para a melhoria da qualidade de vida de pessoas que, como estes entrevistados, estão na Terceira Idade.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-11-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T16:27:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T16:27:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7DSQ36
url http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7DSQ36
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7DSQ36/1/disserta__o_isamara.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7DSQ36/2/disserta__o_isamara.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 93b2cb60eb9f7fd8eb9001a9ac3eec90
dc1edfaf3dc54b5cb9c4e58572d75383
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971133727768576