A terceira idade na educação de jovens e adultos: expectativas e motivações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7DSQ36 |
Resumo: | A pesquisa procurou compreender os motivos que levam pessoas da Terceira Idade, alfabetizadas e que, provavelmente, não teriam como objetivo a inserção, a permanência ou a reinserção no mercado de trabalho, voltar a estudar. Além disso, pretendeu-se ainda identificar quais expectativas estes sujeitos têm em relação à escolarização e em que medida estas vêm sendo atendidas. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo, que para ser realizada teve como critérios relevantes na escolha dos sujeitos pesquisados a idade - ter mais de 60 anos - e estar em diferentes tempos de escolarização na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sendo assim, a pesquisa foi realizada com sete educandos, sendo três homens e quatro mulheres, com idades entre 60 e 81 anos no período da realização das entrevistas. Dentre estes dois já haviam concluído o ensino fundamental e os demais freqüentavam diferentes períodos do curso no Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos do Segundo Segmento (PROEF II) da UFMG. A partir dos relatos destes educandos pôde-se conhecer seus percalços escolares até que chegassem à EJA. Foi possível assim, através de suas histórias de vida, das dificuldades enfrentadas sem um saber escolar bem estruturado, dos destaques que deram às atividades, momentos e espaços tidos como preferidos no seu processo de escolarização, perceber o que a escola representa para estes sujeitos. Foi possível ainda apontar algumas contribuições trazidas pelo ato de escolarizar-se para a melhoria da qualidade de vida de pessoas que, como estes entrevistados, estão na Terceira Idade. |
id |
UFMG_b47b636a662097b401615b3365cc664c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/HJPB-7DSQ36 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Leoncio Jose Gomes SoaresCarmem Lucia EitererMaria da Conceicao F Reis FonsecaNilton Bueno FischerIsamara Grazielle Martins Coura2019-08-14T16:27:15Z2019-08-14T16:27:15Z2007-11-23http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7DSQ36A pesquisa procurou compreender os motivos que levam pessoas da Terceira Idade, alfabetizadas e que, provavelmente, não teriam como objetivo a inserção, a permanência ou a reinserção no mercado de trabalho, voltar a estudar. Além disso, pretendeu-se ainda identificar quais expectativas estes sujeitos têm em relação à escolarização e em que medida estas vêm sendo atendidas. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo, que para ser realizada teve como critérios relevantes na escolha dos sujeitos pesquisados a idade - ter mais de 60 anos - e estar em diferentes tempos de escolarização na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sendo assim, a pesquisa foi realizada com sete educandos, sendo três homens e quatro mulheres, com idades entre 60 e 81 anos no período da realização das entrevistas. Dentre estes dois já haviam concluído o ensino fundamental e os demais freqüentavam diferentes períodos do curso no Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos do Segundo Segmento (PROEF II) da UFMG. A partir dos relatos destes educandos pôde-se conhecer seus percalços escolares até que chegassem à EJA. Foi possível assim, através de suas histórias de vida, das dificuldades enfrentadas sem um saber escolar bem estruturado, dos destaques que deram às atividades, momentos e espaços tidos como preferidos no seu processo de escolarização, perceber o que a escola representa para estes sujeitos. Foi possível ainda apontar algumas contribuições trazidas pelo ato de escolarizar-se para a melhoria da qualidade de vida de pessoas que, como estes entrevistados, estão na Terceira Idade.The research quested after comprehending the reasons which take literate Senior citizens and who, probably, did not have as aim the integration, permanence or reintegration in the labor market, to go back to study. Besides this, it was also intended to identify which expectations these subjects have in relation to education and to what extent they have been fulfilled. It is about an investigation of qualitative character that, in order to be accomplished, had as relevant criteria the age choice regarding the researched subjects - they had to be more than 60 years old and to be in different school grades in the Education of Youths and Adults (EJA Educação de Jovens e Adultos). So, the research was conducted with seven students, three men and four women, in the age between 60 and 81 years old, by the time they were interviewed. Among these, two had already concluded the fundamental education and the others attended different grades of the course in the Fundamental Teaching Project of the Second Segment (PROEF II) of UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais Federal University of Minas Gerais). Based on these students report, we could know their school difficulties until they arrived in EJA. Thus, it was possible, through their life stories, their difficulties faced without a well structured school knowledge, the highlight they gave to the activities, moments and spaces considered as their favorite ones, in their education process, to perceive what school means to these subjects. It was also possible to point out some contributions, brought by the act of education, for the improvement of life quality of the people who, as the interviewed ones, are in the same age.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEducação de jovens e adultosEducação de jovens e adultosTerceira idadeA terceira idade na educação de jovens e adultos: expectativas e motivaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_isamara.pdfapplication/pdf853192https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7DSQ36/1/disserta__o_isamara.pdf93b2cb60eb9f7fd8eb9001a9ac3eec90MD51TEXTdisserta__o_isamara.pdf.txtdisserta__o_isamara.pdf.txtExtracted texttext/plain396096https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7DSQ36/2/disserta__o_isamara.pdf.txtdc1edfaf3dc54b5cb9c4e58572d75383MD521843/HJPB-7DSQ362019-11-14 13:06:45.335oai:repositorio.ufmg.br:1843/HJPB-7DSQ36Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:06:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A terceira idade na educação de jovens e adultos: expectativas e motivações |
title |
A terceira idade na educação de jovens e adultos: expectativas e motivações |
spellingShingle |
A terceira idade na educação de jovens e adultos: expectativas e motivações Isamara Grazielle Martins Coura Educação de jovens e adultos Terceira idade Educação Educação de jovens e adultos |
title_short |
A terceira idade na educação de jovens e adultos: expectativas e motivações |
title_full |
A terceira idade na educação de jovens e adultos: expectativas e motivações |
title_fullStr |
A terceira idade na educação de jovens e adultos: expectativas e motivações |
title_full_unstemmed |
A terceira idade na educação de jovens e adultos: expectativas e motivações |
title_sort |
A terceira idade na educação de jovens e adultos: expectativas e motivações |
author |
Isamara Grazielle Martins Coura |
author_facet |
Isamara Grazielle Martins Coura |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Leoncio Jose Gomes Soares |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Carmem Lucia Eiterer |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria da Conceicao F Reis Fonseca |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Nilton Bueno Fischer |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Isamara Grazielle Martins Coura |
contributor_str_mv |
Leoncio Jose Gomes Soares Carmem Lucia Eiterer Maria da Conceicao F Reis Fonseca Nilton Bueno Fischer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Terceira idade |
topic |
Educação de jovens e adultos Terceira idade Educação Educação de jovens e adultos |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Educação de jovens e adultos |
description |
A pesquisa procurou compreender os motivos que levam pessoas da Terceira Idade, alfabetizadas e que, provavelmente, não teriam como objetivo a inserção, a permanência ou a reinserção no mercado de trabalho, voltar a estudar. Além disso, pretendeu-se ainda identificar quais expectativas estes sujeitos têm em relação à escolarização e em que medida estas vêm sendo atendidas. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo, que para ser realizada teve como critérios relevantes na escolha dos sujeitos pesquisados a idade - ter mais de 60 anos - e estar em diferentes tempos de escolarização na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sendo assim, a pesquisa foi realizada com sete educandos, sendo três homens e quatro mulheres, com idades entre 60 e 81 anos no período da realização das entrevistas. Dentre estes dois já haviam concluído o ensino fundamental e os demais freqüentavam diferentes períodos do curso no Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos do Segundo Segmento (PROEF II) da UFMG. A partir dos relatos destes educandos pôde-se conhecer seus percalços escolares até que chegassem à EJA. Foi possível assim, através de suas histórias de vida, das dificuldades enfrentadas sem um saber escolar bem estruturado, dos destaques que deram às atividades, momentos e espaços tidos como preferidos no seu processo de escolarização, perceber o que a escola representa para estes sujeitos. Foi possível ainda apontar algumas contribuições trazidas pelo ato de escolarizar-se para a melhoria da qualidade de vida de pessoas que, como estes entrevistados, estão na Terceira Idade. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-11-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T16:27:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T16:27:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7DSQ36 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7DSQ36 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7DSQ36/1/disserta__o_isamara.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7DSQ36/2/disserta__o_isamara.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
93b2cb60eb9f7fd8eb9001a9ac3eec90 dc1edfaf3dc54b5cb9c4e58572d75383 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797971133727768576 |