Modelagem da informação para cidades inteligentes: aplicação em acidentes de trânsito de Belo Horizonte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/31524 |
Resumo: | A capacidade de monitorar e analisar informações em tempo real, geradas a todo o momento por pessoas ou dispositivos, é um diferencial para maximizar a eficácia e produtividade em variados campos. Pode-se trazer benefícios para a sociedade, por meio de aplicações nos setores de saúde, segurança, administração pública e mobilidade urbana. Com a crescente urbanização, os estudos relacionados às Cidades Inteligentes (Smart Cities) buscam desenvolver soluções inovadoras para minimizar problemas urbanos, e consequentemente proporcionar melhor qualidade de vida para o cidadão e a sociedade. A mobilidade urbana é uma área temática da administração pública, que tem grande relevância para os estudos de Cidades Inteligentes, pois reúne diversas informações de gestão e acompanhamento de atividades e de ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito. Esta pesquisa aplicada teve como objetivo propor um processo de Modelagem da Informação, necessário para subsidiar parâmetros indicativos para a concepção de cenários de Cidades Inteligentes. A fundamentação teórica baseou-se em Modelagem da Informação, Cidades Inteligentes e administração pública com foco em mobilidade urbana. A abordagem da pesquisa é de caráter misto, combinando métodos quantitativos e qualitativos. A estratégia de pesquisa utilizada foi estudo de caso e entrevista com um especialista em mobilidade urbana. O procedimento utilizado para coleta de dados foi a extração dos dados abertos em acidentes de trânsito, disponíveis no site da prefeitura de Belo Horizonte (PBH). O tratamento dos dados se deu através de uma ferramenta específica de extração, transformação e carga. A partir da análise descritiva dos dados, verificou-se que a maior ocorrência de acidentes de trânsito acontece durante a semana, de segunda à quarta-feira, período da tarde, na região central da cidade, onde possivelmente há um volume de tráfego maior. Foi construída uma visualização analítica dos dados, em painéis de suporte à tomada de decisão, com intuito de oferecer uma proposta para subsidiar a construção de cenários para Cidades Inteligentes. A pesquisa mostrou a relevância das informações extraídas, gerenciadas e analisadas para a sociedade, e como a Modelagem da Informação proposta pode ser utilizada como um instrumento de mudança, principalmente diante do crescimento populacional e da intensa urbanização, bem como as oportunidades para a contribuição das diferentes especialidades do campo da administração pública. |
id |
UFMG_b4a61403b9cc68303e57acb2d899fe28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/31524 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Renata Maria Abrantes Barachohttp://lattes.cnpq.br/4218954956709188Rodrigo Baroni de CarvalhoBeatriz Valadares CendónMax Cirino de Mattoshttp://lattes.cnpq.br/8356942163055850Izabella Bauer de Assis Cunha2019-12-12T13:45:28Z2019-12-12T13:45:28Z2019-03-22http://hdl.handle.net/1843/31524A capacidade de monitorar e analisar informações em tempo real, geradas a todo o momento por pessoas ou dispositivos, é um diferencial para maximizar a eficácia e produtividade em variados campos. Pode-se trazer benefícios para a sociedade, por meio de aplicações nos setores de saúde, segurança, administração pública e mobilidade urbana. Com a crescente urbanização, os estudos relacionados às Cidades Inteligentes (Smart Cities) buscam desenvolver soluções inovadoras para minimizar problemas urbanos, e consequentemente proporcionar melhor qualidade de vida para o cidadão e a sociedade. A mobilidade urbana é uma área temática da administração pública, que tem grande relevância para os estudos de Cidades Inteligentes, pois reúne diversas informações de gestão e acompanhamento de atividades e de ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito. Esta pesquisa aplicada teve como objetivo propor um processo de Modelagem da Informação, necessário para subsidiar parâmetros indicativos para a concepção de cenários de Cidades Inteligentes. A fundamentação teórica baseou-se em Modelagem da Informação, Cidades Inteligentes e administração pública com foco em mobilidade urbana. A abordagem da pesquisa é de caráter misto, combinando métodos quantitativos e qualitativos. A estratégia de pesquisa utilizada foi estudo de caso e entrevista com um especialista em mobilidade urbana. O procedimento utilizado para coleta de dados foi a extração dos dados abertos em acidentes de trânsito, disponíveis no site da prefeitura de Belo Horizonte (PBH). O tratamento dos dados se deu através de uma ferramenta específica de extração, transformação e carga. A partir da análise descritiva dos dados, verificou-se que a maior ocorrência de acidentes de trânsito acontece durante a semana, de segunda à quarta-feira, período da tarde, na região central da cidade, onde possivelmente há um volume de tráfego maior. Foi construída uma visualização analítica dos dados, em painéis de suporte à tomada de decisão, com intuito de oferecer uma proposta para subsidiar a construção de cenários para Cidades Inteligentes. A pesquisa mostrou a relevância das informações extraídas, gerenciadas e analisadas para a sociedade, e como a Modelagem da Informação proposta pode ser utilizada como um instrumento de mudança, principalmente diante do crescimento populacional e da intensa urbanização, bem como as oportunidades para a contribuição das diferentes especialidades do campo da administração pública.The ability to monitor and analyze information in real time generated at any time by people or devices, is a plus to maximize effectiveness and productivity in various fields. It can bring benefits to society, through its use in the health system, safety, public administration and urban mobility sectors. Due the growth of urbanization, studies related to Smart Cities seek to develop innovative solutions to minimize urban problems, and consequently provide a better quality of life for citizens and society. Urban mobility is a thematic area of public administration, which has great relevance for the studies of Smart Cities, since it gathers several information of management and monitoring of activities and occurrences related to traffic accidents. This applied research had the objective of proposing an Information Modeling process, necessary to support indicative parameters for the design of Smart Cities scenarios. The theoretical foundation was based on Information Modeling, Smart Cities and public administration with the focus on urban mobility. The research approach is mixed in nature, combining quantitative and qualitative methods. The research strategy used was a case study and interview with an expert on urban mobility. The procedure used for data collection was the extraction of open data in traffic accidents, available on the website of the city of Belo Horizonte (PBH). The data was processed through a specific extraction, transformation and loading tool. From the descriptive analysis of the data, it was verified that the highest occurrence of traffic accidents occurs during the week, from Monday to Wednesday, afternoon, in the central area of the city, where there is possibly a greater volume of traffic. An analytical visualization of the data was made in panels to support decision making, with the purpose of offering a proposal to subsidize the construction of scenarios for Smart Cities. The research showed the relevance of information extracted, managed and analyzed for society, and how the proposed Information Modeling can be used as an instrument of change, mainly because of the population growth and intense urbanization, as well as opportunities for different specialties of the field of public administration.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Organização do ConhecimentoUFMGBrasilECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOCiência da informaçãoModelagem de informaçõesPlanejamento urbanoSistemas de recuperação da informação – Planejamento urbanoCidades InteligentesBig DataModelagem da InformaçãoAdministração PúblicaDados AbertosModelagem da informação para cidades inteligentes: aplicação em acidentes de trânsito de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação_PPGGOC_Izabella Bauer_Modelagem da Informação para Cidades Inteligentes.pdfDissertação_PPGGOC_Izabella Bauer_Modelagem da Informação para Cidades Inteligentes.pdfapplication/pdf2746872https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31524/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_PPGGOC_Izabella%20Bauer_Modelagem%20da%20Informa%c3%a7%c3%a3o%20para%20Cidades%20Inteligentes.pdfa9cf89fd4c212e63cbeb8c7e9aecf39aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31524/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTDissertação_PPGGOC_Izabella Bauer_Modelagem da Informação para Cidades Inteligentes.pdf.txtDissertação_PPGGOC_Izabella Bauer_Modelagem da Informação para Cidades Inteligentes.pdf.txtExtracted texttext/plain114163https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31524/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_PPGGOC_Izabella%20Bauer_Modelagem%20da%20Informa%c3%a7%c3%a3o%20para%20Cidades%20Inteligentes.pdf.txt3065f93cd6dd2f89f814837c8c7ba346MD531843/315242019-12-13 03:27:21.066oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-12-13T06:27:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelagem da informação para cidades inteligentes: aplicação em acidentes de trânsito de Belo Horizonte |
title |
Modelagem da informação para cidades inteligentes: aplicação em acidentes de trânsito de Belo Horizonte |
spellingShingle |
Modelagem da informação para cidades inteligentes: aplicação em acidentes de trânsito de Belo Horizonte Izabella Bauer de Assis Cunha Cidades Inteligentes Big Data Modelagem da Informação Administração Pública Dados Abertos Ciência da informação Modelagem de informações Planejamento urbano Sistemas de recuperação da informação – Planejamento urbano |
title_short |
Modelagem da informação para cidades inteligentes: aplicação em acidentes de trânsito de Belo Horizonte |
title_full |
Modelagem da informação para cidades inteligentes: aplicação em acidentes de trânsito de Belo Horizonte |
title_fullStr |
Modelagem da informação para cidades inteligentes: aplicação em acidentes de trânsito de Belo Horizonte |
title_full_unstemmed |
Modelagem da informação para cidades inteligentes: aplicação em acidentes de trânsito de Belo Horizonte |
title_sort |
Modelagem da informação para cidades inteligentes: aplicação em acidentes de trânsito de Belo Horizonte |
author |
Izabella Bauer de Assis Cunha |
author_facet |
Izabella Bauer de Assis Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Renata Maria Abrantes Baracho |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4218954956709188 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rodrigo Baroni de Carvalho |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Beatriz Valadares Cendón |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Max Cirino de Mattos |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8356942163055850 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Izabella Bauer de Assis Cunha |
contributor_str_mv |
Renata Maria Abrantes Baracho Rodrigo Baroni de Carvalho Beatriz Valadares Cendón Max Cirino de Mattos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidades Inteligentes Big Data Modelagem da Informação Administração Pública Dados Abertos |
topic |
Cidades Inteligentes Big Data Modelagem da Informação Administração Pública Dados Abertos Ciência da informação Modelagem de informações Planejamento urbano Sistemas de recuperação da informação – Planejamento urbano |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Ciência da informação Modelagem de informações Planejamento urbano Sistemas de recuperação da informação – Planejamento urbano |
description |
A capacidade de monitorar e analisar informações em tempo real, geradas a todo o momento por pessoas ou dispositivos, é um diferencial para maximizar a eficácia e produtividade em variados campos. Pode-se trazer benefícios para a sociedade, por meio de aplicações nos setores de saúde, segurança, administração pública e mobilidade urbana. Com a crescente urbanização, os estudos relacionados às Cidades Inteligentes (Smart Cities) buscam desenvolver soluções inovadoras para minimizar problemas urbanos, e consequentemente proporcionar melhor qualidade de vida para o cidadão e a sociedade. A mobilidade urbana é uma área temática da administração pública, que tem grande relevância para os estudos de Cidades Inteligentes, pois reúne diversas informações de gestão e acompanhamento de atividades e de ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito. Esta pesquisa aplicada teve como objetivo propor um processo de Modelagem da Informação, necessário para subsidiar parâmetros indicativos para a concepção de cenários de Cidades Inteligentes. A fundamentação teórica baseou-se em Modelagem da Informação, Cidades Inteligentes e administração pública com foco em mobilidade urbana. A abordagem da pesquisa é de caráter misto, combinando métodos quantitativos e qualitativos. A estratégia de pesquisa utilizada foi estudo de caso e entrevista com um especialista em mobilidade urbana. O procedimento utilizado para coleta de dados foi a extração dos dados abertos em acidentes de trânsito, disponíveis no site da prefeitura de Belo Horizonte (PBH). O tratamento dos dados se deu através de uma ferramenta específica de extração, transformação e carga. A partir da análise descritiva dos dados, verificou-se que a maior ocorrência de acidentes de trânsito acontece durante a semana, de segunda à quarta-feira, período da tarde, na região central da cidade, onde possivelmente há um volume de tráfego maior. Foi construída uma visualização analítica dos dados, em painéis de suporte à tomada de decisão, com intuito de oferecer uma proposta para subsidiar a construção de cenários para Cidades Inteligentes. A pesquisa mostrou a relevância das informações extraídas, gerenciadas e analisadas para a sociedade, e como a Modelagem da Informação proposta pode ser utilizada como um instrumento de mudança, principalmente diante do crescimento populacional e da intensa urbanização, bem como as oportunidades para a contribuição das diferentes especialidades do campo da administração pública. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-12T13:45:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-12T13:45:28Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-03-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/31524 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/31524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31524/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_PPGGOC_Izabella%20Bauer_Modelagem%20da%20Informa%c3%a7%c3%a3o%20para%20Cidades%20Inteligentes.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31524/2/license.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31524/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_PPGGOC_Izabella%20Bauer_Modelagem%20da%20Informa%c3%a7%c3%a3o%20para%20Cidades%20Inteligentes.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a9cf89fd4c212e63cbeb8c7e9aecf39a 34badce4be7e31e3adb4575ae96af679 3065f93cd6dd2f89f814837c8c7ba346 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589188132536320 |