Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Rodrigo Antonio de Paiva DuarteLuiz Camillo Dolabella Portella Osorio de AlmeidaNoeli RammeVirginia de Araujo FigueiredoGiorgia CecchinatoRachel Cecília de Oliveira Costa2019-08-11T23:04:15Z2019-08-11T23:04:15Z2014-02-24http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9WEUYEEsta tese parte de três questões sobre a arte que são lugares comuns, e, justamente por parecerem óbvias, são, muitas vezes, negligenciadas. As questões apontam e colocam em discussão as modificações que ocorreram no universo da arte no último século, e que resultaram no que se denomina hoje como arte contemporânea. Elas são, respectivamente, o questionamento da habilidade técnica, a desmaterialização do objeto e o questionamento da experiência estética. A análise dos problemas levantados por cada uma é realizada a partir de dois pontos de vista diferentes, o de Arthur Danto e o de Vilém Flusser. Elegendo as soluções mais profícuas de cada filósofo, uma conclusão é elaborada tendo como premissa a afirmação de que tudo pode vir a ser arte. O objetivo é propor um modo de compreender o universo da arte atual, sem esquecer que a pluralidade característica das manifestações artísticas deve ser parte, também, de sua filosofia. Portanto, esta tese parte da constatação do pluralismo e apresenta uma leitura que enfatiza seus benefícios e contribuições para o modo de fazer e experimentar arte hoje.This thesis is based on three questions about art that are commonplaces, and precisely because they seem obvious, are often overlooked. The questions point and call into discussion the changes that occurred in art world in the last century that resulted in what is known today as contemporary art. They are, respectively, the questioning of technical skill, the dematerialization of the object and the questioning of aesthetic experience. The analysis of the issues raised by each of them is carried out by two different points of view, the Arthur Dantos and the Vilém Flussers. With the election of the most fruitful solutions of each, a conclusion is drawn from the proposition that everything can become art. The intent is to propose a way of understanding the world of contemporary art, without forgetting that the plurality characteristic of artistic manifestations should be also part of its philosophy. Therefore, this thesis starts from the realization of pluralism and presents a reading that emphasizes its benefits and contributions to the way of making and experiencing art today.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArte modernaFilosofiaPluralismoEstéticaOntologiaArthur Danto e Vilém FlusserHabilidade TécnicaExperiência EstéticaDesmaterializaçãoPluralismoTrês questões sobre a arte contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_rachel_costa.pdfapplication/pdf4540410https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9WEUYE/1/tese_rachel_costa.pdf20f4c20e9848c53bf61d3a01d7b8c394MD51TEXTtese_rachel_costa.pdf.txttese_rachel_costa.pdf.txtExtracted texttext/plain646922https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9WEUYE/2/tese_rachel_costa.pdf.txtb11e0d4972bf97bff2e5d2d61f7a1fb5MD521843/BUOS-9WEUYE2019-11-14 04:01:49.337oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9WEUYERepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:01:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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