Fórum virtual: uma proposta de formação de mediadores para um curso virtual de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patricia Prado Calheta
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2NHDX
Resumo: Essa pesquisa tem como foco de reflexão o meu trabalho como coordenadora pedagógica de mediadores do curso virtual intitulado Sequência Didática: aprendendo por meio de resenhas. Nesse contexto de atuação, tenho vislumbrado significativas dificuldades, por parte de professores-mediadores de Língua Portuguesa, em desenvolver o trabalho em fóruns virtuais, um dos principais espaços de interlocução do curso em questão. Tal constatação levou-me a refletir sobre a proposta de formação voltada aos futuros mediadores aqui retratada, que tem como objetivo promover, por meio de um fórum virtual, discussões que possam otimizar formas de mediação no curso. Para tanto, utilizei o AVA Moodle (plataforma em que o curso está inserido), criando um fórum de discussão baseado em recorrentes situações vivenciadas no curso, a fim de que candidatos à mediação refletissem acerca de modos de participação que promovessem uma atuação mais qualitativa e consistente com os professores, integrantes de cada turma a ser assumida. No intuito de anunciar as noções teóricas centrais, recorri a estudos de alguns autores, centrados na discussão sobre ensino de Língua Portuguesa, na perspectiva enunciativa dos gêneros do discurso, assim como de aprendizagem colaborativa. Por fim, entendo que a principal contribuição da proposta aqui apresentada situa-se na relevância e pertinência de se considerar o fórum virtual como um gênero primordial para a qualificação da ação de futuros mediadores.
id UFMG_b5b1d2d61d2493460f6f50f9687e5efe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2NHDX
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Luciana de Oliveira SilvaPatricia Prado Calheta2019-08-14T09:05:31Z2019-08-14T09:05:31Z2014-07-17http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2NHDXEssa pesquisa tem como foco de reflexão o meu trabalho como coordenadora pedagógica de mediadores do curso virtual intitulado Sequência Didática: aprendendo por meio de resenhas. Nesse contexto de atuação, tenho vislumbrado significativas dificuldades, por parte de professores-mediadores de Língua Portuguesa, em desenvolver o trabalho em fóruns virtuais, um dos principais espaços de interlocução do curso em questão. Tal constatação levou-me a refletir sobre a proposta de formação voltada aos futuros mediadores aqui retratada, que tem como objetivo promover, por meio de um fórum virtual, discussões que possam otimizar formas de mediação no curso. Para tanto, utilizei o AVA Moodle (plataforma em que o curso está inserido), criando um fórum de discussão baseado em recorrentes situações vivenciadas no curso, a fim de que candidatos à mediação refletissem acerca de modos de participação que promovessem uma atuação mais qualitativa e consistente com os professores, integrantes de cada turma a ser assumida. No intuito de anunciar as noções teóricas centrais, recorri a estudos de alguns autores, centrados na discussão sobre ensino de Língua Portuguesa, na perspectiva enunciativa dos gêneros do discurso, assim como de aprendizagem colaborativa. Por fim, entendo que a principal contribuição da proposta aqui apresentada situa-se na relevância e pertinência de se considerar o fórum virtual como um gênero primordial para a qualificação da ação de futuros mediadores.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnsino à distânciaLíngua portuguesa Estudo e ensinoEnsino auxiliado por computadorLíngua portuguesa Grupos de discussão pela internetTecnologia e EnsinoLinguagemFórum virtual: uma proposta de formação de mediadores para um curso virtual de língua portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_ufmg_calheta_2014_2.pdfapplication/pdf509947https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2NHDX/1/tcc_ufmg_calheta_2014_2.pdf43641f537f0ef32da60aef61b7354930MD51TEXTtcc_ufmg_calheta_2014_2.pdf.txttcc_ufmg_calheta_2014_2.pdf.txtExtracted texttext/plain55824https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2NHDX/2/tcc_ufmg_calheta_2014_2.pdf.txt56a13010f73d4211cd35c45393f0d60fMD521843/BUBD-A2NHDX2019-11-14 16:33:58.673oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2NHDXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:33:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fórum virtual: uma proposta de formação de mediadores para um curso virtual de língua portuguesa
title Fórum virtual: uma proposta de formação de mediadores para um curso virtual de língua portuguesa
spellingShingle Fórum virtual: uma proposta de formação de mediadores para um curso virtual de língua portuguesa
Patricia Prado Calheta
Tecnologia e Ensino
Linguagem
Ensino à distância
Língua portuguesa Estudo e ensino
Ensino auxiliado por computador
Língua portuguesa Grupos de discussão pela internet
title_short Fórum virtual: uma proposta de formação de mediadores para um curso virtual de língua portuguesa
title_full Fórum virtual: uma proposta de formação de mediadores para um curso virtual de língua portuguesa
title_fullStr Fórum virtual: uma proposta de formação de mediadores para um curso virtual de língua portuguesa
title_full_unstemmed Fórum virtual: uma proposta de formação de mediadores para um curso virtual de língua portuguesa
title_sort Fórum virtual: uma proposta de formação de mediadores para um curso virtual de língua portuguesa
author Patricia Prado Calheta
author_facet Patricia Prado Calheta
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luciana de Oliveira Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Patricia Prado Calheta
contributor_str_mv Luciana de Oliveira Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia e Ensino
Linguagem
topic Tecnologia e Ensino
Linguagem
Ensino à distância
Língua portuguesa Estudo e ensino
Ensino auxiliado por computador
Língua portuguesa Grupos de discussão pela internet
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ensino à distância
Língua portuguesa Estudo e ensino
Ensino auxiliado por computador
Língua portuguesa Grupos de discussão pela internet
description Essa pesquisa tem como foco de reflexão o meu trabalho como coordenadora pedagógica de mediadores do curso virtual intitulado Sequência Didática: aprendendo por meio de resenhas. Nesse contexto de atuação, tenho vislumbrado significativas dificuldades, por parte de professores-mediadores de Língua Portuguesa, em desenvolver o trabalho em fóruns virtuais, um dos principais espaços de interlocução do curso em questão. Tal constatação levou-me a refletir sobre a proposta de formação voltada aos futuros mediadores aqui retratada, que tem como objetivo promover, por meio de um fórum virtual, discussões que possam otimizar formas de mediação no curso. Para tanto, utilizei o AVA Moodle (plataforma em que o curso está inserido), criando um fórum de discussão baseado em recorrentes situações vivenciadas no curso, a fim de que candidatos à mediação refletissem acerca de modos de participação que promovessem uma atuação mais qualitativa e consistente com os professores, integrantes de cada turma a ser assumida. No intuito de anunciar as noções teóricas centrais, recorri a estudos de alguns autores, centrados na discussão sobre ensino de Língua Portuguesa, na perspectiva enunciativa dos gêneros do discurso, assim como de aprendizagem colaborativa. Por fim, entendo que a principal contribuição da proposta aqui apresentada situa-se na relevância e pertinência de se considerar o fórum virtual como um gênero primordial para a qualificação da ação de futuros mediadores.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-07-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T09:05:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T09:05:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2NHDX
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2NHDX
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2NHDX/1/tcc_ufmg_calheta_2014_2.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2NHDX/2/tcc_ufmg_calheta_2014_2.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 43641f537f0ef32da60aef61b7354930
56a13010f73d4211cd35c45393f0d60f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589157303353344