Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_b5b1d2d61d2493460f6f50f9687e5efe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2NHDX
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Luciana de Oliveira SilvaPatricia Prado Calheta2019-08-14T09:05:31Z2019-08-14T09:05:31Z2014-07-17http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2NHDXEssa pesquisa tem como foco de reflexão o meu trabalho como coordenadora pedagógica de mediadores do curso virtual intitulado Sequência Didática: aprendendo por meio de resenhas. Nesse contexto de atuação, tenho vislumbrado significativas dificuldades, por parte de professores-mediadores de Língua Portuguesa, em desenvolver o trabalho em fóruns virtuais, um dos principais espaços de interlocução do curso em questão. Tal constatação levou-me a refletir sobre a proposta de formação voltada aos futuros mediadores aqui retratada, que tem como objetivo promover, por meio de um fórum virtual, discussões que possam otimizar formas de mediação no curso. Para tanto, utilizei o AVA Moodle (plataforma em que o curso está inserido), criando um fórum de discussão baseado em recorrentes situações vivenciadas no curso, a fim de que candidatos à mediação refletissem acerca de modos de participação que promovessem uma atuação mais qualitativa e consistente com os professores, integrantes de cada turma a ser assumida. No intuito de anunciar as noções teóricas centrais, recorri a estudos de alguns autores, centrados na discussão sobre ensino de Língua Portuguesa, na perspectiva enunciativa dos gêneros do discurso, assim como de aprendizagem colaborativa. Por fim, entendo que a principal contribuição da proposta aqui apresentada situa-se na relevância e pertinência de se considerar o fórum virtual como um gênero primordial para a qualificação da ação de futuros mediadores.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnsino à distânciaLíngua portuguesa Estudo e ensinoEnsino auxiliado por computadorLíngua portuguesa Grupos de discussão pela internetTecnologia e EnsinoLinguagemFórum virtual: uma proposta de formação de mediadores para um curso virtual de língua portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_ufmg_calheta_2014_2.pdfapplication/pdf509947https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2NHDX/1/tcc_ufmg_calheta_2014_2.pdf43641f537f0ef32da60aef61b7354930MD51TEXTtcc_ufmg_calheta_2014_2.pdf.txttcc_ufmg_calheta_2014_2.pdf.txtExtracted texttext/plain55824https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2NHDX/2/tcc_ufmg_calheta_2014_2.pdf.txt56a13010f73d4211cd35c45393f0d60fMD521843/BUBD-A2NHDX2019-11-14 16:33:58.673oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2NHDXRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:33:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547461423136768