Checklist como técnica aplicável às auditorias interna e externas: avaliação de procedimentos de admissão de empregados regime CLT e guarda de documentos trabalhistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rogério Pereira da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9MNFEK
Resumo: Podemos definir como conceitos de técnica de Auditoria, aqueles relacionados ao conjunto de processos e ferramentas operacionais de que se serve o controle para a obtenção de evidências, as quais devem ser suficientes, adequadas, relevantes e úteis para conclusão dos trabalhos. Entretanto, é necessário observar a finalidade específica de cada técnica de auditoria, com vistas a evitar a aplicação de técnicas inadequadas, a execução de exames desnecessários e o desperdício de recursos humanos e tempo. Diante das inúmeras classificações e formas de apresentação das técnicas de auditoria, destacamos os checklist.Checklist são listas de verificações com itens a serem observados no momento de aplicação da auditoria, contribuindo para o planejando e execução dos trabalhos de auditoria, evitando assim problemas relacionados a esquecimentos, falhas ou faltas nos processos de aplicação. Entre os benefícios da aplicação dos Checklist, destacamos aqueles relacionados a segurança, eficiência, exatidão e foco em todos os itens de avaliação.Quanto a aplicação dos checklist nos procedimentos de contratação de empregados nos processos de Gestão de Pessoas, os mesmos visam padronizar e identificar todos os itens obrigatórios que devem serem observados em função de um cenário interno e externo das relações de trabalho, que obriga o Empregador a cumprir algumas regras, a não aplicação das regras implica em multas administrativas e aumento do passivo trabalhista em função de uma reclamação trabalhista futura que poderá ser movida pelo Empregado.Dentro das mesmas regras de obrigatoriedade de cumprimento de normas vigentes decorrentes das relações de trabalho, passivo de multas administrativas, é abordado no trabalho de forma simplificada, os procedimentos relacionados à guarda de documentos trabalhistas, visando orientar o Empregador quanto a obrigação do setor de gestão de pessoas, quanto a guarda, conservação dos principais documentos trabalhistas decorrentes da relação Empregador e Empregado.
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