A emergência de eventos complexos em aulas on-line e face-a-face: Uma abordagem ecológica
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AIRR-7DDPCD |
Resumo: | O papel da interação na aprendizagem de línguas tem sido tema freqüente na área de Lingüística Aplicada. Com os recentes avanços tecnológicos, essa questão tornou-se ainda mais proeminente. Este trabalho investiga as dinâmicas interativas ocorridas em uma disciplina de escrita em inglês como língua estrangeira oferecida na modalidade mista com aulas face-a-face e on-line. O estudo foi sustentado por uma perspectiva ecossistêmica, incluindo princípios da Teoria da Complexidade e de abordagens ecológicas às relações de ensino e aprendizagem de línguas. A investigação foi conduzida sob uma perspectiva etnográfica, com acompanhamento sistemático das atividades da disciplina durante todo o semestre letivo. A análise procurou evidenciar os processos de interação, participação e colaboração na disciplina como um todo e, em especial, no processo de revisão colaborativa de textos em um fórum on-line e em seminários face-a-face. Os resultados destacam o valor de desenhos instrucionais mistos que busquem a convergência das modalidades de ensino aulas face-a-face e on-line de forma a explorar o potencial de cada modalidade. Desenhos instrucionais mistos têm o potencial de combinar essas modalidades de ensino tradicionalmente separadas, integrando as propriedades e possibilidades de cada uma. A combinação dessas modalidades supera o dualismo que parece sugerir a necessidade de se escolher entre a modalidade convencional face-a-face e a on-line, e potencializa os benefícios de uma forma que vai além das capacidades individuais de cada uma. |
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Vera Lucia M de Oliveira e PaivaWalter Ernesto Ude MarquesRicardo Augusto de SouzaMilton do NascimentoNeide Maia GonzálezAntonio Carlos Soares Martins2019-08-10T02:39:16Z2019-08-10T02:39:16Z2008-03-13http://hdl.handle.net/1843/AIRR-7DDPCDO papel da interação na aprendizagem de línguas tem sido tema freqüente na área de Lingüística Aplicada. Com os recentes avanços tecnológicos, essa questão tornou-se ainda mais proeminente. Este trabalho investiga as dinâmicas interativas ocorridas em uma disciplina de escrita em inglês como língua estrangeira oferecida na modalidade mista com aulas face-a-face e on-line. O estudo foi sustentado por uma perspectiva ecossistêmica, incluindo princípios da Teoria da Complexidade e de abordagens ecológicas às relações de ensino e aprendizagem de línguas. A investigação foi conduzida sob uma perspectiva etnográfica, com acompanhamento sistemático das atividades da disciplina durante todo o semestre letivo. A análise procurou evidenciar os processos de interação, participação e colaboração na disciplina como um todo e, em especial, no processo de revisão colaborativa de textos em um fórum on-line e em seminários face-a-face. Os resultados destacam o valor de desenhos instrucionais mistos que busquem a convergência das modalidades de ensino aulas face-a-face e on-line de forma a explorar o potencial de cada modalidade. Desenhos instrucionais mistos têm o potencial de combinar essas modalidades de ensino tradicionalmente separadas, integrando as propriedades e possibilidades de cada uma. A combinação dessas modalidades supera o dualismo que parece sugerir a necessidade de se escolher entre a modalidade convencional face-a-face e a on-line, e potencializa os benefícios de uma forma que vai além das capacidades individuais de cada uma.Interaction has frequently been a theme of intense debate in the field of Applied Linguistics and this has become more prominent with the recent technological developments. This work investigates the interactional dynamics in an English as a foreign language writing course offered in blended mode with face-to-face and online classes. The study was supported by an ecosystemic perspective which incorporated principles from both Complexity Theory and ecological approaches to language teaching and learning. The investigation was carried out in an ethnographic perspective with systematic observation of the course activities for the length of a school term. The analysis sought to enlighten the processes of interaction, participation and collaboration in the course, focusing on the collaborative text editing process in an online forum and in face-to-face seminars. The results point out to the value of blended instructional designs that aim at the convergence of face-to-face and online modes in order to explore the potentialities of each mode. Blended learning courses have the potential of combining these traditionally separated teaching modalities integrating the proprieties and possibilities of each one. The combination of these modalities overcomes the dualism that seems to suggest a need to chose between conventional face-to-face and online modes and enhance the potential benefits in a way that is beyond the capacities of each one individually.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGListas de discussãoComplexidade (Filosofia)Linguas Ensino auxiliado por computadorAmbiente de sala de aulaAnálise de interação em educaçãoColaboração onlineLinguas Estudo e ensino Falantes estrangeirosTecnologia educacionalComunicação mediada por computadorInternet (Redes de computação) na educaçãoAbordagem ecológicaTeoria da complexidadeAprendizagem de línguas mediada por computadorLíngua estrangeiraAprendizagem situadaA emergência de eventos complexos em aulas on-line e face-a-face: Uma abordagem ecológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALantoniocarlos_smartins_tese.pdfapplication/pdf1105706https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AIRR-7DDPCD/1/antoniocarlos_smartins_tese.pdff29ccaa65cc82402192c680871d22e3cMD51TEXTantoniocarlos_smartins_tese.pdf.txtantoniocarlos_smartins_tese.pdf.txtExtracted texttext/plain460087https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AIRR-7DDPCD/2/antoniocarlos_smartins_tese.pdf.txtd32c3431350bf67e59a276c905e68702MD521843/AIRR-7DDPCD2019-11-14 04:08:15.38oai:repositorio.ufmg.br:1843/AIRR-7DDPCDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:08:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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