A emergência de eventos complexos em aulas on-line e face-a-face: Uma abordagem ecológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antonio Carlos Soares Martins
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AIRR-7DDPCD
Resumo: O papel da interação na aprendizagem de línguas tem sido tema freqüente na área de Lingüística Aplicada. Com os recentes avanços tecnológicos, essa questão tornou-se ainda mais proeminente. Este trabalho investiga as dinâmicas interativas ocorridas em uma disciplina de escrita em inglês como língua estrangeira oferecida na modalidade mista com aulas face-a-face e on-line. O estudo foi sustentado por uma perspectiva ecossistêmica, incluindo princípios da Teoria da Complexidade e de abordagens ecológicas às relações de ensino e aprendizagem de línguas. A investigação foi conduzida sob uma perspectiva etnográfica, com acompanhamento sistemático das atividades da disciplina durante todo o semestre letivo. A análise procurou evidenciar os processos de interação, participação e colaboração na disciplina como um todo e, em especial, no processo de revisão colaborativa de textos em um fórum on-line e em seminários face-a-face. Os resultados destacam o valor de desenhos instrucionais mistos que busquem a convergência das modalidades de ensino aulas face-a-face e on-line de forma a explorar o potencial de cada modalidade. Desenhos instrucionais mistos têm o potencial de combinar essas modalidades de ensino tradicionalmente separadas, integrando as propriedades e possibilidades de cada uma. A combinação dessas modalidades supera o dualismo que parece sugerir a necessidade de se escolher entre a modalidade convencional face-a-face e a on-line, e potencializa os benefícios de uma forma que vai além das capacidades individuais de cada uma.
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