Motivação em um projeto de penpals via correio eletrônico na aula de inglês: um estudo descritivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6EAMHH |
Resumo: | Atualmente considera-se a motivação como componente de grande relevância na aprendizagem de qualquer disciplina. O campo de pesquisa sobre motivação é considerado ainda novo, pois não há uma teoria única e definida que seja aceita por estudiosos de diversasáreas. Poucas pesquisas foram feitas sobre a motivação no contexto e aprendizagem de L2, principalmente em ambientes integrados à Internet. Assim, este estudo nasce da observação de um professor-pesquisador em sala de aula de inglês, no uso da Internet como uma alternativa pedagógica para a aplicabilidade de novas técnicas de ensino e aprendizagem de L2 dentro de uma realidade cada vez mais tecnológica. A pesquisa descreve uma tarefa de troca de mensagens via correio eletrônico e aborda a questão da motivação do aluno em ambiente virtual como a Internet, através da ótica das teorias sobre motivação. Tomam-se como ponto de partida as teorias mais recentes da psicologia e da Lingüística Aplicada. Teorias de motivação integrativa e construtos motivacionais são algumas das mencionadas. Contempla-se, também, um modelo processual da motivação, na aprendizagem em contexto de sala de aula. Dessa forma, analisam-se, através dessas teorias, os fatores motivacionais que levaram aprendizes a estarem engajados nesse tipo de projeto.Com base nessas investigações teóricas, este trabalho apresenta resultados e conclusões de um estudo de caso, levantando questões sobre o tema da motivação. Assim, espera-se que esta discussão forneça subsídios que possam auxiliar professores e pesquisadores de línguas no desenvolvimento e empreendimento de tarefas comunicativas integradas ao meio virtual em suas práticas. |
id |
UFMG_b774176b092d8623ade5f6667aac411b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-6EAMHH |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ricardo Augusto de SouzaJerônimo Coura SobrinhoVera Lucia M de Oliveira e PaivaSergio Miguel Gartner Pais de Oliveira2019-08-13T12:26:32Z2019-08-13T12:26:32Z2005-08-12http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6EAMHHAtualmente considera-se a motivação como componente de grande relevância na aprendizagem de qualquer disciplina. O campo de pesquisa sobre motivação é considerado ainda novo, pois não há uma teoria única e definida que seja aceita por estudiosos de diversasáreas. Poucas pesquisas foram feitas sobre a motivação no contexto e aprendizagem de L2, principalmente em ambientes integrados à Internet. Assim, este estudo nasce da observação de um professor-pesquisador em sala de aula de inglês, no uso da Internet como uma alternativa pedagógica para a aplicabilidade de novas técnicas de ensino e aprendizagem de L2 dentro de uma realidade cada vez mais tecnológica. A pesquisa descreve uma tarefa de troca de mensagens via correio eletrônico e aborda a questão da motivação do aluno em ambiente virtual como a Internet, através da ótica das teorias sobre motivação. Tomam-se como ponto de partida as teorias mais recentes da psicologia e da Lingüística Aplicada. Teorias de motivação integrativa e construtos motivacionais são algumas das mencionadas. Contempla-se, também, um modelo processual da motivação, na aprendizagem em contexto de sala de aula. Dessa forma, analisam-se, através dessas teorias, os fatores motivacionais que levaram aprendizes a estarem engajados nesse tipo de projeto.Com base nessas investigações teóricas, este trabalho apresenta resultados e conclusões de um estudo de caso, levantando questões sobre o tema da motivação. Assim, espera-se que esta discussão forneça subsídios que possam auxiliar professores e pesquisadores de línguas no desenvolvimento e empreendimento de tarefas comunicativas integradas ao meio virtual em suas práticas.Motivation has been considered a major component in the learning process of any subject matter nowadays. The field of research on motivation is still considered new due to the fact of lack of consensus and a definite theory accepted by researchers from different areas. Fewstudies were done on motivation in a context of second language learning, principally, integrating the virtual environment such as the Internet. Therefore, this study results from a teacher-researcher observation classes in the use of the Internet. It emerges as an alternative pedagogical practice to be applied in new techniques of teaching and learning L2, within a present reality even more closer to technology. The research describes the exchange of e-mail messages and aims to discuss the construct of motivation in a setting of virtual environment the Internet. This study is grounded on the optical view of motivational theories. The starting point of the study is based on the mostrecent psychological and Applied Linguistics assumptions. Integrative motivation theories and some motivational constructs are also mentioned. We also consider a process-oriented approach in a context of a traditional second language classroom. Through those theoriesanalyzed, we arouse motivational factors that led learners to join in that sort of project. In the view of those theoretical investigations, this study presents results and conclusions of a case study, discussing points about the subject matter on motivation. In this manner, this discussion provides subsidies to assist second language teachers and also researchers in their development and attempts in adopting communicative tasks or projects integrating the Internet in their daily practices.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMotivação na educaçãoCorreio eletrônicoAquisição da segunda linguagemTecnologia educacionalEnsino auxiliado por computadorInternet na educaçãoLíngua inglesa Estudo e ensino DLC Falantes estrangeirosCorreio eletrônicoEnsino de língua estrangeiraMotivação em um projeto de penpals via correio eletrônico na aula de inglês: um estudo descritivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL559m.pdfapplication/pdf706922https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6EAMHH/1/559m.pdf0c7184630449024b5fd20597a674129bMD51TEXT559m.pdf.txt559m.pdf.txtExtracted texttext/plain278854https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6EAMHH/2/559m.pdf.txtec57a741a246a37997f54faed3f7220fMD521843/ALDR-6EAMHH2019-11-14 22:57:54.24oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-6EAMHHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:57:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Motivação em um projeto de penpals via correio eletrônico na aula de inglês: um estudo descritivo |
title |
Motivação em um projeto de penpals via correio eletrônico na aula de inglês: um estudo descritivo |
spellingShingle |
Motivação em um projeto de penpals via correio eletrônico na aula de inglês: um estudo descritivo Sergio Miguel Gartner Pais de Oliveira Correio eletrônico Ensino de língua estrangeira Motivação na educação Correio eletrônico Aquisição da segunda linguagem Tecnologia educacional Ensino auxiliado por computador Internet na educação Língua inglesa Estudo e ensino DLC Falantes estrangeiros |
title_short |
Motivação em um projeto de penpals via correio eletrônico na aula de inglês: um estudo descritivo |
title_full |
Motivação em um projeto de penpals via correio eletrônico na aula de inglês: um estudo descritivo |
title_fullStr |
Motivação em um projeto de penpals via correio eletrônico na aula de inglês: um estudo descritivo |
title_full_unstemmed |
Motivação em um projeto de penpals via correio eletrônico na aula de inglês: um estudo descritivo |
title_sort |
Motivação em um projeto de penpals via correio eletrônico na aula de inglês: um estudo descritivo |
author |
Sergio Miguel Gartner Pais de Oliveira |
author_facet |
Sergio Miguel Gartner Pais de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ricardo Augusto de Souza |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Jerônimo Coura Sobrinho |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Vera Lucia M de Oliveira e Paiva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sergio Miguel Gartner Pais de Oliveira |
contributor_str_mv |
Ricardo Augusto de Souza Jerônimo Coura Sobrinho Vera Lucia M de Oliveira e Paiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Correio eletrônico Ensino de língua estrangeira |
topic |
Correio eletrônico Ensino de língua estrangeira Motivação na educação Correio eletrônico Aquisição da segunda linguagem Tecnologia educacional Ensino auxiliado por computador Internet na educação Língua inglesa Estudo e ensino DLC Falantes estrangeiros |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Motivação na educação Correio eletrônico Aquisição da segunda linguagem Tecnologia educacional Ensino auxiliado por computador Internet na educação Língua inglesa Estudo e ensino DLC Falantes estrangeiros |
description |
Atualmente considera-se a motivação como componente de grande relevância na aprendizagem de qualquer disciplina. O campo de pesquisa sobre motivação é considerado ainda novo, pois não há uma teoria única e definida que seja aceita por estudiosos de diversasáreas. Poucas pesquisas foram feitas sobre a motivação no contexto e aprendizagem de L2, principalmente em ambientes integrados à Internet. Assim, este estudo nasce da observação de um professor-pesquisador em sala de aula de inglês, no uso da Internet como uma alternativa pedagógica para a aplicabilidade de novas técnicas de ensino e aprendizagem de L2 dentro de uma realidade cada vez mais tecnológica. A pesquisa descreve uma tarefa de troca de mensagens via correio eletrônico e aborda a questão da motivação do aluno em ambiente virtual como a Internet, através da ótica das teorias sobre motivação. Tomam-se como ponto de partida as teorias mais recentes da psicologia e da Lingüística Aplicada. Teorias de motivação integrativa e construtos motivacionais são algumas das mencionadas. Contempla-se, também, um modelo processual da motivação, na aprendizagem em contexto de sala de aula. Dessa forma, analisam-se, através dessas teorias, os fatores motivacionais que levaram aprendizes a estarem engajados nesse tipo de projeto.Com base nessas investigações teóricas, este trabalho apresenta resultados e conclusões de um estudo de caso, levantando questões sobre o tema da motivação. Assim, espera-se que esta discussão forneça subsídios que possam auxiliar professores e pesquisadores de línguas no desenvolvimento e empreendimento de tarefas comunicativas integradas ao meio virtual em suas práticas. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-08-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T12:26:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T12:26:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6EAMHH |
url |
http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6EAMHH |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6EAMHH/1/559m.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6EAMHH/2/559m.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0c7184630449024b5fd20597a674129b ec57a741a246a37997f54faed3f7220f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589383948861440 |