Motivação em um projeto de penpals via correio eletrônico na aula de inglês: um estudo descritivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sergio Miguel Gartner Pais de Oliveira
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6EAMHH
Resumo: Atualmente considera-se a motivação como componente de grande relevância na aprendizagem de qualquer disciplina. O campo de pesquisa sobre motivação é considerado ainda novo, pois não há uma teoria única e definida que seja aceita por estudiosos de diversasáreas. Poucas pesquisas foram feitas sobre a motivação no contexto e aprendizagem de L2, principalmente em ambientes integrados à Internet. Assim, este estudo nasce da observação de um professor-pesquisador em sala de aula de inglês, no uso da Internet como uma alternativa pedagógica para a aplicabilidade de novas técnicas de ensino e aprendizagem de L2 dentro de uma realidade cada vez mais tecnológica. A pesquisa descreve uma tarefa de troca de mensagens via correio eletrônico e aborda a questão da motivação do aluno em ambiente virtual como a Internet, através da ótica das teorias sobre motivação. Tomam-se como ponto de partida as teorias mais recentes da psicologia e da Lingüística Aplicada. Teorias de motivação integrativa e construtos motivacionais são algumas das mencionadas. Contempla-se, também, um modelo processual da motivação, na aprendizagem em contexto de sala de aula. Dessa forma, analisam-se, através dessas teorias, os fatores motivacionais que levaram aprendizes a estarem engajados nesse tipo de projeto.Com base nessas investigações teóricas, este trabalho apresenta resultados e conclusões de um estudo de caso, levantando questões sobre o tema da motivação. Assim, espera-se que esta discussão forneça subsídios que possam auxiliar professores e pesquisadores de línguas no desenvolvimento e empreendimento de tarefas comunicativas integradas ao meio virtual em suas práticas.
id UFMG_b774176b092d8623ade5f6667aac411b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-6EAMHH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ricardo Augusto de SouzaJerônimo Coura SobrinhoVera Lucia M de Oliveira e PaivaSergio Miguel Gartner Pais de Oliveira2019-08-13T12:26:32Z2019-08-13T12:26:32Z2005-08-12http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6EAMHHAtualmente considera-se a motivação como componente de grande relevância na aprendizagem de qualquer disciplina. O campo de pesquisa sobre motivação é considerado ainda novo, pois não há uma teoria única e definida que seja aceita por estudiosos de diversasáreas. Poucas pesquisas foram feitas sobre a motivação no contexto e aprendizagem de L2, principalmente em ambientes integrados à Internet. Assim, este estudo nasce da observação de um professor-pesquisador em sala de aula de inglês, no uso da Internet como uma alternativa pedagógica para a aplicabilidade de novas técnicas de ensino e aprendizagem de L2 dentro de uma realidade cada vez mais tecnológica. A pesquisa descreve uma tarefa de troca de mensagens via correio eletrônico e aborda a questão da motivação do aluno em ambiente virtual como a Internet, através da ótica das teorias sobre motivação. Tomam-se como ponto de partida as teorias mais recentes da psicologia e da Lingüística Aplicada. Teorias de motivação integrativa e construtos motivacionais são algumas das mencionadas. Contempla-se, também, um modelo processual da motivação, na aprendizagem em contexto de sala de aula. Dessa forma, analisam-se, através dessas teorias, os fatores motivacionais que levaram aprendizes a estarem engajados nesse tipo de projeto.Com base nessas investigações teóricas, este trabalho apresenta resultados e conclusões de um estudo de caso, levantando questões sobre o tema da motivação. Assim, espera-se que esta discussão forneça subsídios que possam auxiliar professores e pesquisadores de línguas no desenvolvimento e empreendimento de tarefas comunicativas integradas ao meio virtual em suas práticas.Motivation has been considered a major component in the learning process of any subject matter nowadays. The field of research on motivation is still considered new due to the fact of lack of consensus and a definite theory accepted by researchers from different areas. Fewstudies were done on motivation in a context of second language learning, principally, integrating the virtual environment such as the Internet. Therefore, this study results from a teacher-researcher observation classes in the use of the Internet. It emerges as an alternative pedagogical practice to be applied in new techniques of teaching and learning L2, within a present reality even more closer to technology. The research describes the exchange of e-mail messages and aims to discuss the construct of motivation in a setting of virtual environment the Internet. This study is grounded on the optical view of motivational theories. The starting point of the study is based on the mostrecent psychological and Applied Linguistics assumptions. Integrative motivation theories and some motivational constructs are also mentioned. We also consider a process-oriented approach in a context of a traditional second language classroom. Through those theoriesanalyzed, we arouse motivational factors that led learners to join in that sort of project. In the view of those theoretical investigations, this study presents results and conclusions of a case study, discussing points about the subject matter on motivation. In this manner, this discussion provides subsidies to assist second language teachers and also researchers in their development and attempts in adopting communicative tasks or projects integrating the Internet in their daily practices.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMotivação na educaçãoCorreio eletrônicoAquisição da segunda linguagemTecnologia educacionalEnsino auxiliado por computadorInternet na educaçãoLíngua inglesa Estudo e ensino DLC Falantes estrangeirosCorreio eletrônicoEnsino de língua estrangeiraMotivação em um projeto de penpals via correio eletrônico na aula de inglês: um estudo descritivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL559m.pdfapplication/pdf706922https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6EAMHH/1/559m.pdf0c7184630449024b5fd20597a674129bMD51TEXT559m.pdf.txt559m.pdf.txtExtracted texttext/plain278854https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6EAMHH/2/559m.pdf.txtec57a741a246a37997f54faed3f7220fMD521843/ALDR-6EAMHH2019-11-14 22:57:54.24oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-6EAMHHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:57:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Motivação em um projeto de penpals via correio eletrônico na aula de inglês: um estudo descritivo
title Motivação em um projeto de penpals via correio eletrônico na aula de inglês: um estudo descritivo
spellingShingle Motivação em um projeto de penpals via correio eletrônico na aula de inglês: um estudo descritivo
Sergio Miguel Gartner Pais de Oliveira
Correio eletrônico
Ensino de língua estrangeira
Motivação na educação
Correio eletrônico
Aquisição da segunda linguagem
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Internet na educação
Língua inglesa Estudo e ensino DLC Falantes estrangeiros
title_short Motivação em um projeto de penpals via correio eletrônico na aula de inglês: um estudo descritivo
title_full Motivação em um projeto de penpals via correio eletrônico na aula de inglês: um estudo descritivo
title_fullStr Motivação em um projeto de penpals via correio eletrônico na aula de inglês: um estudo descritivo
title_full_unstemmed Motivação em um projeto de penpals via correio eletrônico na aula de inglês: um estudo descritivo
title_sort Motivação em um projeto de penpals via correio eletrônico na aula de inglês: um estudo descritivo
author Sergio Miguel Gartner Pais de Oliveira
author_facet Sergio Miguel Gartner Pais de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ricardo Augusto de Souza
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jerônimo Coura Sobrinho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vera Lucia M de Oliveira e Paiva
dc.contributor.author.fl_str_mv Sergio Miguel Gartner Pais de Oliveira
contributor_str_mv Ricardo Augusto de Souza
Jerônimo Coura Sobrinho
Vera Lucia M de Oliveira e Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Correio eletrônico
Ensino de língua estrangeira
topic Correio eletrônico
Ensino de língua estrangeira
Motivação na educação
Correio eletrônico
Aquisição da segunda linguagem
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Internet na educação
Língua inglesa Estudo e ensino DLC Falantes estrangeiros
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Motivação na educação
Correio eletrônico
Aquisição da segunda linguagem
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Internet na educação
Língua inglesa Estudo e ensino DLC Falantes estrangeiros
description Atualmente considera-se a motivação como componente de grande relevância na aprendizagem de qualquer disciplina. O campo de pesquisa sobre motivação é considerado ainda novo, pois não há uma teoria única e definida que seja aceita por estudiosos de diversasáreas. Poucas pesquisas foram feitas sobre a motivação no contexto e aprendizagem de L2, principalmente em ambientes integrados à Internet. Assim, este estudo nasce da observação de um professor-pesquisador em sala de aula de inglês, no uso da Internet como uma alternativa pedagógica para a aplicabilidade de novas técnicas de ensino e aprendizagem de L2 dentro de uma realidade cada vez mais tecnológica. A pesquisa descreve uma tarefa de troca de mensagens via correio eletrônico e aborda a questão da motivação do aluno em ambiente virtual como a Internet, através da ótica das teorias sobre motivação. Tomam-se como ponto de partida as teorias mais recentes da psicologia e da Lingüística Aplicada. Teorias de motivação integrativa e construtos motivacionais são algumas das mencionadas. Contempla-se, também, um modelo processual da motivação, na aprendizagem em contexto de sala de aula. Dessa forma, analisam-se, através dessas teorias, os fatores motivacionais que levaram aprendizes a estarem engajados nesse tipo de projeto.Com base nessas investigações teóricas, este trabalho apresenta resultados e conclusões de um estudo de caso, levantando questões sobre o tema da motivação. Assim, espera-se que esta discussão forneça subsídios que possam auxiliar professores e pesquisadores de línguas no desenvolvimento e empreendimento de tarefas comunicativas integradas ao meio virtual em suas práticas.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-08-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T12:26:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T12:26:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6EAMHH
url http://hdl.handle.net/1843/ALDR-6EAMHH
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6EAMHH/1/559m.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-6EAMHH/2/559m.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0c7184630449024b5fd20597a674129b
ec57a741a246a37997f54faed3f7220f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589383948861440