Desafios comuns, enfrentamentos singulares: narrativas de jovens docentes iniciantes no ensino médio público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alida Angelica Alves Leal
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZXNNG
Resumo: Esta pesquisa abordou as experiências de jovens professores iniciantes de escolas do ensino médio público de uma região de Belo Horizonte, Minas Gerais. O objetivo geral é identificar quais desafios comuns se apresentam mais agudos para eles e compreender como esses indivíduos os enfrentam. Consideraram-se jovens os sujeitos com até 29 anos de idade e docentes iniciantes aqueles com até cinco anos de exercício da profissão. O percurso metodológico desta investigação foi organizado em três fases, a saber: levantamento de dados estatísticos sobre professores do ensino médio da rede pública (PNAD/2013, Censo Escolar/2013, SEE/2015); aplicação de questionários; e realização de entrevistas narrativas com 25 jovens professores iniciantes. O material empírico foi analisado a partir de algumas categorias analíticas da Sociologia do Indivíduo (Martuccelli, 2007, 2010; Araújo e Martuccelli, 2012; Martuccelli e Singly, 2012), da Sociologia da Experiência (Dubet, 1994, 1998), e da Sociologia da Educação (Fanfani, 2005). O estudo revelou, entre outros aspectos, a existência de marcas da jovialidade na docência no ensino médio público brasileiro que dizem respeito às seguintes dimensões: distribuição territorial, aspectos etários, iniciação à docência, escolaridade, gênero, situação de trabalho, renda e condição na família. Ademais, foram identificados dois desafios comuns mais agudos enfrentados pelos jovens professores iniciantes pesquisados, quais sejam: a entrada e a sobrevivência no mercado de trabalho e, ainda, as relações de convivência com os jovens estudantes e com os colegas de trabalho, denominados desafios inaugurais da iniciação à docência por jovens. Esses desafios se conectam, se desdobram, se atravessam e estão perpassados por vários outros desafios, sendo enfrentados de modos singulares pelos indivíduos
id UFMG_b7ada1f9b5fb9069e38111c777994273
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AZXNNG
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Geraldo Magela Pereira LeaoInes Assuncao de Castro TeixeiraSamira ZaidanLuiz Alberto Oliveira GoncalvesJuarez Tarcisio DayrellÁlvaro Luiz Moreira HypolitoCelia Maria Fernandes NunesAlida Angelica Alves Leal2019-08-13T18:57:02Z2019-08-13T18:57:02Z2017-08-29http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZXNNGEsta pesquisa abordou as experiências de jovens professores iniciantes de escolas do ensino médio público de uma região de Belo Horizonte, Minas Gerais. O objetivo geral é identificar quais desafios comuns se apresentam mais agudos para eles e compreender como esses indivíduos os enfrentam. Consideraram-se jovens os sujeitos com até 29 anos de idade e docentes iniciantes aqueles com até cinco anos de exercício da profissão. O percurso metodológico desta investigação foi organizado em três fases, a saber: levantamento de dados estatísticos sobre professores do ensino médio da rede pública (PNAD/2013, Censo Escolar/2013, SEE/2015); aplicação de questionários; e realização de entrevistas narrativas com 25 jovens professores iniciantes. O material empírico foi analisado a partir de algumas categorias analíticas da Sociologia do Indivíduo (Martuccelli, 2007, 2010; Araújo e Martuccelli, 2012; Martuccelli e Singly, 2012), da Sociologia da Experiência (Dubet, 1994, 1998), e da Sociologia da Educação (Fanfani, 2005). O estudo revelou, entre outros aspectos, a existência de marcas da jovialidade na docência no ensino médio público brasileiro que dizem respeito às seguintes dimensões: distribuição territorial, aspectos etários, iniciação à docência, escolaridade, gênero, situação de trabalho, renda e condição na família. Ademais, foram identificados dois desafios comuns mais agudos enfrentados pelos jovens professores iniciantes pesquisados, quais sejam: a entrada e a sobrevivência no mercado de trabalho e, ainda, as relações de convivência com os jovens estudantes e com os colegas de trabalho, denominados desafios inaugurais da iniciação à docência por jovens. Esses desafios se conectam, se desdobram, se atravessam e estão perpassados por vários outros desafios, sendo enfrentados de modos singulares pelos indivíduosThis study focused on the experience of young beginner teachers at public high schools in the Belo Horizonte area, generally aiming at identifying which common challenges are the most acute for them and to understand how these individuals face them.Subjects up to the age of 29 were considered as young, and beginner teachers were those subjects with 5 years or less of teaching experience. This investigations methodological course was organized in three phases, involving the collection of statistical data about teachers in the public high-school system (PNAD/2013, School Census /2013, SEE/2015), the application of questionnaires and narrative interviews with 25 young beginner teachers who taught in public schools of said educational modality in a Belo Horizonte, Minas Gerais regional. The empirical material was analyzed from a few analytical categories of the Sociology of the Individual (Martuccelli, 2007, 2010; Araújo and Martuccelli, 2012; Martuccelli and Singly, 2012), of the Sociology of Experience (Dubet, 1994, 1998), and of Sociology of Education (Fanfani, 2005). The study revealed, among other aspects, the existence of joviality marks among Brazilian public highschool teachers, which relate to the following dimensions: territorial distribution, aspects of age, initiation to teaching, schooling, gender, working conditions, income and family conditions. Furthermore, two more acute common challenges faced by young beginner teachers that were studied were identified, which were: the entry and survival in the job market and also, the relationships with young students and co-workers, called inaugural challenges of young teachers. They connect, strive, go throughand areovercomeby various other challenges being uniquely faced by the individualsUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoTrabalho docenteProfissão docenteJovens professores iniciantesDesafios comuns, enfrentamentos singulares: narrativas de jovens docentes iniciantes no ensino médio públicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese__lida_a_alves_leal.pdfapplication/pdf2026438https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AZXNNG/1/tese__lida_a_alves_leal.pdfa7800b304acfa01abb07997beacdeab3MD51TEXTtese__lida_a_alves_leal.pdf.txttese__lida_a_alves_leal.pdf.txtExtracted texttext/plain1166213https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AZXNNG/2/tese__lida_a_alves_leal.pdf.txt4c0ef5d775068a63c3dac43535a01e58MD521843/BUOS-AZXNNG2019-11-14 13:01:40.624oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AZXNNGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:01:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios comuns, enfrentamentos singulares: narrativas de jovens docentes iniciantes no ensino médio público
title Desafios comuns, enfrentamentos singulares: narrativas de jovens docentes iniciantes no ensino médio público
spellingShingle Desafios comuns, enfrentamentos singulares: narrativas de jovens docentes iniciantes no ensino médio público
Alida Angelica Alves Leal
Trabalho docente
Profissão docente
Jovens professores iniciantes
Educação
title_short Desafios comuns, enfrentamentos singulares: narrativas de jovens docentes iniciantes no ensino médio público
title_full Desafios comuns, enfrentamentos singulares: narrativas de jovens docentes iniciantes no ensino médio público
title_fullStr Desafios comuns, enfrentamentos singulares: narrativas de jovens docentes iniciantes no ensino médio público
title_full_unstemmed Desafios comuns, enfrentamentos singulares: narrativas de jovens docentes iniciantes no ensino médio público
title_sort Desafios comuns, enfrentamentos singulares: narrativas de jovens docentes iniciantes no ensino médio público
author Alida Angelica Alves Leal
author_facet Alida Angelica Alves Leal
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Geraldo Magela Pereira Leao
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ines Assuncao de Castro Teixeira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Samira Zaidan
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luiz Alberto Oliveira Goncalves
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Juarez Tarcisio Dayrell
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Álvaro Luiz Moreira Hypolito
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Celia Maria Fernandes Nunes
dc.contributor.author.fl_str_mv Alida Angelica Alves Leal
contributor_str_mv Geraldo Magela Pereira Leao
Ines Assuncao de Castro Teixeira
Samira Zaidan
Luiz Alberto Oliveira Goncalves
Juarez Tarcisio Dayrell
Álvaro Luiz Moreira Hypolito
Celia Maria Fernandes Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho docente
Profissão docente
Jovens professores iniciantes
topic Trabalho docente
Profissão docente
Jovens professores iniciantes
Educação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
description Esta pesquisa abordou as experiências de jovens professores iniciantes de escolas do ensino médio público de uma região de Belo Horizonte, Minas Gerais. O objetivo geral é identificar quais desafios comuns se apresentam mais agudos para eles e compreender como esses indivíduos os enfrentam. Consideraram-se jovens os sujeitos com até 29 anos de idade e docentes iniciantes aqueles com até cinco anos de exercício da profissão. O percurso metodológico desta investigação foi organizado em três fases, a saber: levantamento de dados estatísticos sobre professores do ensino médio da rede pública (PNAD/2013, Censo Escolar/2013, SEE/2015); aplicação de questionários; e realização de entrevistas narrativas com 25 jovens professores iniciantes. O material empírico foi analisado a partir de algumas categorias analíticas da Sociologia do Indivíduo (Martuccelli, 2007, 2010; Araújo e Martuccelli, 2012; Martuccelli e Singly, 2012), da Sociologia da Experiência (Dubet, 1994, 1998), e da Sociologia da Educação (Fanfani, 2005). O estudo revelou, entre outros aspectos, a existência de marcas da jovialidade na docência no ensino médio público brasileiro que dizem respeito às seguintes dimensões: distribuição territorial, aspectos etários, iniciação à docência, escolaridade, gênero, situação de trabalho, renda e condição na família. Ademais, foram identificados dois desafios comuns mais agudos enfrentados pelos jovens professores iniciantes pesquisados, quais sejam: a entrada e a sobrevivência no mercado de trabalho e, ainda, as relações de convivência com os jovens estudantes e com os colegas de trabalho, denominados desafios inaugurais da iniciação à docência por jovens. Esses desafios se conectam, se desdobram, se atravessam e estão perpassados por vários outros desafios, sendo enfrentados de modos singulares pelos indivíduos
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T18:57:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T18:57:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZXNNG
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZXNNG
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AZXNNG/1/tese__lida_a_alves_leal.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AZXNNG/2/tese__lida_a_alves_leal.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a7800b304acfa01abb07997beacdeab3
4c0ef5d775068a63c3dac43535a01e58
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589305137889280