Conhecimento tático processual e declarativo no futsal: avaliação de escolares de diferentes categorias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karen Cristine Rodrigues Alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BB6TPC
Resumo: O objetivo do presente estudo foi comparar e associar o nível de conhecimento tático declarativo e processual de escolares de diferentes categorias de futsal, bem como analisar a relação entre os conhecimentos tático processual e declarativo e destes com o tempo de prática na modalidade. A amostra deste estudo foi constituída por 161 escolares de futsal, do sexo masculino, sendo 58 da categoria sub-13, 51 da categoria sub-15 e 52 da categoria sub-17, sendo estes pertencentes a sete escolas diferentes da cidade de Belo Horizonte - MG e filiadas a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais. Para avaliar o conhecimento tático declarativo dos escolares foi utilizado o Teste de Conhecimento Tático Declarativo para o futsal. Já o conhecimento tático processual foi avaliado pelo protocolo de avaliação do Teste de Conhecimento Tático Processual: Orientação Esportiva. O nível de significância foi estabelecido em p<0,05. Os resultados do teste de conhecimento tático processual demonstraram que houve aumento da mediana das frequências de ações (CTP) conforme a progressão das categorias (Sub-13: 15,50; sub-15: 17,50; sub-17: 19,0 ações), mas com diferenças significativas somente da categoria sub-13 para a categoria sub-17 (p<0,05). Os resultados do teste de conhecimento tático declarativo no futsal não apontaram diferenças significativas do conhecimento tático declarativo entre as categorias. Quanto à correlação entre conhecimento tático processual e declarativo, esta não foi estatisticamente significativa. Já na relação do conhecimento tático processual e conhecimento tático declarativo com o tempo de prática na modalidade, encontrou-se um coeficiente de correlação positivo, mas baixo e significativo somente a partir da subdivisão por categoria dos níveis de prática, em mais e menos experientes, no grupo de mais experientes em relação ao CTP considerando-se a amostra em geral. Assim, deve-se atentar ao processo de desenvolvimento tático-técnico dos adolescentes nas faixas etárias estudadas, principalmente, de 13 a 15 anos, além de ser importante o desenvolvimento do CTP e do CTD, por meio das metodologias utilizadas pelos professores/treinadores, devendo-se estabelecer um continuum progressivo de conhecimentos e aprendizagens nesse processo
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Já o conhecimento tático processual foi avaliado pelo protocolo de avaliação do Teste de Conhecimento Tático Processual: Orientação Esportiva. O nível de significância foi estabelecido em p<0,05. Os resultados do teste de conhecimento tático processual demonstraram que houve aumento da mediana das frequências de ações (CTP) conforme a progressão das categorias (Sub-13: 15,50; sub-15: 17,50; sub-17: 19,0 ações), mas com diferenças significativas somente da categoria sub-13 para a categoria sub-17 (p<0,05). Os resultados do teste de conhecimento tático declarativo no futsal não apontaram diferenças significativas do conhecimento tático declarativo entre as categorias. Quanto à correlação entre conhecimento tático processual e declarativo, esta não foi estatisticamente significativa. Já na relação do conhecimento tático processual e conhecimento tático declarativo com o tempo de prática na modalidade, encontrou-se um coeficiente de correlação positivo, mas baixo e significativo somente a partir da subdivisão por categoria dos níveis de prática, em mais e menos experientes, no grupo de mais experientes em relação ao CTP considerando-se a amostra em geral. Assim, deve-se atentar ao processo de desenvolvimento tático-técnico dos adolescentes nas faixas etárias estudadas, principalmente, de 13 a 15 anos, além de ser importante o desenvolvimento do CTP e do CTD, por meio das metodologias utilizadas pelos professores/treinadores, devendo-se estabelecer um continuum progressivo de conhecimentos e aprendizagens nesse processoThe goal of the present study, was to compare and to conect the level of tactical declarative and procedural knowledge of students from different futsal categories, as well as analise the relation between the tactical declarative and procedural knowledge and it with the time of practice in the modality. The sample of this study was composed by 161 schools of futsal, male, being 58 from the sub-13 category, 51 from the sub-15 category and 52 from the sub-17 category, this belonging to seven different schools of the city of Belo Horizonte - MG and affiliates of the Federation of Student Sports of Minas Gerais. To evaluate the declarative tactical knowledge of the students, the Tactical Declarative Knowledge Test for futsal was used. On the other hand, the procedural tactical knowledge was evaluated by the protocol of evaluation of the Tactical Procedural Knowledge Test: Sports Guidance. The level of significance was set at p <0.05. The results of the tactical procedural knowledge test showed that there was an increase in the median frequency of actions (CTP) according to the progression of the categories (Sub-13: 15,50, sub-15: 17,50, sub-17: 19,0 actions), but with significant differences only from the sub-13 category to the sub-17 category (p <0.05). The results of the declarative tactical knowledge test in futsal did not point out significant differences in declarative tactical knowledge among the categories. Regarding to the correlation between tactical and declaratory tactical knowledge, it was not statistically significant. On the other hand, in relation to procedural tactical knowledge and declarative tactical knowledge with practice time in the modality, a positive, but low and significative correlation coefficient, was found only from the subdivision by category of practical levels, in more and less experienced, in the group of more experienced in relation to CTP considering the sample in general. Therefore, the process of tactical-technical development of the adolescents in the studied age groups, especially from 13 to 15 years old, should be taken into account, as well as the development of the CTP and the CTD, through the methodologies used by the teachers / coaches, and a progressive continuum of knowledge and learning must be established in this processUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEsportes Treinamento técnicoFutebol de salãoFutsalEscolaresConhecimento táticoConhecimento tático processual e declarativo no futsal: avaliação de escolares de diferentes categoriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALkaren_cristine_rodrigues_alves___disserta__o.pdfapplication/pdf2668071https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BB6TPC/1/karen_cristine_rodrigues_alves___disserta__o.pdf37e9253610c1acd74855172ed4dc77d4MD51TEXTkaren_cristine_rodrigues_alves___disserta__o.pdf.txtkaren_cristine_rodrigues_alves___disserta__o.pdf.txtExtracted texttext/plain287329https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BB6TPC/2/karen_cristine_rodrigues_alves___disserta__o.pdf.txtb22744b92a7e0b1450170784e458843bMD521843/EEFF-BB6TPC2019-11-14 22:12:52.005oai:repositorio.ufmg.br:1843/EEFF-BB6TPCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:12:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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