Avaliação da influência da pressão de contato, da velocidade de escorregamento e da temperatura no desgaste e coeficiente de atrito do par pastilha-disco de um mecanismo de freio veicular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigo Cardoso de Menezes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AFDP3W
Resumo: Este trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho de um sistema de freio veicular, por meio da analise do desgaste e do coeficiente de atrito em função da pressão de contato, da velocidade de escorregamento e da temperatura. Para isso, foram executados ensaios experimentais aplicando duas metodologias diferentes, a metodologia de Krauss e a metodologia de Makrahy. Durante os ensaios, foram monitoradas a força de frenagem, a temperatura e o desgaste das pastilhas de freio. Outro objetivo foi realizar melhorias no banco de ensaio de freio que contemplassem recursos para contribuir e facilitar a operacionalidade do equipamento, além de melhorar a qualidade dos dados. Os resultados dos ensaios mostram que o coeficiente de atrito diminui com o aumento da velocidade de escorregamento ou da pressão de contato. Com relação à temperatura, foi possível observar o aumento do coeficiente de atrito com o crescimento da temperatura até um valor máximo, que ocorreu na temperatura de início do fade, a partir da qual o coeficiente de atrito decresce. Também foi observado que a pressão de contado reduz a temperatura de início do efeito fade. Com relação ao desgaste das pastilhas, foi observado um aumento exponencial provocado pelo aumento na velocidade de escorregamento e/ou na pressão de contato. Portanto, os resultados produzindos neste estudo são semelhantes aos encontrados na literatura e o banco de ensaio de freios foi considerado validado qualitativamente.
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