Análise de variáveis que influenciam no desempenho de frenagem veicular através de ensaios baseados na metodologia Krauss

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafael Lucas Machado Pinto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9N4KXB
Resumo: Sistemas de freios são um dos fatores de segurança mais essenciais em um veículo. O processo de evolução tecnológica do setor veicular proporcionou o surgimento de veículos capazes de atingir maiores velocidades e de transportar cargas mais elevadas, aumentando-se o padrão de exigência dos sistemas de frenagem. Este trabalho propôs-se a realizar melhorias em uma bancada de ensaios de freios a disco baseada na norma ABNT NBR 6143:1995, de forma a analisar as condições das pastilhas de freio a disco através da determinação do coeficiente de atrito e desgaste através da bancada de ensaios Krauss. Os ensaios foram conduzidos utilizando-se um sistema de freio a disco de uma motocicleta de 125cc. Foram utilizados neste sistema dois tipos de pastilhas de freio: um par de pastilhas novas e um par de pastilhas meia-vida, e dois tipos de disco de freio: um em condições normais de uso e outro com considerável desgaste, testados em 2 condições de operação de acionamento da manete de freio. A bancada foi instrumentada, possibilitando a coleta de dados a respeito de determinados pares de pastilhas e discos. Os comportamentos das frenagens quanto à temperatura durante o ensaio, momento da força de frenagem, pressão de contato e desgaste das pastilhas foram levantados. O coeficiente de atrito durante cada frenagem foi obtido, possibilitando avaliar a eficiência da frenagem em diferentes situações.
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