Análise de variáveis que influenciam no desempenho de frenagem veicular através de ensaios baseados na metodologia Krauss
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9N4KXB |
Resumo: | Sistemas de freios são um dos fatores de segurança mais essenciais em um veículo. O processo de evolução tecnológica do setor veicular proporcionou o surgimento de veículos capazes de atingir maiores velocidades e de transportar cargas mais elevadas, aumentando-se o padrão de exigência dos sistemas de frenagem. Este trabalho propôs-se a realizar melhorias em uma bancada de ensaios de freios a disco baseada na norma ABNT NBR 6143:1995, de forma a analisar as condições das pastilhas de freio a disco através da determinação do coeficiente de atrito e desgaste através da bancada de ensaios Krauss. Os ensaios foram conduzidos utilizando-se um sistema de freio a disco de uma motocicleta de 125cc. Foram utilizados neste sistema dois tipos de pastilhas de freio: um par de pastilhas novas e um par de pastilhas meia-vida, e dois tipos de disco de freio: um em condições normais de uso e outro com considerável desgaste, testados em 2 condições de operação de acionamento da manete de freio. A bancada foi instrumentada, possibilitando a coleta de dados a respeito de determinados pares de pastilhas e discos. Os comportamentos das frenagens quanto à temperatura durante o ensaio, momento da força de frenagem, pressão de contato e desgaste das pastilhas foram levantados. O coeficiente de atrito durante cada frenagem foi obtido, possibilitando avaliar a eficiência da frenagem em diferentes situações. |
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Paulo Eustaquio de FariaAntonio Carlos de AndradeJuan Carlos Horta GutierrezJuan Carlos Campos RubioRafael Lucas Machado Pinto2019-08-11T02:19:37Z2019-08-11T02:19:37Z2014-03-28http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9N4KXBSistemas de freios são um dos fatores de segurança mais essenciais em um veículo. O processo de evolução tecnológica do setor veicular proporcionou o surgimento de veículos capazes de atingir maiores velocidades e de transportar cargas mais elevadas, aumentando-se o padrão de exigência dos sistemas de frenagem. Este trabalho propôs-se a realizar melhorias em uma bancada de ensaios de freios a disco baseada na norma ABNT NBR 6143:1995, de forma a analisar as condições das pastilhas de freio a disco através da determinação do coeficiente de atrito e desgaste através da bancada de ensaios Krauss. Os ensaios foram conduzidos utilizando-se um sistema de freio a disco de uma motocicleta de 125cc. Foram utilizados neste sistema dois tipos de pastilhas de freio: um par de pastilhas novas e um par de pastilhas meia-vida, e dois tipos de disco de freio: um em condições normais de uso e outro com considerável desgaste, testados em 2 condições de operação de acionamento da manete de freio. A bancada foi instrumentada, possibilitando a coleta de dados a respeito de determinados pares de pastilhas e discos. Os comportamentos das frenagens quanto à temperatura durante o ensaio, momento da força de frenagem, pressão de contato e desgaste das pastilhas foram levantados. O coeficiente de atrito durante cada frenagem foi obtido, possibilitando avaliar a eficiência da frenagem em diferentes situações.Brake systems are one of the most essential factors in a security vehicle. The process of technological developments in the car industry provided the appearance of vehicles able to achieve higher speeds and higher loads to carry increasing the demand of the standard brake systems. This work aimed to make improvements on a test bench disc brakes based on the ABNT NBR 6143:1995, in order to analyze the conditions of brake pads disc by determining the coefficient of friction and wear by bench Krauss test. The tests were conducted using a brake system of a motorcycle 125cc disc. A pair of new pads and a pair of pads half-life, and two types of brake disc: one for normal use and one with significant wear tested in two conditions of two types of brake pads were used in this system operation of the drive brake lever. The bench was instrumented, enabling the collection of data regarding certain pairs of pads and discs. The behaviors of braking as the temperature during the test, time of braking force, contact pressure and wear of the pads were raised. The friction coefficient was obtained during each braking, enabling the evaluation of the braking performance in different situations.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProcessos de fabricaçãoEngenharia de produçãoAutomóveis FreiosMaterial de fricçãoBancada de ensaios de freioSistemas de freio a discoCoeficiente de atritoAnálise de variáveis que influenciam no desempenho de frenagem veicular através de ensaios baseados na metodologia Kraussinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_rafael_lucas_machado_pinto.pdfapplication/pdf16347944https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9N4KXB/1/disserta__o_rafael_lucas_machado_pinto.pdfe0a3edff1722a21e0a187f735714abe9MD51TEXTdisserta__o_rafael_lucas_machado_pinto.pdf.txtdisserta__o_rafael_lucas_machado_pinto.pdf.txtExtracted texttext/plain177331https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9N4KXB/2/disserta__o_rafael_lucas_machado_pinto.pdf.txt838c92e7801fb1c91338484bfe8e14c2MD521843/BUOS-9N4KXB2019-11-14 05:47:20.801oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9N4KXBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:47:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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