Metodologia para construção de produtos de informação nas organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wilson Martins de Assis
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VALA-6T7QWL
Resumo: Apresenta os resultados de uma dissertação que aborda a pesquisa e o desenvolvimento para a proposição de uma metodologia para construção de produtos de informação nas organizações, tendo, como referencial, aspectos teóricos e a experiência da Superintendência de Informações Técnicas do Sistema Usiminas. Para sua elaboração foram analisados os conceitos de autores respeitados da gestão da informação, como Choo, Davenport, Drucker, McGee, Prusak, Fuld, Richards e outros. Na metodologia proposta foram consideradas a influência e a necessidade de acompanhar o meio ambiente externo àorganização e a importância dos produtos de informação; a definição das necessidades de informação tanto da organização quanto dos usuários; as fontes de informação, a disseminação, a divulgação e o uso dos produtos de informação. Os produtos de informação foram divididos em quatro categorias: referencial, noticioso, analítico e estatístico. Esta divisão por categorias permitiu explicitar detalhes de viabilização e de compreensão para cada tipo de produto de informação. É demonstrado que o objetivo final na construção dos produtos deinformação é o de servir e apoiar a missão, os planos e as metas de uma organização e atender às necessidades dos usuários.
id UFMG_bab223f1ccd1d91453aa2b2c60c1b0e3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VALA-6T7QWL
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Monica Erichsen Nassif BorgesBeatriz Valadares CendonMarta Pinheiro AunAna Maria Pereira CardosoWilson Martins de Assis2019-08-12T03:05:44Z2019-08-12T03:05:44Z2006-06-01http://hdl.handle.net/1843/VALA-6T7QWLApresenta os resultados de uma dissertação que aborda a pesquisa e o desenvolvimento para a proposição de uma metodologia para construção de produtos de informação nas organizações, tendo, como referencial, aspectos teóricos e a experiência da Superintendência de Informações Técnicas do Sistema Usiminas. Para sua elaboração foram analisados os conceitos de autores respeitados da gestão da informação, como Choo, Davenport, Drucker, McGee, Prusak, Fuld, Richards e outros. Na metodologia proposta foram consideradas a influência e a necessidade de acompanhar o meio ambiente externo àorganização e a importância dos produtos de informação; a definição das necessidades de informação tanto da organização quanto dos usuários; as fontes de informação, a disseminação, a divulgação e o uso dos produtos de informação. Os produtos de informação foram divididos em quatro categorias: referencial, noticioso, analítico e estatístico. Esta divisão por categorias permitiu explicitar detalhes de viabilização e de compreensão para cada tipo de produto de informação. É demonstrado que o objetivo final na construção dos produtos deinformação é o de servir e apoiar a missão, os planos e as metas de uma organização e atender às necessidades dos usuários.This paper reports the results of a dissertation dealing with research and development to propose a methodology to create information products in organizations, adopting as a benchmark theoretical aspects and the experience of Usiminas Systems Technical InformationDepartment. Concepts developed by renowned authors in the field of information management, like Choo, Davenport, Drucker, McGee, Prusak, Fuld, Richards and others, were reviewed. The proposed methodology takes into consideration the influence of and the need for monitoring theenvironment outside the organization, as well as the importance of information products; the definition of users and the organizations information requirements; information sources; and the dissemination, advertising and use of information products. Information products were split in four categories, namely: reference, news, analytical and statistical. Such categorization enabled to make clear the details for implementing and understanding the various kinds of information product. Moreover, the paper demonstrates that the ultimate purpose of building information products is to serve and support an organizations mission, plans and goals, and to meet the users requirements as well.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDisseminação seletiva da informaçãoServiços de informaçãoCiência da informaçãoDisseminação da informaçãoGestão da informaçãoProduto e serviço de informaçãoCiência da informaçãoMetodologia para construção de produtos de informação nas organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmestrado___wilson_martins_de_assis.pdfapplication/pdf2748936https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VALA-6T7QWL/1/mestrado___wilson_martins_de_assis.pdf2af15206fdcf70ba769cdfc6d904077fMD511843/VALA-6T7QWL2019-08-12 00:05:44.703oai:repositorio.ufmg.br:1843/VALA-6T7QWLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-12T03:05:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metodologia para construção de produtos de informação nas organizações
title Metodologia para construção de produtos de informação nas organizações
spellingShingle Metodologia para construção de produtos de informação nas organizações
Wilson Martins de Assis
Disseminação da informação
Gestão da informação
Produto e serviço de informação
Ciência da informação
Disseminação seletiva da informação
Serviços de informação
Ciência da informação
title_short Metodologia para construção de produtos de informação nas organizações
title_full Metodologia para construção de produtos de informação nas organizações
title_fullStr Metodologia para construção de produtos de informação nas organizações
title_full_unstemmed Metodologia para construção de produtos de informação nas organizações
title_sort Metodologia para construção de produtos de informação nas organizações
author Wilson Martins de Assis
author_facet Wilson Martins de Assis
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Monica Erichsen Nassif Borges
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Beatriz Valadares Cendon
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marta Pinheiro Aun
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ana Maria Pereira Cardoso
dc.contributor.author.fl_str_mv Wilson Martins de Assis
contributor_str_mv Monica Erichsen Nassif Borges
Beatriz Valadares Cendon
Marta Pinheiro Aun
Ana Maria Pereira Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Disseminação da informação
Gestão da informação
Produto e serviço de informação
Ciência da informação
topic Disseminação da informação
Gestão da informação
Produto e serviço de informação
Ciência da informação
Disseminação seletiva da informação
Serviços de informação
Ciência da informação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Disseminação seletiva da informação
Serviços de informação
Ciência da informação
description Apresenta os resultados de uma dissertação que aborda a pesquisa e o desenvolvimento para a proposição de uma metodologia para construção de produtos de informação nas organizações, tendo, como referencial, aspectos teóricos e a experiência da Superintendência de Informações Técnicas do Sistema Usiminas. Para sua elaboração foram analisados os conceitos de autores respeitados da gestão da informação, como Choo, Davenport, Drucker, McGee, Prusak, Fuld, Richards e outros. Na metodologia proposta foram consideradas a influência e a necessidade de acompanhar o meio ambiente externo àorganização e a importância dos produtos de informação; a definição das necessidades de informação tanto da organização quanto dos usuários; as fontes de informação, a disseminação, a divulgação e o uso dos produtos de informação. Os produtos de informação foram divididos em quatro categorias: referencial, noticioso, analítico e estatístico. Esta divisão por categorias permitiu explicitar detalhes de viabilização e de compreensão para cada tipo de produto de informação. É demonstrado que o objetivo final na construção dos produtos deinformação é o de servir e apoiar a missão, os planos e as metas de uma organização e atender às necessidades dos usuários.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-06-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T03:05:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T03:05:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VALA-6T7QWL
url http://hdl.handle.net/1843/VALA-6T7QWL
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VALA-6T7QWL/1/mestrado___wilson_martins_de_assis.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2af15206fdcf70ba769cdfc6d904077f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589253557387264