Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_bab223f1ccd1d91453aa2b2c60c1b0e3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VALA-6T7QWL
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Monica Erichsen Nassif BorgesBeatriz Valadares CendonMarta Pinheiro AunAna Maria Pereira CardosoWilson Martins de Assis2019-08-12T03:05:44Z2019-08-12T03:05:44Z2006-06-01http://hdl.handle.net/1843/VALA-6T7QWLApresenta os resultados de uma dissertação que aborda a pesquisa e o desenvolvimento para a proposição de uma metodologia para construção de produtos de informação nas organizações, tendo, como referencial, aspectos teóricos e a experiência da Superintendência de Informações Técnicas do Sistema Usiminas. Para sua elaboração foram analisados os conceitos de autores respeitados da gestão da informação, como Choo, Davenport, Drucker, McGee, Prusak, Fuld, Richards e outros. Na metodologia proposta foram consideradas a influência e a necessidade de acompanhar o meio ambiente externo àorganização e a importância dos produtos de informação; a definição das necessidades de informação tanto da organização quanto dos usuários; as fontes de informação, a disseminação, a divulgação e o uso dos produtos de informação. Os produtos de informação foram divididos em quatro categorias: referencial, noticioso, analítico e estatístico. Esta divisão por categorias permitiu explicitar detalhes de viabilização e de compreensão para cada tipo de produto de informação. É demonstrado que o objetivo final na construção dos produtos deinformação é o de servir e apoiar a missão, os planos e as metas de uma organização e atender às necessidades dos usuários.This paper reports the results of a dissertation dealing with research and development to propose a methodology to create information products in organizations, adopting as a benchmark theoretical aspects and the experience of Usiminas Systems Technical InformationDepartment. Concepts developed by renowned authors in the field of information management, like Choo, Davenport, Drucker, McGee, Prusak, Fuld, Richards and others, were reviewed. The proposed methodology takes into consideration the influence of and the need for monitoring theenvironment outside the organization, as well as the importance of information products; the definition of users and the organizations information requirements; information sources; and the dissemination, advertising and use of information products. Information products were split in four categories, namely: reference, news, analytical and statistical. Such categorization enabled to make clear the details for implementing and understanding the various kinds of information product. Moreover, the paper demonstrates that the ultimate purpose of building information products is to serve and support an organizations mission, plans and goals, and to meet the users requirements as well.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGDisseminação seletiva da informaçãoServiços de informaçãoCiência da informaçãoDisseminação da informaçãoGestão da informaçãoProduto e serviço de informaçãoCiência da informaçãoMetodologia para construção de produtos de informação nas organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmestrado___wilson_martins_de_assis.pdfapplication/pdf2748936https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VALA-6T7QWL/1/mestrado___wilson_martins_de_assis.pdf2af15206fdcf70ba769cdfc6d904077fMD511843/VALA-6T7QWL2019-08-12 00:05:44.703oai:repositorio.ufmg.br:1843/VALA-6T7QWLRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-12T03:05:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547699746635776