A emergência do campo artístico em Belo Horizonte: décadas de 20 e 30
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-8M4G86 |
Resumo: | O mundo das artes plásticas na Belo Horizonte do início do século XX é usualmente caracterizado como essencialmente precário, tradicional e acadêmico. Esse trabalho investiga esse momento, focalizando a figura essencial de Aníbal Mattos e buscando averiguar a validade dessa caracterização recorrente. A atuação do fluminense Aníbal Mattos no fomento artístico e articulação do campo artístico em Belo Horizonte foi decisiva, de modo que a ênfase do trabalho recai sobre sua abrangente trajetória pessoal e institucional nos campos intelectual e artístico da época. Mattos aparece como uma figura dinâmica e fundamental naintegração dos artistas e interessados, por meio da promoção de exposições e instituições de ensino, ainda que efêmeras. A caracterização de Aníbal Mattos como articulador de tal relevância lança dúvidas sobre certas determinações correntes acerca da tradicional dualidade entre academicismo e modernismo. |
id |
UFMG_bb223f0938f58fc85e7991f9b36d8900 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-8M4G86 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Alexandre Antonio CardosoRonaldo de NoronhaLeonardo Hipolito Genaro FigoliRodrigo Vivas AndradeJoao Ivo D M Pinheiro Duarte Guimaraes2019-08-14T07:02:30Z2019-08-14T07:02:30Z2011-06-03http://hdl.handle.net/1843/BUBD-8M4G86O mundo das artes plásticas na Belo Horizonte do início do século XX é usualmente caracterizado como essencialmente precário, tradicional e acadêmico. Esse trabalho investiga esse momento, focalizando a figura essencial de Aníbal Mattos e buscando averiguar a validade dessa caracterização recorrente. A atuação do fluminense Aníbal Mattos no fomento artístico e articulação do campo artístico em Belo Horizonte foi decisiva, de modo que a ênfase do trabalho recai sobre sua abrangente trajetória pessoal e institucional nos campos intelectual e artístico da época. Mattos aparece como uma figura dinâmica e fundamental naintegração dos artistas e interessados, por meio da promoção de exposições e instituições de ensino, ainda que efêmeras. A caracterização de Aníbal Mattos como articulador de tal relevância lança dúvidas sobre certas determinações correntes acerca da tradicional dualidade entre academicismo e modernismo.The world of plastic arts in Belo Horizonte in the early 20th century is typically characterised as inherently precarious, traditional and academic. This essay investigates this period and environment, using as a focal point the essential figure of Aníbal Mattos, and questions the validity of this recurrent characterization. This essay asserts that Mattos role inthe incentivation and articulation of the artistic environment in Belo Horizonte was decisive, so much so that the emphases of this article also incorporates some observations of his personal and institutional trajectory in the intellectual and artistic environment of the time.Within this article it is argued that Aníbal Mattos should be seen as a dynamic individual, fundamental to the integration of artists and other interested parties, by promoting exhibitions and education institutions, even if only short lived. This characterization of Mattos as an articulator of such relevance raises doubts concerning certain common assumptions about the artists actions towards the modernist movement, as well as the popularly perceived duality between academicism and modernism.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSociologiaMattos, Aníbal, 1886-1969Arte Belo Horizonte (MG)Artes plásticas Belo Horizonte (MG)Campo artísticoBelo HorizonteAníbal MattosA emergência do campo artístico em Belo Horizonte: décadas de 20 e 30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcapa_disserta__o_final_finalmente_2.pdfapplication/pdf709656https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-8M4G86/1/capa_disserta__o_final_finalmente_2.pdff576c6a0a88fce8501137385ea4e8901MD51TEXTcapa_disserta__o_final_finalmente_2.pdf.txtcapa_disserta__o_final_finalmente_2.pdf.txtExtracted texttext/plain227026https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-8M4G86/2/capa_disserta__o_final_finalmente_2.pdf.txt9b87e4f01c767768498cd890aa687418MD521843/BUBD-8M4G862019-11-14 13:18:27.606oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-8M4G86Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:18:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A emergência do campo artístico em Belo Horizonte: décadas de 20 e 30 |
title |
A emergência do campo artístico em Belo Horizonte: décadas de 20 e 30 |
spellingShingle |
A emergência do campo artístico em Belo Horizonte: décadas de 20 e 30 Joao Ivo D M Pinheiro Duarte Guimaraes Campo artístico Belo Horizonte Aníbal Mattos Sociologia Mattos, Aníbal, 1886-1969 Arte Belo Horizonte (MG) Artes plásticas Belo Horizonte (MG) |
title_short |
A emergência do campo artístico em Belo Horizonte: décadas de 20 e 30 |
title_full |
A emergência do campo artístico em Belo Horizonte: décadas de 20 e 30 |
title_fullStr |
A emergência do campo artístico em Belo Horizonte: décadas de 20 e 30 |
title_full_unstemmed |
A emergência do campo artístico em Belo Horizonte: décadas de 20 e 30 |
title_sort |
A emergência do campo artístico em Belo Horizonte: décadas de 20 e 30 |
author |
Joao Ivo D M Pinheiro Duarte Guimaraes |
author_facet |
Joao Ivo D M Pinheiro Duarte Guimaraes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alexandre Antonio Cardoso |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ronaldo de Noronha |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Leonardo Hipolito Genaro Figoli |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Rodrigo Vivas Andrade |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Joao Ivo D M Pinheiro Duarte Guimaraes |
contributor_str_mv |
Alexandre Antonio Cardoso Ronaldo de Noronha Leonardo Hipolito Genaro Figoli Rodrigo Vivas Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Campo artístico Belo Horizonte Aníbal Mattos |
topic |
Campo artístico Belo Horizonte Aníbal Mattos Sociologia Mattos, Aníbal, 1886-1969 Arte Belo Horizonte (MG) Artes plásticas Belo Horizonte (MG) |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Sociologia Mattos, Aníbal, 1886-1969 Arte Belo Horizonte (MG) Artes plásticas Belo Horizonte (MG) |
description |
O mundo das artes plásticas na Belo Horizonte do início do século XX é usualmente caracterizado como essencialmente precário, tradicional e acadêmico. Esse trabalho investiga esse momento, focalizando a figura essencial de Aníbal Mattos e buscando averiguar a validade dessa caracterização recorrente. A atuação do fluminense Aníbal Mattos no fomento artístico e articulação do campo artístico em Belo Horizonte foi decisiva, de modo que a ênfase do trabalho recai sobre sua abrangente trajetória pessoal e institucional nos campos intelectual e artístico da época. Mattos aparece como uma figura dinâmica e fundamental naintegração dos artistas e interessados, por meio da promoção de exposições e instituições de ensino, ainda que efêmeras. A caracterização de Aníbal Mattos como articulador de tal relevância lança dúvidas sobre certas determinações correntes acerca da tradicional dualidade entre academicismo e modernismo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-06-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T07:02:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T07:02:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-8M4G86 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-8M4G86 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-8M4G86/1/capa_disserta__o_final_finalmente_2.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-8M4G86/2/capa_disserta__o_final_finalmente_2.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f576c6a0a88fce8501137385ea4e8901 9b87e4f01c767768498cd890aa687418 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589318311149568 |