Ensino de Artes Visuais para alunos cegos e com baixa visão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eduardo Zapico Mouro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GGH5
Resumo: A presente monografia trata da importância das artes visuais na educação inclusiva. Inicialmente há uma breve análise sobre a legislação vigente, bem como se mostra debates recentes acerca da interpretação do diploma legal brasileiro a respeito de matéria sobre a educação inclusiva, infelizmente, assunto ainda não pacificado nos nossos sistemas jurídico e de ensino. Em seguida são abordadosassuntos referentes ao campo dos sentimentos humanos que podem vir a afetar o ensino para alunos especiais. Mais adiante, de forma mais específica, são verificadas algumas possibilidades para aplicações práticas no ensino de artes visuais para alunos cegos ou com baixa visão. Por último, são oferecidas considerações finais que visam apresentar, de forma mais conclusiva, a problemática que circunda a efetiva aprendizagem das artes visuais pelos estudantes com cegueira e com baixa visão na escola regular brasileira.
id UFMG_bb3d55cfdded2b47fe9a1f4fea9d103c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9GGH5
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Joao Augusto Cristeli de OliveiraGabriela Maria GarzonEvandro Jose Lemos da CunhaEduardo Zapico Mouro2019-08-12T11:24:19Z2019-08-12T11:24:19Z2015-12-12http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GGH5A presente monografia trata da importância das artes visuais na educação inclusiva. Inicialmente há uma breve análise sobre a legislação vigente, bem como se mostra debates recentes acerca da interpretação do diploma legal brasileiro a respeito de matéria sobre a educação inclusiva, infelizmente, assunto ainda não pacificado nos nossos sistemas jurídico e de ensino. Em seguida são abordadosassuntos referentes ao campo dos sentimentos humanos que podem vir a afetar o ensino para alunos especiais. Mais adiante, de forma mais específica, são verificadas algumas possibilidades para aplicações práticas no ensino de artes visuais para alunos cegos ou com baixa visão. Por último, são oferecidas considerações finais que visam apresentar, de forma mais conclusiva, a problemática que circunda a efetiva aprendizagem das artes visuais pelos estudantes com cegueira e com baixa visão na escola regular brasileira.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCegos EducaçãoEducação inclusivaArte Estudo e ensinoEducação inclusivaArtes VisuaisArteEnsino de Artes Visuais para alunos cegos e com baixa visãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL2015_eduardo_zapico_mouro___especializacao_em_artes_visuais___v_ceeav_eba__ufmg.pdfapplication/pdf2028670https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GGH5/1/2015_eduardo_zapico_mouro___especializacao_em_artes_visuais___v_ceeav_eba__ufmg.pdf7933721672cb977a2d83ad62a4abb988MD51TEXT2015_eduardo_zapico_mouro___especializacao_em_artes_visuais___v_ceeav_eba__ufmg.pdf.txt2015_eduardo_zapico_mouro___especializacao_em_artes_visuais___v_ceeav_eba__ufmg.pdf.txtExtracted texttext/plain83965https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GGH5/2/2015_eduardo_zapico_mouro___especializacao_em_artes_visuais___v_ceeav_eba__ufmg.pdf.txte6ded071de215b2b534aca40560038c7MD521843/BUBD-A9GGH52019-11-14 17:41:14.774oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9GGH5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:41:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de Artes Visuais para alunos cegos e com baixa visão
title Ensino de Artes Visuais para alunos cegos e com baixa visão
spellingShingle Ensino de Artes Visuais para alunos cegos e com baixa visão
Eduardo Zapico Mouro
Educação inclusiva
Artes Visuais
Arte
Cegos Educação
Educação inclusiva
Arte Estudo e ensino
title_short Ensino de Artes Visuais para alunos cegos e com baixa visão
title_full Ensino de Artes Visuais para alunos cegos e com baixa visão
title_fullStr Ensino de Artes Visuais para alunos cegos e com baixa visão
title_full_unstemmed Ensino de Artes Visuais para alunos cegos e com baixa visão
title_sort Ensino de Artes Visuais para alunos cegos e com baixa visão
author Eduardo Zapico Mouro
author_facet Eduardo Zapico Mouro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Joao Augusto Cristeli de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gabriela Maria Garzon
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Evandro Jose Lemos da Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Eduardo Zapico Mouro
contributor_str_mv Joao Augusto Cristeli de Oliveira
Gabriela Maria Garzon
Evandro Jose Lemos da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Artes Visuais
Arte
topic Educação inclusiva
Artes Visuais
Arte
Cegos Educação
Educação inclusiva
Arte Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Cegos Educação
Educação inclusiva
Arte Estudo e ensino
description A presente monografia trata da importância das artes visuais na educação inclusiva. Inicialmente há uma breve análise sobre a legislação vigente, bem como se mostra debates recentes acerca da interpretação do diploma legal brasileiro a respeito de matéria sobre a educação inclusiva, infelizmente, assunto ainda não pacificado nos nossos sistemas jurídico e de ensino. Em seguida são abordadosassuntos referentes ao campo dos sentimentos humanos que podem vir a afetar o ensino para alunos especiais. Mais adiante, de forma mais específica, são verificadas algumas possibilidades para aplicações práticas no ensino de artes visuais para alunos cegos ou com baixa visão. Por último, são oferecidas considerações finais que visam apresentar, de forma mais conclusiva, a problemática que circunda a efetiva aprendizagem das artes visuais pelos estudantes com cegueira e com baixa visão na escola regular brasileira.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T11:24:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T11:24:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GGH5
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GGH5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GGH5/1/2015_eduardo_zapico_mouro___especializacao_em_artes_visuais___v_ceeav_eba__ufmg.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GGH5/2/2015_eduardo_zapico_mouro___especializacao_em_artes_visuais___v_ceeav_eba__ufmg.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7933721672cb977a2d83ad62a4abb988
e6ded071de215b2b534aca40560038c7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676894916050944