Ensino de Artes Visuais para alunos cegos e com baixa visão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GGH5 |
Resumo: | A presente monografia trata da importância das artes visuais na educação inclusiva. Inicialmente há uma breve análise sobre a legislação vigente, bem como se mostra debates recentes acerca da interpretação do diploma legal brasileiro a respeito de matéria sobre a educação inclusiva, infelizmente, assunto ainda não pacificado nos nossos sistemas jurídico e de ensino. Em seguida são abordadosassuntos referentes ao campo dos sentimentos humanos que podem vir a afetar o ensino para alunos especiais. Mais adiante, de forma mais específica, são verificadas algumas possibilidades para aplicações práticas no ensino de artes visuais para alunos cegos ou com baixa visão. Por último, são oferecidas considerações finais que visam apresentar, de forma mais conclusiva, a problemática que circunda a efetiva aprendizagem das artes visuais pelos estudantes com cegueira e com baixa visão na escola regular brasileira. |
id |
UFMG_bb3d55cfdded2b47fe9a1f4fea9d103c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9GGH5 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Joao Augusto Cristeli de OliveiraGabriela Maria GarzonEvandro Jose Lemos da CunhaEduardo Zapico Mouro2019-08-12T11:24:19Z2019-08-12T11:24:19Z2015-12-12http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GGH5A presente monografia trata da importância das artes visuais na educação inclusiva. Inicialmente há uma breve análise sobre a legislação vigente, bem como se mostra debates recentes acerca da interpretação do diploma legal brasileiro a respeito de matéria sobre a educação inclusiva, infelizmente, assunto ainda não pacificado nos nossos sistemas jurídico e de ensino. Em seguida são abordadosassuntos referentes ao campo dos sentimentos humanos que podem vir a afetar o ensino para alunos especiais. Mais adiante, de forma mais específica, são verificadas algumas possibilidades para aplicações práticas no ensino de artes visuais para alunos cegos ou com baixa visão. Por último, são oferecidas considerações finais que visam apresentar, de forma mais conclusiva, a problemática que circunda a efetiva aprendizagem das artes visuais pelos estudantes com cegueira e com baixa visão na escola regular brasileira.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCegos EducaçãoEducação inclusivaArte Estudo e ensinoEducação inclusivaArtes VisuaisArteEnsino de Artes Visuais para alunos cegos e com baixa visãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL2015_eduardo_zapico_mouro___especializacao_em_artes_visuais___v_ceeav_eba__ufmg.pdfapplication/pdf2028670https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GGH5/1/2015_eduardo_zapico_mouro___especializacao_em_artes_visuais___v_ceeav_eba__ufmg.pdf7933721672cb977a2d83ad62a4abb988MD51TEXT2015_eduardo_zapico_mouro___especializacao_em_artes_visuais___v_ceeav_eba__ufmg.pdf.txt2015_eduardo_zapico_mouro___especializacao_em_artes_visuais___v_ceeav_eba__ufmg.pdf.txtExtracted texttext/plain83965https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GGH5/2/2015_eduardo_zapico_mouro___especializacao_em_artes_visuais___v_ceeav_eba__ufmg.pdf.txte6ded071de215b2b534aca40560038c7MD521843/BUBD-A9GGH52019-11-14 17:41:14.774oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9GGH5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:41:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de Artes Visuais para alunos cegos e com baixa visão |
title |
Ensino de Artes Visuais para alunos cegos e com baixa visão |
spellingShingle |
Ensino de Artes Visuais para alunos cegos e com baixa visão Eduardo Zapico Mouro Educação inclusiva Artes Visuais Arte Cegos Educação Educação inclusiva Arte Estudo e ensino |
title_short |
Ensino de Artes Visuais para alunos cegos e com baixa visão |
title_full |
Ensino de Artes Visuais para alunos cegos e com baixa visão |
title_fullStr |
Ensino de Artes Visuais para alunos cegos e com baixa visão |
title_full_unstemmed |
Ensino de Artes Visuais para alunos cegos e com baixa visão |
title_sort |
Ensino de Artes Visuais para alunos cegos e com baixa visão |
author |
Eduardo Zapico Mouro |
author_facet |
Eduardo Zapico Mouro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Joao Augusto Cristeli de Oliveira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gabriela Maria Garzon |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eduardo Zapico Mouro |
contributor_str_mv |
Joao Augusto Cristeli de Oliveira Gabriela Maria Garzon Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Artes Visuais Arte |
topic |
Educação inclusiva Artes Visuais Arte Cegos Educação Educação inclusiva Arte Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Cegos Educação Educação inclusiva Arte Estudo e ensino |
description |
A presente monografia trata da importância das artes visuais na educação inclusiva. Inicialmente há uma breve análise sobre a legislação vigente, bem como se mostra debates recentes acerca da interpretação do diploma legal brasileiro a respeito de matéria sobre a educação inclusiva, infelizmente, assunto ainda não pacificado nos nossos sistemas jurídico e de ensino. Em seguida são abordadosassuntos referentes ao campo dos sentimentos humanos que podem vir a afetar o ensino para alunos especiais. Mais adiante, de forma mais específica, são verificadas algumas possibilidades para aplicações práticas no ensino de artes visuais para alunos cegos ou com baixa visão. Por último, são oferecidas considerações finais que visam apresentar, de forma mais conclusiva, a problemática que circunda a efetiva aprendizagem das artes visuais pelos estudantes com cegueira e com baixa visão na escola regular brasileira. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T11:24:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T11:24:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GGH5 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GGH5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GGH5/1/2015_eduardo_zapico_mouro___especializacao_em_artes_visuais___v_ceeav_eba__ufmg.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9GGH5/2/2015_eduardo_zapico_mouro___especializacao_em_artes_visuais___v_ceeav_eba__ufmg.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7933721672cb977a2d83ad62a4abb988 e6ded071de215b2b534aca40560038c7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801676894916050944 |