O ensino de artes visuais : algumas possibilidades na aprendizagem da arte em alunos com necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klausen, Adriana Paula Nunes Siqueira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67185
Resumo: O presente estudo refere-se ao Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e aborda alguns aspectos do ensino de Artes Visuais na Escola Básica, enfatizando a sua contribuição nos processos educacionais focalizando, principalmente, alunos com necessidades educativas especiais. O texto traz experiências e reflexões sobre o ensino e aprendizagem da Arte dentro da perspectiva da atual escola inclusiva, buscando também as contribuições positivas que têm sido realizadas na escola especial. Apresenta-se um breve histórico da Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Prof. Elyseu Paglioli (EMEEFPEP), os projetos de arte e o desenvolvimento das aulas ministradas pelo professor/ artista/ pesquisador Ernani Chaves onde se verifica que a Arte tem sido a principal aliada para o desenvolvimento de seus alunos no sentido da construção de sua autonomia. Descreve-se parcialmente a experiência do estágio docente do curso de Licenciatura em Artes Visuais realizado na EMEEFPEP, evidenciando a receptividade e participação dos alunos, enfocando ainda alguns resultados do projeto executado em sala de aula, em que se utilizou a relação da arte e as novas tecnologias como possibilidade de desenvolvimento cognitivo aliado à construção da percepção na educação inclusiva. Faz-se também uma breve reflexão sobre a formação do professor de artes visuais frente à educação inclusiva, discutindo sobre o papel do professor em sala de aula no contexto das mudanças culturais e dos desafios da escola atual diante desta nova escola que se molda a partir da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.
id UFRGS-2_18d15b1c2ab554ff330a4eb97ffb83dc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67185
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Klausen, Adriana Paula Nunes SiqueiraBarreto, Umbelina Maria Duarte2013-03-05T01:48:27Z2013http://hdl.handle.net/10183/67185000873000O presente estudo refere-se ao Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e aborda alguns aspectos do ensino de Artes Visuais na Escola Básica, enfatizando a sua contribuição nos processos educacionais focalizando, principalmente, alunos com necessidades educativas especiais. O texto traz experiências e reflexões sobre o ensino e aprendizagem da Arte dentro da perspectiva da atual escola inclusiva, buscando também as contribuições positivas que têm sido realizadas na escola especial. Apresenta-se um breve histórico da Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Prof. Elyseu Paglioli (EMEEFPEP), os projetos de arte e o desenvolvimento das aulas ministradas pelo professor/ artista/ pesquisador Ernani Chaves onde se verifica que a Arte tem sido a principal aliada para o desenvolvimento de seus alunos no sentido da construção de sua autonomia. Descreve-se parcialmente a experiência do estágio docente do curso de Licenciatura em Artes Visuais realizado na EMEEFPEP, evidenciando a receptividade e participação dos alunos, enfocando ainda alguns resultados do projeto executado em sala de aula, em que se utilizou a relação da arte e as novas tecnologias como possibilidade de desenvolvimento cognitivo aliado à construção da percepção na educação inclusiva. Faz-se também uma breve reflexão sobre a formação do professor de artes visuais frente à educação inclusiva, discutindo sobre o papel do professor em sala de aula no contexto das mudanças culturais e dos desafios da escola atual diante desta nova escola que se molda a partir da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.application/pdfporArtes visuais : EnsinoEducação inclusivaNovas tecnologiasO ensino de artes visuais : algumas possibilidades na aprendizagem da arte em alunos com necessidades educativas especiaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2013Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873000.pdf000873000.pdfTexto completoapplication/pdf1490649http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67185/1/000873000.pdf5294d3686fe645aef7819987696302d0MD51TEXT000873000.pdf.txt000873000.pdf.txtExtracted Texttext/plain144363http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67185/2/000873000.pdf.txtc4d8cc9a8047b97fb79af60c59c9c21aMD52THUMBNAIL000873000.pdf.jpg000873000.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67185/3/000873000.pdf.jpg75093d75d61def5e47f57ee35b32ccc9MD5310183/671852018-10-17 07:56:05.537oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67185Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:56:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de artes visuais : algumas possibilidades na aprendizagem da arte em alunos com necessidades educativas especiais
title O ensino de artes visuais : algumas possibilidades na aprendizagem da arte em alunos com necessidades educativas especiais
spellingShingle O ensino de artes visuais : algumas possibilidades na aprendizagem da arte em alunos com necessidades educativas especiais
Klausen, Adriana Paula Nunes Siqueira
Artes visuais : Ensino
Educação inclusiva
Novas tecnologias
title_short O ensino de artes visuais : algumas possibilidades na aprendizagem da arte em alunos com necessidades educativas especiais
title_full O ensino de artes visuais : algumas possibilidades na aprendizagem da arte em alunos com necessidades educativas especiais
title_fullStr O ensino de artes visuais : algumas possibilidades na aprendizagem da arte em alunos com necessidades educativas especiais
title_full_unstemmed O ensino de artes visuais : algumas possibilidades na aprendizagem da arte em alunos com necessidades educativas especiais
title_sort O ensino de artes visuais : algumas possibilidades na aprendizagem da arte em alunos com necessidades educativas especiais
author Klausen, Adriana Paula Nunes Siqueira
author_facet Klausen, Adriana Paula Nunes Siqueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klausen, Adriana Paula Nunes Siqueira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barreto, Umbelina Maria Duarte
contributor_str_mv Barreto, Umbelina Maria Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais : Ensino
Educação inclusiva
Novas tecnologias
topic Artes visuais : Ensino
Educação inclusiva
Novas tecnologias
description O presente estudo refere-se ao Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e aborda alguns aspectos do ensino de Artes Visuais na Escola Básica, enfatizando a sua contribuição nos processos educacionais focalizando, principalmente, alunos com necessidades educativas especiais. O texto traz experiências e reflexões sobre o ensino e aprendizagem da Arte dentro da perspectiva da atual escola inclusiva, buscando também as contribuições positivas que têm sido realizadas na escola especial. Apresenta-se um breve histórico da Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Prof. Elyseu Paglioli (EMEEFPEP), os projetos de arte e o desenvolvimento das aulas ministradas pelo professor/ artista/ pesquisador Ernani Chaves onde se verifica que a Arte tem sido a principal aliada para o desenvolvimento de seus alunos no sentido da construção de sua autonomia. Descreve-se parcialmente a experiência do estágio docente do curso de Licenciatura em Artes Visuais realizado na EMEEFPEP, evidenciando a receptividade e participação dos alunos, enfocando ainda alguns resultados do projeto executado em sala de aula, em que se utilizou a relação da arte e as novas tecnologias como possibilidade de desenvolvimento cognitivo aliado à construção da percepção na educação inclusiva. Faz-se também uma breve reflexão sobre a formação do professor de artes visuais frente à educação inclusiva, discutindo sobre o papel do professor em sala de aula no contexto das mudanças culturais e dos desafios da escola atual diante desta nova escola que se molda a partir da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-05T01:48:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/67185
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000873000
url http://hdl.handle.net/10183/67185
identifier_str_mv 000873000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67185/1/000873000.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67185/2/000873000.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67185/3/000873000.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5294d3686fe645aef7819987696302d0
c4d8cc9a8047b97fb79af60c59c9c21a
75093d75d61def5e47f57ee35b32ccc9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224438776070144