Esforços para a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico: uma realidade desejada ou imposta?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/49464 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta e discute sobre a importância da construção do Projeto Político Pedagógico, a partir de esforços coletivos entre escolas, secretarias de educação, universidades e comunidade escolar. Neste trabalho existe um breve relato sobre a trajetória da gestão escolar até chegar à gestão democrática, uma vez que esta última possibilitou maior abertura nas escolas para debates, construções e deliberações. A partir da tomada de discussão sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) resgata os significados sobre os termos político e pedagógico e, apresentam-se os esforços, principalmente dos gestores e professores para que a construção do PPP seja realmente feita por eles, com embasamento, é claro, nos documentos oficiais. Tais esforços e debates surgem e seguem sob a ótica de que o Projeto Político Pedagógico seja um documento vivo, do qual possam se apropriar dos saberes reais de cada escola e buscar caminhos para solucionar quaisquer obstáculos que surgirem, não apenas como um documento que completa os arquivos escolares. |
id |
UFMG_bb5a9a8eb0ae8a436baceb26c12ec343 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/49464 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Esforços para a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico: uma realidade desejada ou imposta?Projeto Político Pedagógico (PPP)EscolaGestão escolarO presente trabalho apresenta e discute sobre a importância da construção do Projeto Político Pedagógico, a partir de esforços coletivos entre escolas, secretarias de educação, universidades e comunidade escolar. Neste trabalho existe um breve relato sobre a trajetória da gestão escolar até chegar à gestão democrática, uma vez que esta última possibilitou maior abertura nas escolas para debates, construções e deliberações. A partir da tomada de discussão sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) resgata os significados sobre os termos político e pedagógico e, apresentam-se os esforços, principalmente dos gestores e professores para que a construção do PPP seja realmente feita por eles, com embasamento, é claro, nos documentos oficiais. Tais esforços e debates surgem e seguem sob a ótica de que o Projeto Político Pedagógico seja um documento vivo, do qual possam se apropriar dos saberes reais de cada escola e buscar caminhos para solucionar quaisquer obstáculos que surgirem, não apenas como um documento que completa os arquivos escolares.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOCurso de Especialização em Gestão EscolarUFMGMariana Cavaca Alves do Vallehttp://lattes.cnpq.br/3351490739924494Heloiza Fernanda Cardoso2023-02-02T15:33:56Z2023-02-02T15:33:56Z2011-01-28Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/49464porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-02-02T15:33:56Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/49464Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-02-02T15:33:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Esforços para a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico: uma realidade desejada ou imposta? |
title |
Esforços para a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico: uma realidade desejada ou imposta? |
spellingShingle |
Esforços para a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico: uma realidade desejada ou imposta? Heloiza Fernanda Cardoso Projeto Político Pedagógico (PPP) Escola Gestão escolar |
title_short |
Esforços para a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico: uma realidade desejada ou imposta? |
title_full |
Esforços para a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico: uma realidade desejada ou imposta? |
title_fullStr |
Esforços para a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico: uma realidade desejada ou imposta? |
title_full_unstemmed |
Esforços para a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico: uma realidade desejada ou imposta? |
title_sort |
Esforços para a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico: uma realidade desejada ou imposta? |
author |
Heloiza Fernanda Cardoso |
author_facet |
Heloiza Fernanda Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mariana Cavaca Alves do Valle http://lattes.cnpq.br/3351490739924494 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Heloiza Fernanda Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto Político Pedagógico (PPP) Escola Gestão escolar |
topic |
Projeto Político Pedagógico (PPP) Escola Gestão escolar |
description |
O presente trabalho apresenta e discute sobre a importância da construção do Projeto Político Pedagógico, a partir de esforços coletivos entre escolas, secretarias de educação, universidades e comunidade escolar. Neste trabalho existe um breve relato sobre a trajetória da gestão escolar até chegar à gestão democrática, uma vez que esta última possibilitou maior abertura nas escolas para debates, construções e deliberações. A partir da tomada de discussão sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) resgata os significados sobre os termos político e pedagógico e, apresentam-se os esforços, principalmente dos gestores e professores para que a construção do PPP seja realmente feita por eles, com embasamento, é claro, nos documentos oficiais. Tais esforços e debates surgem e seguem sob a ótica de que o Projeto Político Pedagógico seja um documento vivo, do qual possam se apropriar dos saberes reais de cada escola e buscar caminhos para solucionar quaisquer obstáculos que surgirem, não apenas como um documento que completa os arquivos escolares. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-28 2023-02-02T15:33:56Z 2023-02-02T15:33:56Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Monografia (especialização) |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/49464 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/49464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Especialização em Gestão Escolar UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Especialização em Gestão Escolar UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829701849612288 |