Esforços para a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico: uma realidade desejada ou imposta?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heloiza Fernanda Cardoso
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/49464
Resumo: O presente trabalho apresenta e discute sobre a importância da construção do Projeto Político Pedagógico, a partir de esforços coletivos entre escolas, secretarias de educação, universidades e comunidade escolar. Neste trabalho existe um breve relato sobre a trajetória da gestão escolar até chegar à gestão democrática, uma vez que esta última possibilitou maior abertura nas escolas para debates, construções e deliberações. A partir da tomada de discussão sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) resgata os significados sobre os termos político e pedagógico e, apresentam-se os esforços, principalmente dos gestores e professores para que a construção do PPP seja realmente feita por eles, com embasamento, é claro, nos documentos oficiais. Tais esforços e debates surgem e seguem sob a ótica de que o Projeto Político Pedagógico seja um documento vivo, do qual possam se apropriar dos saberes reais de cada escola e buscar caminhos para solucionar quaisquer obstáculos que surgirem, não apenas como um documento que completa os arquivos escolares.
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