A construção do projeto político–pedagógico na escola de educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Cristiane Ida Trampusch Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000vhk7
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/295
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.
id UFSM_dd98644b3c1054016791638aad93e848
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/295
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A construção do projeto político–pedagógico na escola de educação básicaConstruction project political-teaching in school of basic educationEscolaPPP (Projeto político-pedagógico)EducaçãoMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.This research aimed to examine how happens Construction Education Programme in Basic School. To this end, we sought theoretical foundation with the following authors: Alonso (2003), Farfus (2008), Ferreira (2007), N. Ferreira (2004), Freire (1996), Libâneo (2007 and 2008), Palma (2008), Sander (2005), Vasconcellos (1999), Veiga (2002) and Vieira (2006), among others who contributed to the construction of the research. With this discussion among the chosen authors and research in a school of public basic education, there was an investigation, according to some assumptions of content analysis ( Bardin, 2011), about the process of building the political project - teaching in this school in Três Passos. Those scholars discuss the Political Project - Teaching is the framework for the construction of school democracy. Starting up the achievements that will initiate new articulations of the educational process, because it means entry into the construction of an education that receives new forms of educational policies. Becoming clear that the political project - teaching is a process in which there is a need of attention of educators, students, and finally the school community. The paper presents the following research question: how does the construction of the political project - teaching in the primary education system? To provide answers to the central question, this monograph was organized methodologically in a qualitative research format, with the focus investigative case study, detailing the reason to get description and theoretical basis with interviews with people involved with the phenomenon investigated the throughout its development .Esta pesquisa teve como objetivo analisar como acontece a Construção do Projeto Pedagógico na Escola de Educação Básica. Para tanto, buscou-se fundamentação teórica com os seguintes autores: Alonso (2003), Farfus (2008), Ferreira (2007), N. Ferreira (2004), Freire (1996), Libâneo (2007 e 2008), Palma (2008), Sander (2005), Vasconcellos (1999), Veiga (2002) e Vieira (2006), dentre outros que contribuíram com a construção da pesquisa. Com essa discussão entre os autores escolhidos e pesquisa em uma escola de educação básica de rede pública, realizou-se uma investigação, conforme alguns pressupostos da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), sobre o processo de construção do projeto político - pedagógico desta escola no município de Três Passos. Os referidos estudiosos abordam que o Projeto Político – Pedagógico é o marco para a construção da democracia escolar. Começando-se as conquistas que darão início a novas articulações do processo educacional, pois significam o ingresso na construção de uma educação que recebe novas formas de políticas educacionais. Ficando claro que o projeto político – pedagógico é um processo no qual há a necessidade da atenção de educadores, alunos, enfim da comunidade escolar. O trabalho apresenta a seguinte questão de pesquisa: como acontece a construção do projeto político – pedagógico na escola de educação básica? Para oferecer respostas à questão central, este estudo monográfico organizou-se metodologicamente no formato de uma pesquisa qualitativa, tendo como enfoque investigativo o estudo de caso, pelo motivo de obter detalhamentos, descrição e fundamentação teórica com entrevista com pessoas envolvidas com o fenômeno investigado ao longo do seu desenvolvimento.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoBrittes, Letícia RamalhoDias, Cristiane Ida Trampusch Rodrigues2014-06-12T12:59:43Z2014-06-12T12:59:43Z2013-11-302013Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/295ark:/26339/001300000vhk7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:51:20Zoai:repositorio.ufsm.br:1/295Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:51:20Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do projeto político–pedagógico na escola de educação básica
Construction project political-teaching in school of basic education
title A construção do projeto político–pedagógico na escola de educação básica
spellingShingle A construção do projeto político–pedagógico na escola de educação básica
Dias, Cristiane Ida Trampusch Rodrigues
Escola
PPP (Projeto político-pedagógico)
Educação
title_short A construção do projeto político–pedagógico na escola de educação básica
title_full A construção do projeto político–pedagógico na escola de educação básica
title_fullStr A construção do projeto político–pedagógico na escola de educação básica
title_full_unstemmed A construção do projeto político–pedagógico na escola de educação básica
title_sort A construção do projeto político–pedagógico na escola de educação básica
author Dias, Cristiane Ida Trampusch Rodrigues
author_facet Dias, Cristiane Ida Trampusch Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brittes, Letícia Ramalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Cristiane Ida Trampusch Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
PPP (Projeto político-pedagógico)
Educação
topic Escola
PPP (Projeto político-pedagógico)
Educação
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-30
2013
2014-06-12T12:59:43Z
2014-06-12T12:59:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/295
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000vhk7
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/295
identifier_str_mv ark:/26339/001300000vhk7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1822612510216290304