Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Juarez Tarcisio DayrellPaulo Cesar Rodrigues CarranoNilma Lino GomesSaulo Pfeffer Geber2019-08-11T07:31:32Z2019-08-11T07:31:32Z2010-06-16http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87CGJMEsta pesquisa tem como objeto de análise os chamados oficineiros. Esses são jovens contratados por projetos e programas sociais para desenvolver oficinas culturais, esportivas e profissionalizantes em suas comunidades, na periferia da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Busca-se compreender quem são esses jovens, os objetivos que atribuem às suas práticas educativas e como essas se relacionam com os projetos de vida dos mesmos. Tendo como universo empírico o Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!, foi feita uma pesquisa quantitativa por meio da aplicação de um questionário aos oficineiros jovens do programa que atuam em Belo Horizonte. Na tentativa de uma melhor compreensão dos dados quantitativos, também foram realizados contatos e observações com oficineiros e técnicos do programa. Uma primeira constatação feita foi a de que, mesmo valorizando os saberes trabalhados em suas oficinas, os oficineiros atribuíram importância central à perspectiva da socialização nas ações educativas por eles desenvolvidas. A análise também nos permitiu constatar que esses educadores, por conhecerem os jovens participantes de suas oficinas, por saberem onde vivem e por terem habilidade de dialogar com eles, acabam assumindo uma postura de mediadores sociais entre as políticas públicas que os contratam e os jovens alvos dessas ações. Analisando o contexto de atuação dos oficineiros, outra discussão abordada na pesquisa são as precárias condições de muitas das ações públicas voltadas para a juventude. Essa precariedade tende a limitar a ação educativa desses jovens e reflete-se nos projetos de vida dos mesmos em relação às possibilidades de uma profissionalização como educadores.This research has the objective to analyze what we call oficineiros. These are the young people hired by projects and social programs to develop cultural, sporting and professional workshops in their communities, on the periphery of the Belo Horizonte Metropolitan Region. We searched to understand who this young people are, which objectives they give to their educational practices and how they connect to their life project. Having the Murder Control Project Fica Vivo as the empiric universe, a quantity research was made by a questionnaire applied on the young oficineiros that work in Belo Horizonte. Trying to get a better understood of this quantitative data we also made contacts and observations with the oficineiros and program technical workers. The first discovery was that even valuing the knowledge worked in their workshops, the oficineiros also give central importance to their socializing perspective on the educational actions developed by them. The analyze also allow us to realize that this educators, as a result of their knowledge about young participators, know where they live and have the ability to talk to them, so they assume the posture of social mediators between the publishes policies that hired them and the youth, target of this actions. Analyzing the acting context of this oficineiros, another discussion on this research are the precarious conditions that many public actions focused on the youth presents. This precariousness tends to limit the educational action of this youth and reflects on their life projects, and that is related to their possibilities of professionalization as educators.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPrograma de Controle de Homicídios Fica Vivo!Sociologia educacionalEducação Aspectos sociaisJuventude Políticas públicasEducação e EstadoEducação e políticas públicas de juventudeJuventudeJovens educadores no contexto de uma ação pública voltada para a juventude na periferia de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_de_mestrado_de_saulo_pfeffer_geber.pdfapplication/pdf995314https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87CGJM/1/disserta__o_de_mestrado_de_saulo_pfeffer_geber.pdf97070f0629691a8cccbb432c16793a47MD51TEXTdisserta__o_de_mestrado_de_saulo_pfeffer_geber.pdf.txtdisserta__o_de_mestrado_de_saulo_pfeffer_geber.pdf.txtExtracted texttext/plain324143https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-87CGJM/2/disserta__o_de_mestrado_de_saulo_pfeffer_geber.pdf.txt130267100b5c019701630c23f14d9dffMD521843/FAEC-87CGJM2019-11-14 09:33:58.892oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-87CGJMRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:33:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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