Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Augusto Afonso Guerra JuniorMarina Morgado Garcia2019-08-11T08:46:16Z2019-08-11T08:46:16Z2014-06-03http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ATAKUCIntrodução: Gastos em saúde cada vez mais elevados em um cenário de limitação orçamentária trazem a necessidade de avaliar economicamente a melhor forma de alocação dos recursos públicos. Nesta perspectiva, torna-se necessário avaliar a eficiência de custo após a privatização de serviços de assistência farmacêutica, em face da alternativa do Estado de executá-los em redes públicas próprias. Objetivos: O propósito desta dissertação foi o de realizar uma avaliação econômica entre 2 (dois) Programas de Assistência Farmacêutica disponíveis no Brasil: Programa Farmácia Popular do Brasil Aqui tem Farmácia Popular do Brasil e Rede Farmácia de Minas a partir da revisão de literatura de modelos de programas de assistência farmacêutica. Métodos: No artigo 01 foi realizada uma revisão de literatura com vistas a estabelecer o marco legal dos Programas Rede Farmácia de Minas - RFMG e Farmácia Popular do Brasil Rede Própria, bem como o levantamento de documentos que esclarecessem sobre estrutura, financiamento/custos envolvidos, medicamentos disponibilizados, localização e quantidade de farmácias instaladas. Em seguida, foi levantada a cobertura, bem como os preços dos medicamentos comuns aos dois programas. Já no artigo 02, foi realizada uma avaliação econômica do tipo custo-minimização sob a perspectiva do financiador público entre os Programas Aqui tem Farmácia Popular do Brasil e RFMG. Para tal, foi desenvolvido um modelo que consistia em um levantamento dos custos incorridos nos dois programas até a dispensação de medicamentos aos cidadãos. As incertezas do modelo foram testadas por meio de Monte Carlo. Resultados: Ao realizar a comparação entre RFMG e Unidades de Rede Própria - FPB identificou-se que em Minas Gerais, o número de unidades Rede Própria inauguradas representam apenas 5,9% dos municípios mineiros enquanto que o número de Unidades da RFMG já inauguradas representa aproximadamente 60% dos municípios mineiros. Além disso, do total de medicamentos disponibilizados pelo RFMG, 53 encontram-se também na relação da Rede Própria indicando a sobreposição de ações. Ao avaliar os resultados do artigo 02, identificou-se que se a população inicialmente estimada no RFMG fosse atendida em sua totalidade no FPB Aqui tem Farmácia Popular, haveria um custo incremental de R$139.324.050,19. Somando-se a isso, a análise de sensibilidade (Monte Carlo) mostrou-se favorável ao RFMG. Conclusões: O modelo público, coerente com os princípios e diretrizes do SUS se apresenta com condições mais adequadas para garantir assistência integral e universal de qualidade aos cidadãos. Na avaliação econômica comparativa realizada entre o PFB e RFMG, foi demonstrada maior eficiência na alternativa de aplicação dos recursos diretamente na rede públicaIntroduction: In a scenario of limited budget, constantly high health expenditures results in the need to evaluate, from an economic stand point, the best form of public resources allocation. In this perspective, it becomes necessary to evaluate cost efficiency after the privatization of pharmaceutical assistance services, seen as an alternative for the state to run these services in their own public networks. Objectives: The purpose of this dissertation was to carry out an economic assessment of pharmaceutical assistance programs available in Brazil - The Program Farmácia Popular do Brasil (FPB), "Aqui tem Farmácia Popular" and Rede Farmácia de Minas Gerais (RFMG) - from the literature review of the models of pharmaceutical assistance programs. Methods: In Article 1, a narrative review of literature was done, with a view to establishing a legal framework of the Rede Farmácia Popular do Brasil and the Farmácia Popular do Brasil Rede Própria, as well as surveying documents that could shed more light on the structure, funding / costs involved, available drugs, location and the number of pharmacies set up. Next, a survey of the scope of coverage, as well as the prices of common drugs of both programs was carried out. In Article 2, a cost minimization type economic assessment, from public funding perspective was carried out between "Aqui tem Farmácia Popular" and RFMG (Minas Gerais Pharmacy Network). To do this, a model, which consisted of a study of incurred cost in both programs, up to the dispensing of medicines to citizens was developed. The uncertainties of the model were tested through the Monte Carlo Method. Results: When the RFMG and the FPB programs were compared, it was found out that in the state of Minas Gerais, the number of FPB units " Own Network " set up, covers only 5.9 % of the municipalities in the state while the number of RFMG Units, already inaugurated, covers approximately 60 % of the municipalities in Minas Gerais.In addition, 53 of the total number of medicines made available by the RFMG program are also found on the list of medicines provided by the FPB "Own Network" program, indicating duplicated actions. When evaluating the results of Article 2, it was found out that if the entire population, initially estimated in the RFMG program, is attended to in the program -"Aqui tem Farmácia Popular", there would be an additional cost of R $ 139,324,050.19. Adding to this, the Monte Carlo appeared to be favorable to the RFMG program. Conclusions: The public healthcare service model, consistent with the principles and guidelines of the SUS model, seems to be more appropriate in ensuring complete and universal quality healthcare services to the citizens. The comparative economic assessment carried out between the PFB and RFMG programs, demonstrates greater efficiency in the alternative to use resources directly in the public health networkUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEconomia da saúdePolítica farmacêuticaSaúde públicaSistema Único de Saúde (Brasil)Política de saúdeMedicamentos Política governamentalAssistência farmacêuticaEconomia da saúdeSaúde públicaPolíticasAcesso a medicamentosSistemas de copagamentoPlanejamento e administração em saúdeAssistência farmacêuticaPrivatização da saúdeAvaliação econômica dos programas Rede Farmácia de Minas e Farmácia Popular do Brasil: Estratégias para o acesso a medicamentos com financiamento do SUSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALavalia__o_econ_mica_entre_rfmg_e_fpb_estrat_gias_para_acesso_a_medicamentos__com_financiamento_do_sus.pdfapplication/pdf1496997https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ATAKUC/1/avalia__o_econ_mica_entre_rfmg_e_fpb_estrat_gias_para_acesso_a_medicamentos__com_financiamento_do_sus.pdff85fc0f9178697b78d07a342817b8c52MD51TEXTavalia__o_econ_mica_entre_rfmg_e_fpb_estrat_gias_para_acesso_a_medicamentos__com_financiamento_do_sus.pdf.txtavalia__o_econ_mica_entre_rfmg_e_fpb_estrat_gias_para_acesso_a_medicamentos__com_financiamento_do_sus.pdf.txtExtracted texttext/plain132563https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ATAKUC/2/avalia__o_econ_mica_entre_rfmg_e_fpb_estrat_gias_para_acesso_a_medicamentos__com_financiamento_do_sus.pdf.txt9c73e0d4ff4c20250c359da9919af122MD521843/BUOS-ATAKUC2019-11-14 05:05:40.251oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ATAKUCRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:05:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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