O Conhecimento Matemático do Professor: formação na licenciatura e prática docente na escola básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Plinio Cavalcanti Moreira
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EABA-6ABMUH
Resumo: Neste trabalho examinamos o processo de formação no curso de licenciatura em matemática, analisando as relações entre os conhecimentos matemáticos veiculados nesse processo e as questões que se colocam na prática docente escolar. O curso de licenciatura tomado como referência na pesquisa foi o diurno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o estudo restringiu-se ao tema Números. As fontes e os instrumentos foram: questionários e entrevistas, documentos do curso de licenciatura da UFMG, livros didáticos escolares, textos utilizados como referências básicas nas disciplinas do curso, a literatura de pesquisa em educação matemática. Partindo de uma perspectiva teórica em que se distingue a matemática escolar da matemática científica ou acadêmica, descrevemos o conhecimento sobre os números veiculado no curso e o confrontamos com as questões que a literatura de pesquisa indica como envolvidas na prática do professor de matemática da escola básica. As análises dos dados convergem para a conclusão geral de que o conhecimento matemático é trabalhado no processo de formação a partir da perspectiva e dos valores da matemática acadêmica, ignorando-se importantes questões escolares que não se ajustam a essa perspectiva e a esses valores. A implicação imediata do trabalho para o processo de formação de professores refere-se à necessidade de um redimensionamento da formação matemática de modo a equacionar adequadamente os papéis da matemática escolar e da matemática científica nesse processo.
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