Ensino de frações : novas abordagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pelissaro, Simone
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31629
Resumo: O presente trabalho aborda e analisa uma prática pedagógica, desenvolvida com alunos de sexta série, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, no município de Tapejara – RS, relativa ao conteúdo de frações. Esta abordagem inclui a análise das dificuldades apresentadas pelos alunos e a proposição de novas formas de ensino sobre o assunto. Baseia-se em estudos teóricos sobre o tema, em práticas pedagógicas, e na abordagem dos livros didáticos, visando uma proposta que possa facilitar a compreensão e o uso desse conteúdo. Partindo da metodologia da Engenharia Didática, faz-se uma análise das condições de aprendizagem dos alunos e elaboram-se atividades como: uso de um vídeo sobre o tema, produção de “fichas” para observarem a equivalência de frações, resolução de adições e subtrações de frações, representação de frações como decimais. As atividades realizadas pelos alunos foram de grande importância para a análise da validade da prática e o alcance dos pressupostos. Além disso, as atividades e os materiais utilizados possibilitaram um enlace entre a teoria e a prática pedagógica em si, abrindo, sem dúvida, um leque de alternativas para o ensino de frações.
id UFRGS-2_3d3e8d854dad394a57cd375de3f21ba1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31629
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pelissaro, SimoneCarrasco, Lucia Helena Marques2011-09-03T06:01:48Z2011http://hdl.handle.net/10183/31629000783717O presente trabalho aborda e analisa uma prática pedagógica, desenvolvida com alunos de sexta série, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, no município de Tapejara – RS, relativa ao conteúdo de frações. Esta abordagem inclui a análise das dificuldades apresentadas pelos alunos e a proposição de novas formas de ensino sobre o assunto. Baseia-se em estudos teóricos sobre o tema, em práticas pedagógicas, e na abordagem dos livros didáticos, visando uma proposta que possa facilitar a compreensão e o uso desse conteúdo. Partindo da metodologia da Engenharia Didática, faz-se uma análise das condições de aprendizagem dos alunos e elaboram-se atividades como: uso de um vídeo sobre o tema, produção de “fichas” para observarem a equivalência de frações, resolução de adições e subtrações de frações, representação de frações como decimais. As atividades realizadas pelos alunos foram de grande importância para a análise da validade da prática e o alcance dos pressupostos. Além disso, as atividades e os materiais utilizados possibilitaram um enlace entre a teoria e a prática pedagógica em si, abrindo, sem dúvida, um leque de alternativas para o ensino de frações.application/pdfporFraçõesMatemática : Ensino : AprendizagemNumeros racionaisProfessor : Formação : MatemáticaEnsino de frações : novas abordagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783717.pdf000783717.pdfTexto completoapplication/pdf2125189http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31629/1/000783717.pdf269a30da10f9a23b610baa4aa6fbf906MD51TEXT000783717.pdf.txt000783717.pdf.txtExtracted Texttext/plain45394http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31629/2/000783717.pdf.txt2a82ddbc6c5a34586ee967b72fb826a2MD52THUMBNAIL000783717.pdf.jpg000783717.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31629/3/000783717.pdf.jpg341d586714d77003ab550f492aa67e39MD5310183/316292018-10-22 09:15:17.159oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31629Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:15:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de frações : novas abordagens
title Ensino de frações : novas abordagens
spellingShingle Ensino de frações : novas abordagens
Pelissaro, Simone
Frações
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Numeros racionais
Professor : Formação : Matemática
title_short Ensino de frações : novas abordagens
title_full Ensino de frações : novas abordagens
title_fullStr Ensino de frações : novas abordagens
title_full_unstemmed Ensino de frações : novas abordagens
title_sort Ensino de frações : novas abordagens
author Pelissaro, Simone
author_facet Pelissaro, Simone
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pelissaro, Simone
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carrasco, Lucia Helena Marques
contributor_str_mv Carrasco, Lucia Helena Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Frações
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Numeros racionais
Professor : Formação : Matemática
topic Frações
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Numeros racionais
Professor : Formação : Matemática
description O presente trabalho aborda e analisa uma prática pedagógica, desenvolvida com alunos de sexta série, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, no município de Tapejara – RS, relativa ao conteúdo de frações. Esta abordagem inclui a análise das dificuldades apresentadas pelos alunos e a proposição de novas formas de ensino sobre o assunto. Baseia-se em estudos teóricos sobre o tema, em práticas pedagógicas, e na abordagem dos livros didáticos, visando uma proposta que possa facilitar a compreensão e o uso desse conteúdo. Partindo da metodologia da Engenharia Didática, faz-se uma análise das condições de aprendizagem dos alunos e elaboram-se atividades como: uso de um vídeo sobre o tema, produção de “fichas” para observarem a equivalência de frações, resolução de adições e subtrações de frações, representação de frações como decimais. As atividades realizadas pelos alunos foram de grande importância para a análise da validade da prática e o alcance dos pressupostos. Além disso, as atividades e os materiais utilizados possibilitaram um enlace entre a teoria e a prática pedagógica em si, abrindo, sem dúvida, um leque de alternativas para o ensino de frações.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-03T06:01:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31629
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000783717
url http://hdl.handle.net/10183/31629
identifier_str_mv 000783717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31629/1/000783717.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31629/2/000783717.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31629/3/000783717.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 269a30da10f9a23b610baa4aa6fbf906
2a82ddbc6c5a34586ee967b72fb826a2
341d586714d77003ab550f492aa67e39
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224413134192640