Ensino de frações : novas abordagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31629 |
Resumo: | O presente trabalho aborda e analisa uma prática pedagógica, desenvolvida com alunos de sexta série, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, no município de Tapejara – RS, relativa ao conteúdo de frações. Esta abordagem inclui a análise das dificuldades apresentadas pelos alunos e a proposição de novas formas de ensino sobre o assunto. Baseia-se em estudos teóricos sobre o tema, em práticas pedagógicas, e na abordagem dos livros didáticos, visando uma proposta que possa facilitar a compreensão e o uso desse conteúdo. Partindo da metodologia da Engenharia Didática, faz-se uma análise das condições de aprendizagem dos alunos e elaboram-se atividades como: uso de um vídeo sobre o tema, produção de “fichas” para observarem a equivalência de frações, resolução de adições e subtrações de frações, representação de frações como decimais. As atividades realizadas pelos alunos foram de grande importância para a análise da validade da prática e o alcance dos pressupostos. Além disso, as atividades e os materiais utilizados possibilitaram um enlace entre a teoria e a prática pedagógica em si, abrindo, sem dúvida, um leque de alternativas para o ensino de frações. |
id |
UFRGS-2_3d3e8d854dad394a57cd375de3f21ba1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31629 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pelissaro, SimoneCarrasco, Lucia Helena Marques2011-09-03T06:01:48Z2011http://hdl.handle.net/10183/31629000783717O presente trabalho aborda e analisa uma prática pedagógica, desenvolvida com alunos de sexta série, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, no município de Tapejara – RS, relativa ao conteúdo de frações. Esta abordagem inclui a análise das dificuldades apresentadas pelos alunos e a proposição de novas formas de ensino sobre o assunto. Baseia-se em estudos teóricos sobre o tema, em práticas pedagógicas, e na abordagem dos livros didáticos, visando uma proposta que possa facilitar a compreensão e o uso desse conteúdo. Partindo da metodologia da Engenharia Didática, faz-se uma análise das condições de aprendizagem dos alunos e elaboram-se atividades como: uso de um vídeo sobre o tema, produção de “fichas” para observarem a equivalência de frações, resolução de adições e subtrações de frações, representação de frações como decimais. As atividades realizadas pelos alunos foram de grande importância para a análise da validade da prática e o alcance dos pressupostos. Além disso, as atividades e os materiais utilizados possibilitaram um enlace entre a teoria e a prática pedagógica em si, abrindo, sem dúvida, um leque de alternativas para o ensino de frações.application/pdfporFraçõesMatemática : Ensino : AprendizagemNumeros racionaisProfessor : Formação : MatemáticaEnsino de frações : novas abordagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783717.pdf000783717.pdfTexto completoapplication/pdf2125189http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31629/1/000783717.pdf269a30da10f9a23b610baa4aa6fbf906MD51TEXT000783717.pdf.txt000783717.pdf.txtExtracted Texttext/plain45394http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31629/2/000783717.pdf.txt2a82ddbc6c5a34586ee967b72fb826a2MD52THUMBNAIL000783717.pdf.jpg000783717.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31629/3/000783717.pdf.jpg341d586714d77003ab550f492aa67e39MD5310183/316292018-10-22 09:15:17.159oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31629Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:15:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de frações : novas abordagens |
title |
Ensino de frações : novas abordagens |
spellingShingle |
Ensino de frações : novas abordagens Pelissaro, Simone Frações Matemática : Ensino : Aprendizagem Numeros racionais Professor : Formação : Matemática |
title_short |
Ensino de frações : novas abordagens |
title_full |
Ensino de frações : novas abordagens |
title_fullStr |
Ensino de frações : novas abordagens |
title_full_unstemmed |
Ensino de frações : novas abordagens |
title_sort |
Ensino de frações : novas abordagens |
author |
Pelissaro, Simone |
author_facet |
Pelissaro, Simone |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pelissaro, Simone |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carrasco, Lucia Helena Marques |
contributor_str_mv |
Carrasco, Lucia Helena Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Frações Matemática : Ensino : Aprendizagem Numeros racionais Professor : Formação : Matemática |
topic |
Frações Matemática : Ensino : Aprendizagem Numeros racionais Professor : Formação : Matemática |
description |
O presente trabalho aborda e analisa uma prática pedagógica, desenvolvida com alunos de sexta série, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, no município de Tapejara – RS, relativa ao conteúdo de frações. Esta abordagem inclui a análise das dificuldades apresentadas pelos alunos e a proposição de novas formas de ensino sobre o assunto. Baseia-se em estudos teóricos sobre o tema, em práticas pedagógicas, e na abordagem dos livros didáticos, visando uma proposta que possa facilitar a compreensão e o uso desse conteúdo. Partindo da metodologia da Engenharia Didática, faz-se uma análise das condições de aprendizagem dos alunos e elaboram-se atividades como: uso de um vídeo sobre o tema, produção de “fichas” para observarem a equivalência de frações, resolução de adições e subtrações de frações, representação de frações como decimais. As atividades realizadas pelos alunos foram de grande importância para a análise da validade da prática e o alcance dos pressupostos. Além disso, as atividades e os materiais utilizados possibilitaram um enlace entre a teoria e a prática pedagógica em si, abrindo, sem dúvida, um leque de alternativas para o ensino de frações. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-03T06:01:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31629 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000783717 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31629 |
identifier_str_mv |
000783717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31629/1/000783717.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31629/2/000783717.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31629/3/000783717.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
269a30da10f9a23b610baa4aa6fbf906 2a82ddbc6c5a34586ee967b72fb826a2 341d586714d77003ab550f492aa67e39 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224413134192640 |