O zoológico como um espaço de ciência para a sensibilização de estudantes sobre a temática biodiversidade brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renata Vieira Saraiva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YGXV
Resumo: Espaços não-formais de ensino como museus, aquários, jardins botânicos e zoológicos podem ser vistos como instrumentos de conservação, educação e pesquisa, e podem, assim também, ampliar os conceitos de educação além do espaço escolar. O uso desses espaços pode gerar oportunidades de aplicação dos conteúdos escolares, de experiência cultural e de desenvolvimento de uma cultura científica. Sendo o Brasil um país que contém um dos maiores índices de biodiversidade do mundo, pensou-se nessa temática para o desenvolvimento de um produto educacional em um desses ambientes extraescolares. Pensou-se ser imprescindível a discussão sobre a importância dos museus de ciências e os zoológicos como espaços educativos que possam trazer maior conscientização sobre conservação. Dentro desse contexto referencial, o presente projeto teve como objetivo valorizar o zoológico como espaço museal de ciências por meio de uma atividade lúdica que deverá contribuir para um maior conhecimento acerca da biodiversidade brasileira, especificamente a fauna nacional. Um jogo foi desenvolvido no estilo caça ao tesouro, intitulado Mapa do TeZOOuro para ser utilizado no espaço da Zoobotânica de Belo Horizonte, em uma atividade de campo realizada pelo professor para estudantes do ensino fundamental dos anos finais. Foi também analisado o envolvimento dos estudantes com a atividade e a interação destes com o zoológico. A atividade estimulou os estudantes a explorar as informações presentes no zoológico em placas, faixas e mapas, favorecendo assim a relação dos estudantes com o espaço físico do zoológico e serviu também para uma maior aproximação destes com o tema proposto. Espera-se que esse projeto contribua com a prática do professor e o estimule a fazer uso da ferramenta desenvolvida, além de contribuir com o diálogo entre as instituições não formais de educação e o professor.
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