O zoológico como um espaço de ciência para a sensibilização de estudantes sobre a temática biodiversidade brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YGXV |
Resumo: | Espaços não-formais de ensino como museus, aquários, jardins botânicos e zoológicos podem ser vistos como instrumentos de conservação, educação e pesquisa, e podem, assim também, ampliar os conceitos de educação além do espaço escolar. O uso desses espaços pode gerar oportunidades de aplicação dos conteúdos escolares, de experiência cultural e de desenvolvimento de uma cultura científica. Sendo o Brasil um país que contém um dos maiores índices de biodiversidade do mundo, pensou-se nessa temática para o desenvolvimento de um produto educacional em um desses ambientes extraescolares. Pensou-se ser imprescindível a discussão sobre a importância dos museus de ciências e os zoológicos como espaços educativos que possam trazer maior conscientização sobre conservação. Dentro desse contexto referencial, o presente projeto teve como objetivo valorizar o zoológico como espaço museal de ciências por meio de uma atividade lúdica que deverá contribuir para um maior conhecimento acerca da biodiversidade brasileira, especificamente a fauna nacional. Um jogo foi desenvolvido no estilo caça ao tesouro, intitulado Mapa do TeZOOuro para ser utilizado no espaço da Zoobotânica de Belo Horizonte, em uma atividade de campo realizada pelo professor para estudantes do ensino fundamental dos anos finais. Foi também analisado o envolvimento dos estudantes com a atividade e a interação destes com o zoológico. A atividade estimulou os estudantes a explorar as informações presentes no zoológico em placas, faixas e mapas, favorecendo assim a relação dos estudantes com o espaço físico do zoológico e serviu também para uma maior aproximação destes com o tema proposto. Espera-se que esse projeto contribua com a prática do professor e o estimule a fazer uso da ferramenta desenvolvida, além de contribuir com o diálogo entre as instituições não formais de educação e o professor. |
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Adlane Vilas-Boas FerreiraFábio Augusto Rodrigues e SilvaCristina de Oliveira MaiaRenata Vieira Saraiva2019-08-10T05:43:27Z2019-08-10T05:43:27Z2017-12-21http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YGXVEspaços não-formais de ensino como museus, aquários, jardins botânicos e zoológicos podem ser vistos como instrumentos de conservação, educação e pesquisa, e podem, assim também, ampliar os conceitos de educação além do espaço escolar. O uso desses espaços pode gerar oportunidades de aplicação dos conteúdos escolares, de experiência cultural e de desenvolvimento de uma cultura científica. Sendo o Brasil um país que contém um dos maiores índices de biodiversidade do mundo, pensou-se nessa temática para o desenvolvimento de um produto educacional em um desses ambientes extraescolares. Pensou-se ser imprescindível a discussão sobre a importância dos museus de ciências e os zoológicos como espaços educativos que possam trazer maior conscientização sobre conservação. Dentro desse contexto referencial, o presente projeto teve como objetivo valorizar o zoológico como espaço museal de ciências por meio de uma atividade lúdica que deverá contribuir para um maior conhecimento acerca da biodiversidade brasileira, especificamente a fauna nacional. Um jogo foi desenvolvido no estilo caça ao tesouro, intitulado Mapa do TeZOOuro para ser utilizado no espaço da Zoobotânica de Belo Horizonte, em uma atividade de campo realizada pelo professor para estudantes do ensino fundamental dos anos finais. Foi também analisado o envolvimento dos estudantes com a atividade e a interação destes com o zoológico. A atividade estimulou os estudantes a explorar as informações presentes no zoológico em placas, faixas e mapas, favorecendo assim a relação dos estudantes com o espaço físico do zoológico e serviu também para uma maior aproximação destes com o tema proposto. Espera-se que esse projeto contribua com a prática do professor e o estimule a fazer uso da ferramenta desenvolvida, além de contribuir com o diálogo entre as instituições não formais de educação e o professor.Non-formal teaching spaces such as museums, aquariums, botanical gardens and zoos can be seen as instruments of conservation, education and research, and can also expand education concepts beyond the school space. The use of these spaces can generate opportunities for the application of school content, cultural experiences and the development of a scientific culture. Since Brazil has one of the world's largest biodiversity indices, this theme was thought for the development of an educational product in one of these out-of-school environments. It was necessary to discuss the importance of science museums and zoos as educational spaces that could bring greater awareness about conservation. Within this referential context, the present project had as objective to value the zoo as a science center through a ludic activity that should contribute to a better knowledge about the Brazilian biodiversity, specifically the national fauna. A game was developed as a treasure hunt style (named Mapa do TeZOOuro) to be used at the Zoobotânica of Belo Horizonte, in a field activity taught by the professor for elementary school students. The students' involvement with the activity was also analyzed as well as their interaction with the zoo. The activity stimulated the students to explore the information present in the zoo through plates, tracks and maps, thus favoring the relationship of the students with the physical space of the zoo and also served for a closer approximation of them with the proposed theme. We hope that this project will contribute to the teacher's practice and stimulate the use of the tool developed, as well as to favor the dialogue between non-formal education institutions and the teacher.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBiologia Estudo e ensinoEducaçãoBiodiversidadeEnsino Meios auxiliaresCiência Estudo e ensinoZoobotânicaBiodiversidadeJogo DidáticoEnsino de CiênciasLúdicoO zoológico como um espaço de ciência para a sensibilização de estudantes sobre a temática biodiversidade brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_renata_v_saraiva.pdfapplication/pdf5074118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2YGXV/1/disserta__o_renata_v_saraiva.pdf7f0ef5c6de453121f52340e5fe9681e4MD51TEXTdisserta__o_renata_v_saraiva.pdf.txtdisserta__o_renata_v_saraiva.pdf.txtExtracted texttext/plain142910https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2YGXV/2/disserta__o_renata_v_saraiva.pdf.txt9670ec42eec2df0b11a72e96e1e15d02MD521843/BUOS-B2YGXV2022-09-26 11:39:55.979oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B2YGXVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-09-26T14:39:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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