Improvisação no choro segundo chorões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: David Rangel Diel de Carvalho Martins
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-94XN4B
Resumo: Este trabalho teve por objetivo investigar a improvisação musical e seus processos tradicionais de ensino e aprendizagem através dos pontos de vista de diversos chorões e estudiosos do choro, em contraponto à grande difusão de metodologias oriundas [ou inspiradas] pela cultura do jazz. Baseado fundamentalmente no falar sobre música, este trabalho apresenta uma abordagem mais conceitual e filosófica, mas nem por isso menos prática afinal, o discurso instituído é capaz de moldar não apenas nosso pensar como também nosso agir, a curto e longo prazos. Sendo, pois, o discurso de chorões e estudiosos do choro a matéria prima deste trabalho, foram colhidas doze entrevistas semi-estruturadas, das quais pudemos destacar e reunir uma série de valores e significados musicais e extramusicais [sociais, culturais, políticos e etc.] indispensáveis à compreensão do fenômeno da improvisação musical praticada por chorões tradicionais. Nos processos de influenciação e/ou hibridismo entre as culturas do jazz e do choro, muitos destes valores e significados entram em choque causando certa confusão em relação à origem e aos propósitos da improvisação nestas culturas. Ao investigar o êmico do choro, buscamos enfim contribuir mais especificamente com o desenvolvimento de uma consciência etnopedagógica, em muito necessária à incorporação da música popular nos cursos superiores de música.
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