Improvisação no choro segundo chorões
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-94XN4B |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo investigar a improvisação musical e seus processos tradicionais de ensino e aprendizagem através dos pontos de vista de diversos chorões e estudiosos do choro, em contraponto à grande difusão de metodologias oriundas [ou inspiradas] pela cultura do jazz. Baseado fundamentalmente no falar sobre música, este trabalho apresenta uma abordagem mais conceitual e filosófica, mas nem por isso menos prática afinal, o discurso instituído é capaz de moldar não apenas nosso pensar como também nosso agir, a curto e longo prazos. Sendo, pois, o discurso de chorões e estudiosos do choro a matéria prima deste trabalho, foram colhidas doze entrevistas semi-estruturadas, das quais pudemos destacar e reunir uma série de valores e significados musicais e extramusicais [sociais, culturais, políticos e etc.] indispensáveis à compreensão do fenômeno da improvisação musical praticada por chorões tradicionais. Nos processos de influenciação e/ou hibridismo entre as culturas do jazz e do choro, muitos destes valores e significados entram em choque causando certa confusão em relação à origem e aos propósitos da improvisação nestas culturas. Ao investigar o êmico do choro, buscamos enfim contribuir mais especificamente com o desenvolvimento de uma consciência etnopedagógica, em muito necessária à incorporação da música popular nos cursos superiores de música. |
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Heloisa Faria Braga FeichasFábio Adour da CâmaraMauro RodriguesDavid Rangel Diel de Carvalho Martins2019-08-14T02:50:09Z2019-08-14T02:50:09Z2012-11-16http://hdl.handle.net/1843/AAGS-94XN4BEste trabalho teve por objetivo investigar a improvisação musical e seus processos tradicionais de ensino e aprendizagem através dos pontos de vista de diversos chorões e estudiosos do choro, em contraponto à grande difusão de metodologias oriundas [ou inspiradas] pela cultura do jazz. Baseado fundamentalmente no falar sobre música, este trabalho apresenta uma abordagem mais conceitual e filosófica, mas nem por isso menos prática afinal, o discurso instituído é capaz de moldar não apenas nosso pensar como também nosso agir, a curto e longo prazos. Sendo, pois, o discurso de chorões e estudiosos do choro a matéria prima deste trabalho, foram colhidas doze entrevistas semi-estruturadas, das quais pudemos destacar e reunir uma série de valores e significados musicais e extramusicais [sociais, culturais, políticos e etc.] indispensáveis à compreensão do fenômeno da improvisação musical praticada por chorões tradicionais. Nos processos de influenciação e/ou hibridismo entre as culturas do jazz e do choro, muitos destes valores e significados entram em choque causando certa confusão em relação à origem e aos propósitos da improvisação nestas culturas. Ao investigar o êmico do choro, buscamos enfim contribuir mais especificamente com o desenvolvimento de uma consciência etnopedagógica, em muito necessária à incorporação da música popular nos cursos superiores de música.This study aimed to investigate the choro's musical improvisation and the way the chorões learn and teach it, through the viewpoints of some choro musicians and scholars, in view of the wide dissemination of methodologies from [or inspired by] jazz culture. Based primarily on talk-about-music, this work presents a more conceptual and philosophical [but no less practical] approach - after all, the speech is able to shape not only our thinking but also our actions, in short and long term. Since the speech of chorões and o choro musicians and scholars is the raw material for this study, we collected twelve semi-structured interviews, of which we highlight and bring together a number of meanings and values essential to understanding the phenomenon of musical improvisation practiced by the traditional chorões. In the processes of influencing of and/or hybridization between jazz and choro cultures, many of these values and meanings clash causing some confusion as to the origin and purposes of improvisation in each of these cultures. In investigating the emic view of chorões, we wish to develop more of an ethnopedagogic awareness, so needed in the incorporation of popular music in ours music schools.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusicaEnsino e aprendizagemJazzChoroValores e significadosMúsica popularImprovisaçãoImprovisação no choro segundo chorõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALimprovisa__o_no_choro_segundo_chor_es.pdfapplication/pdf2750892https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-94XN4B/1/improvisa__o_no_choro_segundo_chor_es.pdf568a2ba8316088f4321aadafe0d9bbc6MD51TEXTimprovisa__o_no_choro_segundo_chor_es.pdf.txtimprovisa__o_no_choro_segundo_chor_es.pdf.txtExtracted texttext/plain295182https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-94XN4B/2/improvisa__o_no_choro_segundo_chor_es.pdf.txt06c6804d0ab1b78b1faebd4b59ac4966MD521843/AAGS-94XN4B2019-11-14 13:43:48.087oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-94XN4BRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:43:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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