Horizontalidade e verticalidade: dois modelos de improvisação no choro brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-25102010-170951/ |
Resumo: | O objetivo deste trabalho, de cunho essencialmente musicológico, é analisar comparativamente dois estilos de improvisação no choro brasileiro. Para este estudo foram escolhidos dois importantes nomes da música popular brasileira: Pixinguinha e K-Ximbinho. Com base nos conceitos propostos por George Russell sobre abordagem horizontal e vertical, caracterizamos os respectivos estilos e investigamos os diferentes caminhos percorridos por eles a fim de determinar as abordagens que cada um deles privilegia. Esta pesquisa apresenta ainda um sentido pedagógico, pois pretende estimular professores e estudantes de improvisação a pensar de maneira criativa as estruturas musicais, ao identificar dois modelos que podem ser utilizados como ferramentas de estudo para o desenvolvimento deste procedimento. |
id |
USP_44b7cbc0f00ea028935fb3cb9d4e6126 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-25102010-170951 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Horizontalidade e verticalidade: dois modelos de improvisação no choro brasileiroHorizontalidade e verticalidade: dois modelos de improvisação no choro brasileiroChoroChoroImprovisaçãoImprovisaçãoK-XimbinhoK-XimbinhoMúsica Popular BrasileiraMúsica Popular BrasileiraPixinguinhaPixinguinhaO objetivo deste trabalho, de cunho essencialmente musicológico, é analisar comparativamente dois estilos de improvisação no choro brasileiro. Para este estudo foram escolhidos dois importantes nomes da música popular brasileira: Pixinguinha e K-Ximbinho. Com base nos conceitos propostos por George Russell sobre abordagem horizontal e vertical, caracterizamos os respectivos estilos e investigamos os diferentes caminhos percorridos por eles a fim de determinar as abordagens que cada um deles privilegia. Esta pesquisa apresenta ainda um sentido pedagógico, pois pretende estimular professores e estudantes de improvisação a pensar de maneira criativa as estruturas musicais, ao identificar dois modelos que podem ser utilizados como ferramentas de estudo para o desenvolvimento deste procedimento.The nature of this paper is essentially musical and its sole purpose is to deal with a comparative study of two different styles of improvisation which can be found in one of the rhythms typical of Brazilian popular music: The \"choro\". Two main Brazilian musicians have been chosen to illustrate the techniques used. The first one is known as Pixinguinha and the other is K - Ximbinho. By analyzing both artists\' work one hopes to be able to establish the differences between the two models. On the other hand, this paper intends to inspire teachers and students to think in a creative manner identifying the two models horizontal and vertical structures.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCosta, Rogério Luiz MoraesValente, Paula Veneziano2009-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-25102010-170951/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:12Zoai:teses.usp.br:tde-25102010-170951Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Horizontalidade e verticalidade: dois modelos de improvisação no choro brasileiro Horizontalidade e verticalidade: dois modelos de improvisação no choro brasileiro |
title |
Horizontalidade e verticalidade: dois modelos de improvisação no choro brasileiro |
spellingShingle |
Horizontalidade e verticalidade: dois modelos de improvisação no choro brasileiro Valente, Paula Veneziano Choro Choro Improvisação Improvisação K-Ximbinho K-Ximbinho Música Popular Brasileira Música Popular Brasileira Pixinguinha Pixinguinha |
title_short |
Horizontalidade e verticalidade: dois modelos de improvisação no choro brasileiro |
title_full |
Horizontalidade e verticalidade: dois modelos de improvisação no choro brasileiro |
title_fullStr |
Horizontalidade e verticalidade: dois modelos de improvisação no choro brasileiro |
title_full_unstemmed |
Horizontalidade e verticalidade: dois modelos de improvisação no choro brasileiro |
title_sort |
Horizontalidade e verticalidade: dois modelos de improvisação no choro brasileiro |
author |
Valente, Paula Veneziano |
author_facet |
Valente, Paula Veneziano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Rogério Luiz Moraes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Paula Veneziano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Choro Choro Improvisação Improvisação K-Ximbinho K-Ximbinho Música Popular Brasileira Música Popular Brasileira Pixinguinha Pixinguinha |
topic |
Choro Choro Improvisação Improvisação K-Ximbinho K-Ximbinho Música Popular Brasileira Música Popular Brasileira Pixinguinha Pixinguinha |
description |
O objetivo deste trabalho, de cunho essencialmente musicológico, é analisar comparativamente dois estilos de improvisação no choro brasileiro. Para este estudo foram escolhidos dois importantes nomes da música popular brasileira: Pixinguinha e K-Ximbinho. Com base nos conceitos propostos por George Russell sobre abordagem horizontal e vertical, caracterizamos os respectivos estilos e investigamos os diferentes caminhos percorridos por eles a fim de determinar as abordagens que cada um deles privilegia. Esta pesquisa apresenta ainda um sentido pedagógico, pois pretende estimular professores e estudantes de improvisação a pensar de maneira criativa as estruturas musicais, ao identificar dois modelos que podem ser utilizados como ferramentas de estudo para o desenvolvimento deste procedimento. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-25102010-170951/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-25102010-170951/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257342894145536 |